SóProvas


ID
240244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da motivação, julgue os itens a seguir.

Programas destinados ao aperfeiçoamento e à motivação de recursos humanos estão relacionados aos postulados da teoria da dissonância cognitiva e propiciam a resolução de incoerências no âmbito do trabalho e estimulam a busca de consenso e harmonia.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Dissonância cognitiva é uma teoria sobre a motivação humana que afirma ser psicologicamente desconfortável manter cognições contraditórias. A teoria prevê que a dissonância, por ser desagradável, motiva a pessoa a substituir sua cognição, atitude ou comportamento. Foi explorada detalhadamente pela primeira vez pelo psicólogo social Leon Festinger, que assim a descreveu:

    Dissonância e consonância são relações entre cognições, ou seja, entre opiniões, crenças, conhecimentos sobre o ambiente e conhecimentos sobre as próprias ações e sentimentos. Duas opiniões, ou crenças, ou itens de conhecimento são dissonantes entre si quando não se encaixam um com o outro, isto é, são incompatíveis. Ou quando, considerando-se apenas os dois itens especificamente, um não decorrer do outro (Festinger 1956: 25).

    Referência:

    http://www.skepdic.com/brazil/dissonancia.html

  • Certo.

    A teoria da dissonância cognitiva de Festinger (1957) tenta explicar o impacto do comportamento na formação e na mudança da atitude. Segundo ele, quando um indivíduo percebe uma discrepância entre suas atitudes e o nosso comportamento, entre o comportamento e a autoimagem ou entre uma atitude e outra, resulta uma condição de dissonância desagradável, uma condição que as pessoas que as pessoas são motivadas a eliminar.