Vamos enfatizar alguns pontos do enunciado da questão: "O desafio da gestão da qualidade total é garantir a satisfação de clientes, colaboradores, acionistas, sociedade e fornecedores, sem prejuízo de um para benefício de outro.".
A questão pede a alternativa que apresenta, na visão da gestão da qualidade, uma necessidade do cliente. Mas antes disso, vamos entender um pouco mais sobre cada um tipo de satisfação desses stakeholders.
A satisfação de clientes deve ser a razão do sucesso de qualquer empresa. É dizer, todos os esforços devem ser direcionados para identificar o que é percebido como de “valor” pelos clientes, estabelecendo ações que transformem esses valores em relacionamentos de longo prazo.
A satisfação de colaboradores requer desenvolvimento sustentável, em especial, o tratamento ético destinado às relações de trabalho, aliados ao comprometimento e ao diálogo.
A satisfação dos acionistas baseia-se em comunicação transparente e oportunidade de informações que permitam acompanhar as atividades e o desempenho da organização, em especial, por meio de conselhos e assembleias.
A satisfação da sociedade deve envolver o incentivo e a valorização de seus funcionários que agreguem interesses institucionais e ações que proporcionem benefícios diretos e indiretos à sociedade.
A satisfação dos fornecedores alcança a escolha e contratação baseados em critérios técnicos e éticos, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza. Os fornecedores devem ser incentivados a melhorar seu relacionamento com a sociedade e com os seus próprios funcionários, bem como a buscar melhoria contínua de produtividade e processos, como forma de promover e garantir sua competitividade e longevidade da parceria.
Agora, analisando as alternativas, podemos chegar à seguinte conclusão:
a) Segurança no trabalho. Necessidade dos colaboradores.
b) Menor impacto ambiental. Necessidade da sociedade.
c) Fornecimento a longo prazo. Necessidade dos fornecedores.
d) Menores custos operacionais. Necessidade dos acionistas.
e) Prazo de entrega. Necessidade dos clientes.
GABARITO: E.