SóProvas


ID
2359600
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A BELEZA E A ARTE NÃO CONSTITUEM NENHUMA GARANTIA MORAL
Contardo Calligaris
Gostei muito de “Francofonia”, de Aleksandr Sokurov. Um jeito de resumir o filme é este: nossa civilização é um navio cargueiro avançando num mar hostil, levando contêineres repletos dos objetos expostos nos grandes museus do mundo. Será que o esplendor do passado facilita nossa navegação pela tempestade de cada dia? Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de produzir menos feiura? Ou, ao contrário, os restos do passado tornam nosso navio menos estável, de forma que se precisará jogar algo ao mar para evitar o naufrágio?
Essa discussão já aconteceu. Na França de 1792, em plena Revolução, a Assembleia emitiu um decreto pelo qual não era admissível expor o povo francês à visão de “monumentos elevados ao orgulho, ao preconceito e à tirania” – melhor seria destruí-los. Nascia assim o dito vandalismo revolucionário – que continua.
Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China.
O Talibã destruiu os Budas de Bamiyan (séculos 4 e 5). Em Palmira, Síria, o Estado Islâmico destruiu os restos do templo de Bel (de quase 2.000 anos atrás). A ideia é a seguinte: se preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.
Na mesma Assembleia francesa de 1792, também surgiu a ideia de que não era preciso destruir as obras, elas podiam ser conservadas como patrimônio “artístico” ou “cultural” – ou seja, esquecendo sua significação religiosa, política e ideológica.
Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega: um emaranhado de esperanças, saberes, intuições, dúvidas, lamentos, heranças, obrigações e gostos. Tudo dito belamente: talvez o belo artístico surja quando alguém consegue sintetizar a nossa complexidade num enigma, como o sorriso de “Mona Lisa”.
Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral. Eles têm razão: a estátua de um deus sanguinário pode ser bela sem ser verdadeira nem boa. Será que é possível apreciá-la sem riscos morais?
Não sei bem o que é o belo e o que é arte. Mas, certamente, nenhum dos dois garante nada.
Por exemplo, gosto muito de um quadro de Arnold Böcklin, “A Ilha dos Mortos”, obra imensamente popular entre o século 19 e 20, que me evoca o cemitério de Veneza, que é, justamente, uma ilha, San Michele. Agora, Hitler tinha, em sua coleção particular, a terceira versão de “A Ilha dos Mortos”, a melhor entre as cinco que Böcklin pintou. Essa proximidade com Hitler só não me atormenta porque “A Ilha dos Mortos” era também um dos quadros preferidos de Freud (que chegou a sonhar com ele).
Outro exemplo: Hitler pintava, sobretudo aquarelas, que retratam edifícios austeros e solitários, e que não são ruins; talvez comprasse uma, se me fosse oferecida por um jovem artista pelas ruas de Viena. Para mim, as aquarelas de Hitler são melhores do que as de Churchill. Pela pior razão: há, nelas, uma espécie de pressentimento trágico de que o mundo se dirigia para um banho de sangue.
É uma pena a arte não ser um critério moral. Seria fácil se as pessoas que desprezamos tivessem gostos estéticos opostos aos nossos. Mas, nada feito.
Os nazistas queimavam a “arte degenerada”, mas só da boca para fora. Na privacidade de suas casas, eles penduraram milhares de obras “degeneradas” que tinham pretensamente destruído. Em Auschwitz, nas festinhas clandestinas só para SS, os nazistas pediam que a banda dos presos tocasse suingue e jazz – oficialmente proibidos.
Para Sokurov, o museu dos museus é o Louvre. Para mim, sempre foi a Accademia, em Veneza. A cada vez que volto para lá, desde a infância, medito na frente de três quadros, um dos quais é “A Tempestade”, do Giorgione. Com o tempo, o maior enigma do quadro se tornou, para mim, a paisagem de fundo, deserta e inquietante. Pintado em 1508, “A Tempestade” inaugura dois séculos que produziram mais beleza do que qualquer outro período de nossa história. Mas aquele fundo, mais tétrico que uma aquarela de Hitler, lembra-me que os dois séculos da beleza também foram um triunfo de guerra, peste e morte – Europa afora.
É isto mesmo: infelizmente, a arte não salva.
Texto adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2016/08/1806530-a-beleza-e-a-arte-nao-constituem-nenhuma-garantia-moral.shtml

Em relação às afirmações a seguir, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a - evidencia sujeito desinencial ou eliptico pois o verbo encontra se na 1a pessoal do plural e também no enunciado é VTD.

    Letre B - o verbo no enuncioado eh VTD porque o "da china " trata-se de um Adj Adv.

    Letre C - O verbo é VTD mas o pronome relative exerce funcao sintatica de conjuncao integrante ou oracao sub. subst. OD

    Letre D - O que é uma pena? A arte não ser um critério moral (é uma pena).  os termos destacados respectivamente são predicativo do sujeito.

