-
GABARITO E
a) ERRADO. O parágrafo indica o desenvolvimento de várias ideias.
--> É desenvolvida apenas um ideia, a de que Usuários profissionais das mídias de massa são formadores da sociedade.
b) ERRADO. A função da linguagem predominante no texto é a metalinguística.
--> Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.
c) ERRADO. A colocação do pronome oblíquo no termo elevá-la constitui caso de próclise.
--> Ênclise. Colocação pronominal após o verbo.
d) ERRADO. O pronome oblíquo no termo brutalizá-la tem como referente a expressão mídia de massa.
--> Tem como referente " A sociedade "
e) GABARITO!
-
Função Metalinguística
Palavra-chave: código
Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.
Exemplo:
Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
(Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)
-
Questao elaborada exclusivamente pra prejudicar o candidato
-
a) O parágrafo indica o desenvolvimento de várias ideias. Não. O trecho desenvolve a ideia da responsabilidade do profissional da mídia com a sociedade.
b) A função da linguagem predominante no texto é a metalinguística. Não. A função metalinguística ocorre quando o texto se dedica a explicar a própria linguagem. É a palavra falando da palavra.
c) A colocação do pronome oblíquo no termo elevá-la constitui caso de próclise. Não. Próclise é pronome ANTES de verbo, e não depois.
d) O pronome oblíquo no termo brutalizá-la tem como referente a expressão mídia de massa. Não. O pronome está se referindo à sociedade.
e) A repetição do pronome nós fortalece o argumento do autor de imprimir uma responsabilidade. SIM!
-
1- ANTES do verbo = PRÓCLISE
2. DEPOIS do verbo = ÊNCLISE
3. MEIO do verbo = MESÓCLISE.
-
A letra B estaria correta se fosse um texto falando sobre a própria escrita, ou sobre a arte de fazer texto. Observe que a metalinguística é o objeto falando da sua própria razão de ser. Como por exemplo, quando em 2016 o samba completou cem anos, tivemos inúmeros sambas – produzidos - falando do próprio samba. O mesmo acontece quando um poema fala sobre a poesia, ou quando um texto faz críticas à imprensa.