-
Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
-
Eu uso um mnemônico MAIS para a associação.
Motivação
Atividade
Intríseco
Satisfação
-
Fatores Higiênicos/Extrínsecos/Ambientais são o salário, os benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima organizacional, os regulamentos internos etc.
Podem ser:
1) Ótimos - conseguem apenas evitar a insatisfação das pessoas, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação;
2) Péssimos ou insatisfacientes - apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.
As outras alternativas se referem aos Fatores Motivacionais ou Intrínsecos.
-
GABARITO B
A Teoria Bifatorial/dos Dois Fatores por Frederick Hezberg diz que existem dois tipos de fatores motivacionais para um indivíduo:
Fatores Intrínsecos (São aqueles que motivam o indivíduo): Autorrealização, reconhecimento, crescimento pessoal/profissional, etc.
Fatores Extrínsecos/Higiênicos (São aqueles que NÃO motivam o indivíduo): Bens materiais, dinheiro, salário, condições de trabalho, etc.