    Letre E - correta. O verbe concorde em numero e pessoa com o sujeito. Concordancia verbal.

  • Quanto a explicação da letra C exposta no comentário anterior  (confuso!),

    O "que" pode ser ou pronome relativo ou conjunção integrante.

    Será pronome relativo nas orações Subordinadas Adjetivas (restritivas ou explicativas), neste caso exerce função sintática. As funções sintáticas são: sujeito, objeto direto, objetivo indireto, complemento nominal, adjunto adverbial, predicativo do sujeito, aposto,vocativo etc.

    Será conjunção integrante nas Orações Subordinadas Substantivas (Subjetiva, Objetiva Direta, Objetica Indireta, Apositiva, etc). Neste caso não exerce função sintática.

     

    Logo, o erro da letra c "Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral"

    Verbo dizer: VTD

    que: conjunção integrante

    que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

     

  • a)  Em “[...] se NÓS  preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.”, o pronome destacado evidencia um sujeito indeterminado. ERRADO - o sujeito indeterminado só apresenta na 3º pessoa do singular com a particula "se" ou na 3º pessoa do plural. 

     b) Em “Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China.”, o verbo destacado é transitivo direto apenas. .os monumentos históricos da China , sendo que "da China" como se relaciona com monumentos que é substantivo concreto será adjunto adnominal e não objeto indireto)  

     c) Em “Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral.”, os termos destacados são, respectivamente, verbo bitransitivo e pronome relativo. Os Vândalos dirão isso (verbo transitivo direto apenas), assim o "que" será conjunção integrante. Trata-se de oração subordinada substantiva objetiva direta. 

    Sempre que puder se colocar "isso" (sempre após verbo") o que será conjunção integrante e se tratará de OSS. oração subordinada substantiva. 

     d)Em “É uma pena a arte não ser um critério moral.”, as expressões destacadas são, respectivamente, complemento de objeto direto e predicativo do sujeito. 

     e)Em “A beleza e a arte não constituem nenhuma garantia moral”, há um sujeito composto que justifica o verbo transitivo direto, em destaque, estar no plural. - CORRETA 

  •  A letra B comentada por André Oliveira está errada.

    O comentário de Fabiana Coelho está melhor representado.

  • Eu iria comentar, mas seria desnecessário, uma vez que a Fabiana comentou tudo de maneira mais coerente com os gabaritos apresentados tanto pelo QConcurso quanto pela própria banca.

  • Na alternativa a) não é INDETERMINADO, e sim INEXISTENTE, é isso?

  • Ola, Gustavo Rodrigues 

    Respondendo a sua pergunta: É ''Sujeito Oculto''

     

    '' se preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.” 

    Percebe-se que o ''preservarmos'' inclui ''nós'' Ou seja, reescrevendo a frase ficaria assim:

    ''Se NÓS preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre''.

    Logo, o sujeito existe! Entende? Apenas está ''escondido''. rsrs

     

    Bons estudos!!!

  • Na letra A o sujeito é oculto: "Se nós preservarmos";

    Na letra B o verbo devastaram é Transitivo Direto APENAS;

    Na letra C o verbo dirão é Bitransitivo, mas o QUE não é pronome relativo, apenas preposição;

    Na letra D os dois termos destacados são predicativos do sujeito;

    Na letra E está corretíssimo

  • O ''que'' na letra C é uma conjunção integrante, não uma preposição como é dito no comentário abaixo. 

  • Bruna, ocorreu um equívoco, o "que" é conjunção integrante e não preposição, como você disse.

     

     

  • O VTD está no plural porque há sujeito composto.

  • VERBO APÓS SUJEITO FICA NO PLURAL

    VERBO ANTES DO SUJEITO..TANTO FAZ.

  • Sujeito é composto e anteposto ao verbo: a concordância se faz no plural.

  • Em "A beleza e a arte não constituem nenhuma garantia moral" o sujeito é "a beleza e a arte", composto por dois núcleos, quais sejam: "beleza" e "arte", sendo, portanto, um sujeito composto. Vejamos os erros das demais assertivas:

     

    a) nesse caso, "se" não é um índice de indeterminação do sujeito, mas um conjunção subordinativa condicional;

    b) na referida oração, o verbo destacado é transitivo direto, recebendo, pois, apenas o objeto direto como complemento;

    c) nesse caso, o verbo dizer é apenas transitivo direto (geralmente é bitransitivo) e o "que" é uma conjunção integrante;

    d) ambas as expressões destacadas são predicativos do sujeito.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

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    Gabarito: E

  • Em "a arte não ser um critério moral" teríamos uma oração reduzida de infinitivo?

  • questão bonita.. rs