Questão CERTA
"O modelo clássico (taylorista) visava projetar cargos dentro da seguinte lógica:
1 - Segmentar a fragmentar os cargos em tarefas simples, repetitivas e facilmente treináveis.
2 - Através do estudo de tempos e movimentos, eliminar as atividades e movimentos desnecessários que produzam fadiga e que não estejam relacionados com a tarefa a ser executada.
3 - Definir o método de trabalho para encontrar a melhor maneira para seus ocupantes se moverem, localizarem e lidarem fisicamente com a tarefa.
4 - Selecionar cientificamente o trabalhador de acordo com as exigências da tarefa.
5 - Eliminar tudo que possa provocar fadiga física, como: arranjar instrumentos e equipamentos de maneira que minimizem o esforço e a perda de tempo e projetar instrumentos pra facilitar o trabalho humano, como linhas de montagem, transportadoras (...).
6 - Estabelecer o tempo médio para executar a tarefa, isto é, o tempo-padrão. O tempo-padrão equivale à eficiência igual a 100%. Um operário que trabalha com eficiência de 80% está produzindo 20% a menos do que normalmente seria solicitado, por questões de seleção, treinamento ou supervisão inadequados. O ideal é eficiência igual ou maior do que 100%.
7 - Oferecer plano de incentivo salarial, ou seja, prêmios de produção para os operários que ultrapassem o tempo-padrão para incentivar a máxima eficiência possível, ou seja, obter rendimentos superiores a 100% dos operários e repartir com eles parte da economia auferida pela organização.
8 - Melhorar o ambiente físico da fábrica, de maneira que ruído, iluminação, ventilação e outras facilidades de suporte não produzam fadiga nem reduzam a eficiência. Isso significa projetar condições físicas e ambientais que favoreçam o trabalho e proporcionem conforto ao funcionário."
Chiavenato, I. "Recursos Humanos - O capital humano das organizações"