SóProvas


ID
2377975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho em turnos, sobretudo o executado no período noturno, afeta a saúde dos trabalhadores no que se refere a aspectos biopsicossociais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  c) A obesidade é o fator de risco independente mais importante para o desenvolvimento de apneia obstrutiva do sono, que causa grande sonolência diurna e pode colocar em risco, por exemplo, indivíduos que trabalhem como motorista.

  • A Os cochilos noturnos no trabalho devem ser evitados, devido ao fato de causarem desequilíbrio no funcionamento do ciclo circadiano do trabalhador.

    B O rodízio de trabalho deve ser indireto, ou seja, após ter trabalhado no turno da tarde, o trabalhador deverá iniciar o próximo turno de trabalho pela manhã e o seguinte, à noite.

    C A obesidade é o fator de risco independente mais importante para o desenvolvimento de apneia obstrutiva do sono, que causa grande sonolência diurna e pode colocar em risco, por exemplo, indivíduos que trabalhem como motorista.

    D A alimentação dos indivíduos que trabalham em turnos é mais rica em fibras e carboidratos.

    E A concessão de um maior número de folgas a indivíduos que trabalhem em turnos neutraliza os problemas sociais vividos por esses trabalhadores em razão das dificuldades de conciliar horário de trabalho e vida social.

  • A questão solicita conhecimentos sobre os aspectos biopsicossociais na saúde e qualidade de vida de trabalhadores noturnos.


    A preocupação quanto a qualidade de vida no trabalho envolve aspectos que garantam o bem estar e saúde dos colaboradores no cotidiano de suas atividades. Esses aspectos estão voltados para a proporção de melhorias na saúde física, psicológica, ambiental e social, que tem como consequência direta no desempenho do colaborador nas suas atribuições.


    Para os trabalhadores noturnos, os cuidados são específicos devido à mudança do seu relógio biológico, ao trocar o dia pela noite, afetando sua vida social, biológica e psíquica.



    1. ERRADA


    O ciclo circadiano é o nosso relógio biológico, é o ritmo corporal que nos indica quando devemos comer, dormir ou acordar. Um dia equivale a um ciclo circadiano. Quando trabalha-se a noite, o sujeito inverte seu relógio biológico. No período voltado para seu descanso, o indivíduo está trabalhando; e durante a luz do dia, o sujeito provavelmente estará dormindo. Essas alterações podem acarretar estresse, insônia, ansiedade, entre outros.  Nesse sentido, se o trabalhador tem a oportunidade de tirar um cochilo pela noite no trabalho pode diminuir tais alterações, já que terá mais tempo para seu descanso - devido a dificuldade de dormir durante o dia.


    1. ERRADA

    O corpo necessita de um horário fixo para seu descanso. Horário de trabalho indireto prejudica em maior grau o ciclo circadiano do trabalhador, acentuando distúrbios psíquicos e físicos devido a ruptura da consistência do relógio biológico.


    1. CERTA

    Alto índice de pessoas obesas desenvolvem a apneia do sono, devido ao excesso de gordura na faringe, diminuindo a passagem do ar e, consequentemente, a dificuldade para respirar. O oposto também pode acontecer. Pessoas com apneia do sono podem ter maior tendência para a obesidade, devido às alterações hormonais evidenciadas quando há as interrupções no fluxo da respiração.  Pessoas com apneia grave podem ter dificuldades para dormir, devido a grandes paralisações da respiração; em consequência, o sono pode surgir durante o dia, já que o organismo não conseguiu descansar.


    1. ERRADA

    Trabalhadores noturnos, geralmente, consomem alimentos com maior teor de gorduras, pois optam por aqueles que são de preparo rápido, congelado e rápido. Devido a sua má alimentação e horário indefinido, são mais propensos de desenvolver obesidade.


    1. ERRADA

    Os problemas sociais não são neutralizados com folgas aos trabalhadores noturnos, já que seus problemas podem até diminuir, mas permanecem. Dificuldade de estabelecer relações afetivas e com sua família, principalmente.



    Gabarito da Professora: Letra C.