-
Descordo desta resposta. O Webjornalismo, mencionado na afirmativa V, se difere dos demais pelo suporte onde é feito. As características deste novo modo de fazer notícia esbarrram em características impossíveis para mídias tradicionais (como impresso) quando temos em mente a possibilidade da ubiquidade e instantaneidade.
Referência: CANAVILHAS, João (Org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença
-
Achei muito estranho também! A V foi a primeira que eliminei!
-
Questão muito mal elaborada! Gab. B
-
Como o texto para a web pode ter as mesmas características do feito para o rádio, por exemplo? Sem lógica
-
Ou o QC errou ou a Banca errou ou forçaram muito a barra, pois a IV e a V são difíceis de encontrar base de resposta.
-
A questão V não compara o "texto jornalístico para a Web" com as demais MÍDIAS TRADICIONAIS e sim, aos "demais suportes tecnológicos" que envolve computador+web+multímidia. Portanto está correta.
Porém a questão II, classificada como correta pelo gabarito, poderia ser contestada. Afinal, uma GRANDE REPORTAGEM precisa de uma apuração aprofundada dos fatos e o trabalho de campo é fundamental para se ter um bom resultado. A questão poderia estar correta caso ela dissesse notícia ou reportagem comum. Eis a questão II: "sem necessidade de grandes deslocamentos físicos e de entrevistas presenciais, hoje é possível produzir grandes reportagens apenas com auxílio do computador"
E ela também não faz muito sentido ao dizer "sem grandes deslocamentos físicos" e depois acrescentar "apenas com auxílio do computador"...
-
Gabarito divulgado pelo QC - http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/53500/ufpa-2017-ufpa-jornalista-gabarito.pdf
Provavelmente, gabarito checado e 'ok'.
-
Marcelo,
Depende do que é entendido por suporte tecnológico, afinal o aparato técnico da TV e do Rádio também não são suportes tecnológicos?
Concordo que deveria ser especificado qual é este suporte tecnológico, porque podemos considerar tudo aquilo que não é artesanal como tecnológico, assim até a prensa de Gutemberg é um suporte tecnológico.
Questão fragilissíma!
-
Que questão horrorosa!
-
Bizarro!
-
O item I está certo: cada vez mais leitores/espectadores participam da apuração da notícia.
Eles querem dizer que está errado apenas pelo acréscimo da palavra "esmerada". Mas nem isso justifica considerar o item errado, porque dos que vão atrás, muitos vão fundo.
Essa questão tá esdrúxula!
-
A questão V não compara o "texto jornalístico para a Web" com as demais MÍDIAS TRADICIONAIS e sim, aos "demais suportes tecnológicos" que envolve computador+web+multímidia
-
Em resposta ao colega Elcio Tenório, acredito que o erro do item 1 esteja em afirmar que há uma colaboração crescente do público na apuração das matérrias na mídia tradicional. No caso seria a mídia alternativa, ou melhor, no jornalismo colaborativo ou participativo. Na mídia tradicional o envolvimento do público é baixo, colaborando apenas com o envio de vídeos, sugestões de pauta, denúncias, mas não efetivamente na apuração, que é mais complexa.
Para estar correto o item 1 deveria estar do seguinte modo:
"Cada vez mais leitores/espectadores participam da apuração esmerada da notícia e da reportagem emitidas pela chamada mídia colaborativa".