-
De acordo com CARVALHO et. al. (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objectivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objectivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objectivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permite resposta ao "por onde se pretende ir".
A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Traduz-se numa filosofia básica de atuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projectar a cultura da empresa. A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir?”[5]. Normalmente a resposta a esta questão é formulada em função das análises internas e externas efectuadas e condicionada por essas análises. Saber responder a esta questão é fundamental para uma clara definição da missão e dos objetivos da organização. Os valores são o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização[3]. Normalmente, os valores surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam as pessoas como devem reger os seus comportamentos na organização. Actualmente, numa sociedade baseada em organizações centradas em processos e num universo socialmente mais fragmentado, os valores, que procuram transmitir um sentido comum a todos os membros nas organizações, assumem uma particular importância (VERGARA, et al., 2004). Para (Observatório do Endividamento dos Consumidores, 2002), “efectivamente, os objetivos traduzem os resultados essenciais a atingir pela organização no cumprimento da sua Missão e de forma que permitem atingir a Visão que tem, escreveu e comunica.”
Na análise da situação se consideram os dados históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto. Faz-se uma análise de como o composto mercadológico tem sido usado, e têm-se uma visão de como a concorrência tem atuado. Neste momento é imprescindível o bom uso da pesquisa de mercado. A matriz BCG, a análise SWOT, e outras ferramentas de marketing são também usadas aqui para revelar o panorama macro e micro ambiental.
-
Gabarito: Alternativa D
No planejamento estratégico ocorrem algumas definições básicas, como a sua missão (razão de existência), a sua visão (como quer ser vista), os seus valores (princípios éticos) e o seu próprio negócio (definição de sua atividade). Nesse momento acontece o processo de administração estratégica. Sobral e Peci (2008) explicam que existem 6 etapas: diagnóstico da situação atual (onde estamos e o que temos), análise ambiental (externa) e análise interna - ambas forma a análise SWOT -, formualação estratégica (Custos? Foco? Diferenciação?), implementação estratégica e controle estratégico.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016, pg. 56.
-
GAB:D
Essa foi fácil
a) Visão; missão; objetivos; análise do microambiente exclusivamente; e, cadeia de valor
Nada de microambiente exclusivamente
b) Visão; missão; análise do macroambiente exclusivamente; objetivos; e, processos mapeados e descritos.
a análise do macroambiente exclusivamente que é o erro, a analise SWOT é tanto interno quanto externo
c) Missão; objetivos; metas; análise SWOT; e, cadeia de suprimentos, que diz respeito à análise de ameaças e oportunidades.
análise SWOT que é a análise de ameaças, oportunidades, fraquesas e fortalezas, e não a cadeia de suprimento
d) Visão; missão; objetivos estratégicos; análise SWOT (ameaças, oportunidades, forças e fraquezas); e, metas a serem cumpridas, com seus respectivos prazos e responsáveis.
perfeita
e) Missão; objetivos; análise SWOT (que diz respeito à ameaças e oportunidades apenas); cadeia de valor e de suprimentos; e, metas.
Não é apenas ameaças e oportunidade que a análise SWOT faz, ela faz duas análises, a interna (da empresa - ,microambiente): forças e fraquesas e a externa: Ameaças e Oportunidades
-
A análise SWOT fez a gente matar a questão hahaha
Strengths - Forças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats - Ameaças
-
Lincoln vais!
-
Me desculpem, mas peço para me corrigir caso eu esteja errado. mas esta ultima parte com seus responsáveis da letra D mataria a questão? Pois isso não é função da organização?
-
Concordo contigo Kledson Menezes - o PE é amplo.... quando fala em "responsáveis" está em um nível de detalhamento...
-
letra d) Visão; missão; objetivos estratégicos; análise SWOT (ameaças, oportunidades, forças e fraquezas); e, metas a serem cumpridas, com seus respectivos prazos e responsáveis.
Estratégico
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dosobjetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa,como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco oumais anos pela frente.
Tático
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da altadiretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o níveloperacional. São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças,marketing e de recursos humanos da organização.
Operacional
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aosfuncionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.(BATEMAN, 1998)
As diferenças mais importantes entre o planejamento estratégico e tático são:
a) Nível de decisões: o planejamento tático é sempre decidido e desenvolvido nos escalões médios daempresa, isto é, no nível intermediário.
b) Dimensão temporal: o planejamento físico apresenta sempre um alcance menor, no tempo, isto é,dimensionado a médio prazo.
c) Amplitude de efeitos: as decisões envolvidas abrangem partes da empresa, isto é, amplitudedepartamental.
Planejamento Operacional
1 - Procedimentos
2 - Orçamentos
3 - Programas
4 - Regras e regulamentos
Planejamento Estratégico
Análise da situação atual
Análise do ambiente externo
Análise interna
pontos fortes e fracos
Definição de objetivos e estratégias
Implementação da estratégia
Monitoramento e controle
Fonte:https://pt.scribd.com/document/110242576/Nocoes-de-Planejamento-Estrategico-Tatico-e-Operacional
-
Gabarito: Letra D
Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
Missão: A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia a dia.
Visão: A visão define o que a organização pretende daqui a alguns anos. Ela representa as ambições da organização e descreve o quadro futuro que se quer atingir dentro de um período mais longo de tempo. Sendo assim, a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela organização.
