SóProvas


ID
2355808
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em vez de se concentrar em forças inconscientes e em oportunidades de crescimento frustradas, alguns pesquisadores tentam definir a personalidade em termos de padrões de comportamento estáveis e duradouros, tais como a lealdade e o otimismo de Sam Gamgee. Essa experiência levou Allport a fazer o que Freud não fez: descrever a personalidade em termos de traços fundamentais – os comportamentos e os motivos conscientes característicos das pessoas. Allport definiu a personalidade em termos de padrões de comportamento identificáveis. Ele estava menos preocupado em explicar os traços individuais do que descrevê-los. Se traços estáveis e duradouros guiam nossas ações, seria então possível criar testes válidos e confiáveis desses traços. A respeito dos inventários elaborados com base na existência de traços de personalidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Inventário de personalidade é um questionário (em geral com opções do tipo verdadeiro/falso ou concordo/discordo) em que as pessoas respondem a perguntas criadas para avaliar uma ampla gama de sentimentos e comportamentos utilizado para avaliar traços de personalidade selecionados.
II. Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota (MMPI) é o teste de personalidade mais amplamente pesquisado e utilizado na prática clínica. Originalmente desenvolvido para identificar transtornos emocionais (ainda considerado seu uso mais apropriado), este teste agora é utilizado para outras finalidades de seleção.
III. Teste obtido empiricamente é um teste (como o MMPI) desenvolvido testando-se diversos itens e depois selecionando aqueles que melhor caracterizam os grupos.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Discordo que alaternativa III esteja correta, pois a obtenção empírica de um teste é diferente de um teste que tem fundamento empírico(baseado em observações) .Se ele fosse obtido empiricamente seria um teste empírico, ou seja  sua apliação basear-se-ia na observação e monitoramento e  interação, seria feito num ambiente, altamente, controlado(laboratório) onde a execução de uma atividade seria avaliada.Portanto, o teste não é obtido empiricamente, mas tem fundamento empírico.Para mim, a alternativa "B" seria correta.

  • O MMPI não é um teste aprovado pelo CFP e não pode, por isso, ser usado em nenhum contexto.

  • Questão do tipo "cara-crachá". Informações retiradas do livro "Psicopatologia: Uma Abordagem Integrada", de Barlow e Durand, páginas 81 e 82.

  • Hugo Silva, a Consulplan adora fazer isso. Copia e cola suas questões de livros. Obrigada por indicar a referência!

  • Psi Concurseira, enquanto ela está fazendo isso tá ok, o pior é quando ela decide alterar algumas palavras e muda o sentido completamente rsrsrs.

  • Teste obtido empiricamente é um teste (como o MMPI) desenvolvido testando-se diversos itens e depois selecionando aqueles que melhor caracterizam os grupos.

    Cléber, como a questão diz, o teste é feito selecionando-se, ainda que empiricamente, os itens que melhor caracterizam os grupos baseando-se na concordância entre o teste e o que esses grupos relatam ser a melhor explicação do comportamento deles ou na observação direta do mesmos e de suas ações no mundo. Acredito que a questão está correta.  

  • Errado, Ana Clara. O fato de um teste não está favorável para uso profissional, não o impede de ser usado. em contextos de ensino e pesquisa.