SóProvas


ID
2355760
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avaliando os transtornos psicológicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação clínica é avaliação e medida sistemáticas de fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo com um possível transtorno psicológico; o diagnóstico é o processo de determinar se esses fatores satisfazem todos os critérios de um transtorno psicológico específico.
( ) A confiabilidade, a validade e a padronização são componentes importantes para determinar o valor de uma avaliação psicológica.
( ) Para avaliar diversos aspectos dos transtornos psicológicos, em um primeiro momento os clínicos podem entrevistar e fazer um exame informal do estado mental do paciente. Observações mais sistemáticas do comportamento são chamadas de avaliação comportamental.
( ) Uma variedade de testes psicológicos pode ser usada durante a avaliação, só excluindo os testes projetivos (nos quais o paciente responde a estímulos ambíguos projetando pensamentos inconscientes), mas são comumente usados os inventários de personalidade, nos quais o paciente responde a um questionário de autorrelato elaborado para avaliar seus traços de personalidade e teste de inteligência, que oferece uma pontuação conhecida como Quociente de Inteligência (Q.I.).
( ) Os aspectos biológicos dos transtornos psicológicos não podem ser avaliados por meio de testes neuropsicológicos construídos para identificar possíveis áreas de disfunção cerebral. A neuroimagem pode ser utilizada para identificar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Por fim, a avaliação psicofisiológica se refere às mudanças mensuráveis no sistema nervoso que refletem eventos emocionais ou psicológicos que poderiam ser relevantes para um transtorno psicológico.
A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • d) V, V, V, F, F. 

  • O segundo item deveria ser F, porque estes requisitos (padronização, confiabilidade e validade) referem-se a um INSTRUMENTO de avaliação psicologica e não simplesmente a uma avaliação psicologica que pode ser feita sem um teste e de acordo com a linha de observação do profissional.

    A questão não foi bem formulada.

  • GABARITO: D

    RESOLUÇÃO: A primeira está certa pelo fato de definir com clareza os conceitos de Avaliação Psicológica e Diagnóstico. A segunda está certíssima, apenas a banca tentando fazer um trocadilho entre as palavras fidedignidade e confiabilidade, que são sinônimos. A terceira está certa, dificilmente não se começa uma avaliação por uma entrevista. A quarta está errada, claramente os testes projetivos podem ser usados em testes psicológicos. A quinta e última erra ao dizer que os aspectos biológicos dos transtornos mentais não podem ser avaliados.

     

    PSICOLOGIA PRA PASSAR - OSLEM KLESIANO

  • Na minha "humilde" opinião, a segunda alternativa está errada. Acredito que a confiabilidade, a validade e a padronização são componentes importantes para determinar o valor de um INSTRUMENTO de avaliação psicológica. 

  • Na minha humilde opinião também, Sâmia. Acho que a questão quis fazer pegadinha e ficou meio "torta". =/
  • Todas as afirmativas estão contidas no livro: "Psicopatologia: Uma Abordagem Integrada", de Barlow e Durand. Aliás, essa prova quase inteira foi tirada desse livro.

    (V) A avaliação clínica é avaliação e medida sistemáticas de fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo com um possível transtorno psicológico; o diagnóstico é o processo de determinar se esses fatores satisfazem todos os critérios de um transtorno psicológico específico. p. 72

    (V) A confiabilidade, a validade e a padronização são componentes importantes para determinar o valor de uma avaliação psicológica (a expressão utilizada no livro é "valor da avaliação" mesmo). p. 74

    (V) Para avaliar diversos aspectos dos transtornos psicológicos, em um primeiro momento os clínicos podem entrevistar e fazer um exame informal do estado mental do paciente. Observações mais sistemáticas do comportamento são chamadas de avaliação comportamental. pp. 75 e 77

    (F) Uma variedade de testes psicológicos pode ser usada durante a avaliação, só excluindo os testes projetivos (nos quais o paciente responde a estímulos ambíguos projetando pensamentos inconscientes), mas são comumente usados os inventários de personalidade, nos quais o paciente responde a um questionário de autorrelato elaborado para avaliar seus traços de personalidade e teste de inteligência, que oferece uma pontuação conhecida como Quociente de Inteligência (Q.I.). pp. 79 a 84

    (F) Os aspectos biológicos dos transtornos psicológicos não podem ser avaliados por meio de testes neuropsicológicos construídos para identificar possíveis áreas de disfunção cerebral. A neuroimagem pode ser utilizada para identificar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Por fim, a avaliação psicofisiológica se refere às mudanças mensuráveis no sistema nervoso que refletem eventos emocionais ou psicológicos que poderiam ser relevantes para um transtorno psicológico. p 84

  • Eu penso que mesmo não utilizando testes a avaliação deve sim ter validade, fidedignidade e padronização.

    Validade: capacidade de aferir o que se pretende.

    Fidedignidade/Confiabilidade: a precisão; consistência dos dados em caso de reavalição.

    Padronização: as precauções tomadas na aplicação; a uniformidade dos procedimentos.

    A avaliação deve resguardar esses componentes para garantir um diagnóstico mais preciso.