"Apenas a título de revisão, deixo um arquivo sobre Validade de Construto do Professor Heraldo Vianna. Achei o texto bastante esclarecedor.
E só para revisar: em Psicometria temos algumas formas de subclassificar a Validade de um teste.
Basicamente, utilizamos o modelo Trinitário, onde a validade se divide em:
1) Construto (ou de conceito)
2) Conteúdo
3) Critério
Em relação a essas três divisões de validade, deixo as palavras do Professor Pasquali abaixo.
A validade de Constructo "é considerada a forma mais fundamental de validade dos instrumentos psicológicos e com toda a razão, dado que ela constitui a maneira direta de verificar a hipótese da legitimidade da representação comportamental dos traços latentes e, portanto, se coaduna exatamente com a teoria psicométrica aqui defendida" (Pasquali, 2009). [Pode ser acessado em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500002]
A validade de Conteúdo "consiste em verificar se o teste constitui uma amostra representativa de um universo finito de comportamentos (domínio). É aplicável quando se pode delimitar a priori e com clareza um universo de comportamentos, como é o caso em testes de desempenho, que pretendem cobrir um conteúdo delimitado por um curso programático específico" (Op. cit.).
A validade de critério "consiste no grau de eficácia que ele tem em predizer um desempenho específico de um sujeito. O desempenho do sujeito torna-se, assim, o critério contra o qual a medida obtida pelo teste é avaliada. Evidentemente, o desempenho do sujeito deve ser medido/avaliado por meio de técnicas que são independentes do próprio teste que se quer validar" (Op. cit.)."
http://www.nenc.com.br/blog/psicometriatiposdevalidadeempsicometriaclassica