Valores: São ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que as pessoas da organização acreditam.
Cenários: Refere-se à etapa de diagnóstico estratégico, considerando variáveis do ambiente interno e externo à organização, referenciais obrigatórios para a definição de estratégias e objetivos. A ferramenta mais utilizada para a definição de cenários é a matriz de análise SWOT. O termo vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). A análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
Objetivos Estratégicos: Os objetivos estratégicos são áreas de atividades nas quais o alcance de resultados favoráveis é absolutamente necessário para o êxito no cumprimento da missão e no alcance da visão de futuro da organização. Os objetivos devem ser definidos por pessoas do nível estratégico da organização e determinam onde ela deve concentrar seus esforços.
Metas e indicadores: Indicadores são formas de representação quantificáveis de características de produtos e processos, utilizadas para acompanhar e melhorar os resultados e o desempenho da organização ao longo do tempo. A partir dos indicadores são traçadas as metas, que representam os resultados a serem alcançados para atingir os objetivos propostos. Elas podem ser definidas, ainda, como o padrão ideal de desempenho a ser alcançado ou mantidos.
Estratégia: O conceito básico de estratégia está relacionado à interação da organização com o seu ambiente, ressaltando a maximização dos resultados que ela quer oferecer. Estratégia é o caminho mais adequado a ser seguido para alcançar os objetivos e desafios estabelecidos pela organização. Segundo Henry Mintzberg, estratégia pode ser entendida com um plano para olhar adiante e um padrão para olhar para o desempenho passado.
http://sistemas.fesfsus.ba.gov.br/guiatrabalhador/TrabSEDE/arq/Planejamento%20Estrat%C3%A9gico.pdf
-
GABARITO d)Visão; missão; objetivos estratégicos; análise SWOT (ameaças, oportunidades, forças e fraquezas); e, metas a serem cumpridas, com seus respectivos prazos e responsáveis.
FCC - troca o nome ameaças por desafios.
Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)
Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis)
Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)
Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)
Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)
Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem =desenvolvimento )
Strengths(Forças), Weaknesses(Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Threats(Ameaças)
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
Alternativa A. Errado. O planejamento estratégico possui uma forte integração com o macroambiente.
Alternativa B. Errado. O planejamento estratégico considera aspectos do macroambiente e do microambiente.
Alternativa C. Errado. As ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos são identificados na análise SWOT e não na cadeia de suprimentos.
Alternativa D. Certo. Descreve corretamente elementos do planejamento estratégico: visão, missão, análise SWOT e metas.
Alternativa E. Errado. A análise SWOT considera as ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos.
Gabarito: D
-
GABARITO: ITEM D
Comentário:
Vamos ver item por item.
a) Visão; missão; objetivos; análise do microambiente exclusivamente; e, cadeia de valor. Falso. A palavra
“exclusivamente’’ deixa o item incorreto, pois é necessário analisar também o macroambiente, cadeia de valor também não faz parte do planejamento estratégico.
b) Visão; missão; análise do macroambiente exclusivamente; objetivos; e, processos mapeados e descritos.
Falso. A palavra “exclusivamente’’ novamente deixa o item incorreto, pois é necessário analisar também o microambiente, processos mapeados é algo detalhado, está relacionado com o nível operacional.
c) Missão; objetivos; metas; análise SWOT; e, cadeia de suprimentos, que diz respeito à análise de ameaças e
oportunidades.
Falso. A expressão “cadeia de suprimento” deixa o item incorreto, não faz parte do planejamento estratégico.
d) Visão; missão; objetivos estratégicos; análise SWOT (ameaças, oportunidades, forças e fraquezas); e, metas
a serem cumpridas, com seus respectivos prazos e responsáveis.
Verdadeiro. Os elementos citados integram o planejamento estratégico, inclusive correspondem às suas etapas que são:
1. Definição de Missão, Visão e Valores
2. Estabelecimento de objetivos e metas
3. Analise da situação atual (diagnóstico – Análise SWOT)
4. Definição e escolha de estratégias
5. Implementação e avaliação de resultados.
e) Missão; objetivos; análise SWOT (que diz respeito à ameaças e oportunidades apenas); cadeia de valor e de
suprimentos; e, metas.
Falso. A palavra “apenas’’ deixa o item incorreto, pois é preciso analisar também os pontos fortes e fracos quando é feita a análise SWOT, cadeia de valor e de suprimentos também não fazem parte do Planejamento estratégico.
Profª Giovanna Carranza
-
Os elementos citados integram o planejamento estratégico, inclusive correspondem às suas etapas que são:
1. Definição de Missão, Visão e Valores
2. Estabelecimento de objetivos e metas
3. Analise da situação atual (diagnóstico – Análise SWOT)
4. Definição e escolha de estratégias
5. Implementação e avaliação de resultados.
profa. GIOVANNA CARRANZA
-
Elementos que integram o planejamento estratégico
"O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa ,como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral" (BATEMAN, 1998, p. 30). São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente.
DÚVIDA
Em um planejamento de LONGO PRAZO, será determinado os "respectivos prazos e responsáveis"? Esta determinação de responsáveis é muito especifica. a determinação de responsáveis normalmente encontra-se em "Planos de ações", "5w2h".