SóProvas


ID
2374423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere ao financiamento do déficit público no Brasil a partir da década de 80 do século passado e de sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue o próximo item.

As receitas de senhoriagem, entre meados da década de 80 e da de 90 do século passado, contribuíram para o financiamento do déficit público, permitindo, em determinados períodos, a redução da dívida líquida como proporção do PIB.

Alternativas
Comentários
  • Senhoriagem pode ser definido como o lucro do governo derivado da emissão de moeda ou a diferença entre o valor do dinheiro e o custo para produzir e distribuí-lo. Uma definição alternativa de senhoriagem é também a receita do governo pela emissão de moeda cujo monopólio é do governo

  • Os governos podem auferir receita como resultado de seu monopólio na emissão de moeda. Nesse contexto, define-se senhoriagem como sendo o produto da expansão monetária pelos saldos monetários reais. É ,Portanto, o poder de compra da expansão monetária feita pelo Banco Central. Teoricamente, são bens e serviços que o Banco Central pode adquirir pelo fato de ser monopolista da emissão de papel moeda. Os governos podem obter volumes significativos de recursos ano após ano pela emissão de moeda, isto é, aumentando a base monetária. Esta fonte de receita, conhecida como senhoriagem, é a habilidade que o governo possui para aumentar a receita por meio do seu direito de criar moeda.

    Bons estudos!

  • Senhoriagem é a receita real que o governo gera quando cria um montante de moeda. Basicamente, é uma forma de o governo pagar suas dívidas por meio de emissão de moeda. Foi exatamente o que ocorreu nos anos 80: as receitas de senhoriagem contribuíram para o financiamento do déficit público, permitindo, em determinados períodos, a redução da dívida líquida como proporção do PIB. 


    CERTO.

  • Senhoriagem é a receita real que o governo gera quando cria um montante de moeda. Basicamente, é uma forma de o governo pagar suas dívidas por meio de emissão de moeda. Foi exatamente o que ocorreu nos anos 80: as receitas de senhoriagem contribuíram para o financiamento do déficit público, permitindo, em determinados períodos, a redução da dívida líquida como proporção do PIB. 


    CERTO.

  • Diferentemente da tomada de emprestimos, o financiamento do déficit público via senhoriagem não aumenta a dívida pública. Contudo, gera inflação - o chamado imposto inflacionário.

  • Tenha em mente que a senhoriagem é a receita que o governo tem ao emitir moeda.

    Uma elevada inflação torna a emissão de moeda maior para recomposição da base monetária, o que eleva a receita de senhoriagem.

    Essa receita foi fundamental para o financiamento do déficit público no brasil no período de hiperinflação.

    No período de hiperinflação, a receita de senhoriagem foi superior a 2% do PIB em média, chegando a atingir 5% do PIB em 1990.

    Justamente entre 1990 e 1994, houve redução significativa da dívida líquida do setor público como proporção do PIB, exatamente quando a receita com senhoriagem anual superou os 3% do PIB em média.

     

    Resposta: C

  • GAB: CERTO

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Senhoriagem é a receita do governo auferida por meio da emissão de moeda. Em regimes inflacionários, o governo deve a todo o momento emitir mais moeda (senhoriagem) a fim de que os agentes possam realizar as suas transações.

    Quando o governo emite a moeda, o dinheiro “fabricado”, obviamente, não é distribuído aos cidadãos, ele fica sob a posse do governo para ele gastar com quiser (receita de senhoriagem).

    Desta forma, nós temos o seguinte: em virtude da inflação, o governo emite moeda, e tal emissão de moeda provoca duas coisas: perda de poder aquisitivo da população (via aumento da inflação) e aumento de recursos à disposição do governo (em virtude da emissão monetária).

    Esse mecanismo foi fartamente utilizado nos anos 80, período em que o país sofreu com a hiperinflação, reduzindo a dívida pública em alguns momentos.

  • Em português claro: senhoriagem = imprimir dinheiro. Quando essa lambança foi feita lá nos anos 80 e 90, num primeiro momento, houve sim a redução da dívida liquida em relação ao PIB.