SóProvas


ID
2357206
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“As tecnologias de informação trouxeram grandes mudanças às dinâmicas institucionais. Dentre elas destaca-se a utilização do correio eletrônico (do inglês electronic mail ou e-mail).”

(Diretrizes para a Gestão Arquivística de Correio Eletrônico Corporativo, 2012, p. 04. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicações_ textos/Correio_eletronico_completo_2.pdf.)

Referente ao correio eletrônico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, o documento é nato digital, não há o que se falar em impressão. Ele vai ser gerenciado digitalmente.

  • Gabarito: A (Documento Nato Digital é gerenciado por um sistema eletrônico, como a colega Serenna Alves sitou);

    DEFINIÇÕES IMPORTANTES SOBRE CORREIO ELETRÔNICO

    (CESPE/MP-ENAP/2015) A gestão do correio eletrônico faz parte da fase de reformatação do programa de gestão de documentos (Errado, pois o processo de reformatação desrespeita o processo de migração, exp.: documentos digitais transformados em microfilmes).

    (CESPE/MP-ENAP/2015) De acordo com o CONARQ, o correio eletrônico pode ser um documento arquivístico digital (Errado, pois correio eletrônico é o software, o documento seria o e-mail, que é aceito como tipologia documental para CONARQ).

    (CESPE/MP-ENAP/2015) A expedição de correspondência particular, que deve estar explicita nas normas internas de protocolo, fica a critério de cada órgão ou entidade (falso, esta será encaminhada diretamente para o destinatário, caso este não seja do órgão a correspondência será devolvida com carimbo que explica os motivos da devolução);

    (CESPE/FUB/2015) Documento digital do tipo mensagem eletrônica (e-mail) é um documento especial, não se comparando a outro documento digital, devendo, portanto, sua análise para a gestão arquivística considerar os sistemas de correios eletrônicos utilizados na instituição produtora/receptora do e-mail (Errado, deve ser considerado um documento digital comum).

    (CESPE/FUB/2015) Uma mensagem eletrônica (e-mail) pode ser aceita como prova jurídica em função da sua autenticidade. A autenticidade de um documento digital (eletrônico) está diretamente ligada ao nível dos procedimentos de segurança utilizados na concepção, na tramitação e no armazenamento do documento (Certo).

     

     

  • Vamos analisar item a item para descobrir o incorreto:

    A) Incorreto. Os documentos de arquivo devem ser arquivados em suas versões originais sempre que possível. No caso do e-mail, o ideal seria guardar o servidor onde o mesmo se encontra, mas caso não seja possível, o recomendado é encontrar outro suporte digital para o mesmo (disco removível, CD, etc).

    B) Correto. O correio eletrônico é utilizado na produção (escrita), tramitação (envios) e recebimento de documentos. O e-mail também é um documento digital nato, ou seja, sua produção e utilização ocorrem por meios exclusivamente digitais.

    C) Correto. A política de gestão de documentos arquivístico deve englobar todos os documentos arquivísticos produzidos ou recebidos pela instituição, o que inclui documentos dos mais variados tipos, gêneros, dimensões, características, etc. Sendo o e-mail reconhecido como documento arquivístico, sua gestão deve estar inclusa na política de gestão de documentos.

    D) Correto. Todos os documentos arquivísticos devem ser mantidos guardados por prazos predeterminados, bem como ter a destinação estabelecida pela tabela de temporalidade. No caso do e-mail, sua guarda ocorre com a manutenção do mesmo no servidor cliente, devendo ser eliminado ou recolhido após esse prazo.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • b) Correio eletrônico: Sistema usado para criar, transmitir e receber mensagem eletrônica e outros documentos digitais por meio de rede de computadores. (I) Email. (CONARQ, 2011, p. 127)

    c) 3. ...a mensagem de correio eletrônico reconhecida como documento arquivístico, assim como os demais documentos de arquivo, tem que estar inserida na política arquivística e, consequentemente, no programa institucional de gestão arquivística de documentos. file:///C:/Users/l/Downloads/hoje/ARQUIVOLOGIA%20CONARQ%20Correio_eletronico_completo_2.pdf

    d) Os prazos de guarda e as ações de destinação deverão estar formalizados na tabela de temporalidade e destinação do órgão ou entidade. Os prazos de guarda referem-se ao tempo necessário para o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender, exclusivamente, às necessidades da administração que os gerou, baseado em estimativas de uso. Nesse sentido, nenhum documento deve ser conservado por tempo maior que o necessário.( p. 30 e-Arq) http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf

  • Mas se um documento que não é nato digital, for encaminhado via e-mail?