-
Gabarito: D
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
As informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário da empresa:
Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Comentário:por ser externo a empresa e poder figurar como uma alteração negativa a "mudança na legislação governamental" é caracterida pela análise FOFA como uma ameaça (algo externo e negativo).
https://www.instagram.com/rfba.concurseiro/
-
Para responder ao questionamento realizado pela questão, precisamos conhecer o que está envolvido na análise/matriz SWOT. Vejamos os principais pontos envolvidos nessa matriz e, em seguida, qual das opções apresentadas representa uma ameaça à instituição.
Matriz FOFA/SWOT é responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada organização se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar. O ambiente pode ser:
INTERNO: Forças/Strengths, e Fraquezas/Weaknesses – Aspectos controláveis. Representam, respectivamente, o que a organização tem de melhor, e o que ela pode melhorar.
EXTERNO: Ameaças/Threats e Oportunidades/Opportunities – Aspectos incontroláveis. São eventos que podem surgir independente da vontade da organização. Representam, nesta ordem, os perigos que a organização pode enfrentar, e as chances que, se bem aproveitadas, podem contribuir para o crescimento da organização.
Agora vamos analisar as alternativas
A - INCORRETA. O processo de gestão organizacional fraco é uma fraqueza, está no ambiente interno.
B - INCIRRETA. O regimento interno muito rígido é uma fraqueza organizacional, está no ambiente interno.
C - INCORRETA. A escassez de recursos financeiros é uma fraqueza organizacional, está no ambiente interno.
D - CORRETA. A mudança na legislação governamental pode ser uma ameaça à atuação organizacional, é um aspecto incontrolável, está no ambiente externo.
E - INCORRETA. Infraestrutura operacional insuficiente é uma fraqueza organizacional, está no ambiente interno.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
-
O enunciado pede que o candidato identifique uma ameaça (fato externo)
Alternativa A. Errado. O processo de gestão fraco é um fator interno que atrapalha a organização, ou seja, é uma fraqueza.
Alternativa B. Errado. O regimento interno é um fator interno que atrapalha a organização, ou seja, é uma fraqueza.
Alternativa C. Errado. A escassez de recursos financeiros é um fator interno (fraqueza).
Alternativa D. Mais ou menos. A mudança na legislação é, de fato, um fator externo que pode influenciar negativamente (ameaça) ou positivamente (oportunidade) a organização.
Alternativa E. Errado. A infraestrutura operacional é uma deficiência interna (fraqueza)
Apesar de a alternativa D ser dúbia, posto que uma mudança na legislação também pode beneficiar a empresa e, nesse caso, representaria uma oportunidade, as demais alternativas apresentam claramente aspectos internos e, por isso estão erradas.
Gabarito: D
Fonte: Direção Concursos