-
ESTABILIZADORA
-
Trata-se da função estabilizadora e não da função alocativa.
-
ERRADO
A função alocativa diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos, justifica-se quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, a utilização desse instrumento de atuação se efetiva em situações de “falha de mercado”, como, por exemplo, na presença de externalidades ou de bens públicos.
A função distributiva, por sua vez, diz respeito a promover ajustamentos na distribuição de renda. Justifica-se seu emprego nos casos em que o resultado distributivo do mecanismo de ação privada não for considerado socialmente justificável ou desejado. Mais uma vez a justificativa está ligada à correção das falhas de mercado.
A função estabilizadora, por fim, está associada à manutenção da estabilidade econômica, justificada como meio de atenuar o impacto social e econômico na presença de inflação ou depressão. Portanto, seu emprego gera estabilidade dos níveis de preço (combate às pressões inflacionárias), diminui os potenciais efeitos da depressão e mantém o nível de emprego (combate ao desemprego).
-
Escolhas orçamentárias na busca da estabilidade de preços, visando ao crescimento econômico, é uma função ESTABILIZADORA do orçamento
-
Estabilizadora.
-
ESTABILIZADORA
-
Função Estabilizadora: Visa manter a estabilidade econômica, diferenciando das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos. O campo de atuação dessa função é principalmente a manutenção de elevado nível de emprego e a estabilidade nos níveis de preços. Destaca-se ainda a busca do equilíbrio no balanço de pagamentos e de razoável taxa de crescimento econômico.
FONTE: José Wesley.
-
GABARITO: ERRADA.
A função alocativa está ligada à alocação de recursos por parte do Governo, que oferece bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça), os quais não seriam oferecidos pelo mercado, ou o seriam em condições ineficientes.
A função distributiva objetiva promover ajustamentos (correções) na distribuição de renda devido às falhas de mercado (desigualdades sociais, monopólios empresariais, etc.), inerentes ao sistema econômico capitalista.
A função estabilizadora trata da aplicação das diversas políticas econômico financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.).
Fonte: Prof. Leandro Ravyelle.
-
FUNÇÃO ESTABILIZADORA:
Visa manter a estabilidade econômica;
Diferentemente das outras funções não tem como objetivo a destinação de recursos;
Principal campos de atuação: manter o elevado nível de empregos e estabilidade nos níveis de preço;
Busca o equilíbrio no balanço de pagamentos e de razoável taxa de crescimento econômico;
O mecanismo básico da estabilização é a atuação sobre a demanda agregada.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Errado.
Função Estabilizadora:
→ Visa manter a estabilidade econômica;
→ Diferente das outras, não tem finalidade a destinação de recursos;
→ Campo de atuação, geralmente: manter elevado nível de emprego;
→ Manter estabilidade nos níveis de preços;
→ Combate à inflação;
→ Situação do País em relação ao restante do mundo;
Função Estabilizadora – é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.).
-
Função estabilizadora: Consiste na intervenção do governo na economia, mediante polticas fiscal e monetária, para protegê-la de flutuações bruscas, caracterizadas por desemprego em alta ou por inflação em alta.
Função alocativa: justifica-se nos casos de provisão de bens públicos, evidenciada quando no setor privado não há a necessária eficiência de infraestrutura econômica ou provisão de bens públicos e bens meritórios. A atividade estatal na alocação de recursos justifica-se naqueles casos em que não houver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada, como no caso de investimentos e infraestrutura econômica.
Função distributiva: visa melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras e, com isso, corrigir falhas do mercado.
Estratégia Concursos
-
A afirmação da questão está errada.
Vejamos.
ESTABILIZADORA - Pense em Inflação, A função estabilizadora reflete a política econômica-financeira a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, principalmente.
MACETE: ESTABILIZADORA: (IPE).INFLAÇÃO, PREÇOS, EMPREGO. Encotrou estas nomenclaturas é Função estabilizadora.
A função alocativa, é notório que a mesma diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos, justifica-se quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, a utilização desse instrumento de atuação se efetiva em situações de “falha de mercado”, como, por exemplo, na presença de externalidades ou de bens públicos.
É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançando triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta e não conhecem vitória nem derrota.
Continue firme, a sua vaga é certa!
-
Opa, opa! Estamos falando de estabilidade de preços e crescimento econômico. Essa é uma função alocativa do orçamento? NÃO! Estamos falando da função estabilizadora, que tem como objetivo o uso da política econômica visando a um alto nível de emprego, à estabilidade dos preços e à obtenção de uma taxa apropriada de crescimento econômico.
Você viu como as questões vão tentar lhe confundir somente trocando os conceitos das funções do orçamento?
Gabarito: Errado
-
" Willy was here "
-
alocativa: bens/serviços - produção direta e provisão (garantia) - meritórios (podem ser prestados tanto pelo Poder Público quanto pela iniciativa privada.
disributiva = transferências, tributos. (REDUZIR DESIGUALDADE SOCIAIS).
estabilizadora: emprego, inflação, políticas públicas. PREÇO.
ERRADO: define função estabilizadora.
-
OUTRAS QUESTÕES A RESPEITO DA FUNÇÃO ESTABILIZADORA:
A função estabilizadora do Estado consiste na intervenção do governo na economia, mediante políticas fiscal e monetária, para protegê-la de flutuações bruscas, caracterizadas por desemprego em alta ou por inflação em alta. (CERTO)
O orçamento público, como instrumento de política de estabilização, visa promover o equilíbrio econômico com mudanças na receita e na despesa. (CERTO)
-
FUNÇÃO ALOCATIVA: fornecer bens públicos e meritórios à sociedade;
FUNÇÃO DISTRIBUTIVA: reduzir desigualdade regionais e sociais;
FUNÇÃO ESTABILIZADORA:estabilizar a economia.
-
Gabarito: ERRADO
Funções do Governo
a) Função alocativa:
>Dispor bens e serviços que o mercado não fornece de forma adequada
b)Função distributiva:
>Promover ajustes na distribuição de renda e riqueza
> Tirar dos mais ricos e transferir aos mais pobres
c) Função Estabilizadora:
Evitar grandes flutuações no nível de produção,emprego e preços
FONTE:Minhas anotações da aula do Prof. Fábio Lobo
-
A busca de estabilidade de preços é FUNÇÃO ESTABILIZADORA e não FUNÇÃO ALOCATIVA como diz na questão.
-
Escolhas orçamentárias na busca da estabilidade de preços, visando ao crescimento econômico, é uma função ESTABILIZADORA do orçamento.
-
Escolhas orçamentárias na busca da estabilidade de preços, visando ao crescimento econômico, é uma função alocativa do orçamento. GAB E
A assertiva estaria correta se "alocativa" fosse substituída por "estabilizadora".