SóProvas


ID
2415448
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO 1


      Este é um fragmento inicial do artigo “Foucault, as Palavras e as Coisas”, de Fran Alvina, publicado em setembro último no blog OUTRAS PALAVRAS. Leia-o, atentamente e responda às questões propostas a seguir: “


      "(…) Nas ‘democracias’ esvaziadas, não se tenta usurpar apenas o poder político, mas também o sentido dos termos. Por isso, a Resistência é também um ato linguístico.”


      Parafraseando um texto clássico de Michel Foucault, As palavras e As Coisas [Le Mots et Les Choses], que agora em 2016 completa 50 anos de sua primeira edição, podemos afirmar que o poder se exerce sobre as palavras e as coisas. E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente. O pensador francês nos faz ver ao longo de sua obra, arguta e perspicaz, que o poder não se exerce apenas sob a forma dos aparelhos repressores — ou seja, o poder não é apenas aquele que se impõe pela força física, pela coação do corpo. O poder também se faz no e por meio dos discursos. Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder, são discursos de poder. Por isso, o caráter discursivo do Golpe não é menor que seu caráter político. São indissociáveis, pois não há política sem discurso, não há vida polí- tica sem a ação das palavras que significam e ressignificam as coisas. Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física, mas essa forma, embora possa ser mais rápida e direta, é menos sutil, portanto mais fácil de ser denunciada.(…)”


              Fran Alavina. http://outraspalavras.net/brasil/foucault-as-palavras-e-as-coisas/

E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente.”

Assinale a alternativa que apresenta a redação correta desse trecho do TEXTO 1, capaz de conferir-lhe os adequados paralelismos sintático e semântico.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Entendi da seguinte forma:

    a) A palavra "coisa" não é a mais adequada, é muito vaga.

    b) CORRETA

    Nestes: dias que esta acontencendo no momento presente, então o pronome demostrativo está correto

    Fenômeno = "o poder se exerce sobre as palavras e as coisas"

    c) "ainda mais claramente" não significa o mesmo que "cada vez mais claramente"

    d) "cada vez mais claro" está errado, pois "claro" é adjetivo, e não advérbio de modo. O certo seria "claramente" ou "de modo claro"

    e) "ainda com maior clareza" não significa o mesmo que "cada vez mais claramente"

  • Indiquei para comentário!

  • Eu liguei a palavra fenômeno à palavra trágico e construí um paralelismo semântico. Pensei o seguinte: chuva é um fenômeno natural, certo? E ela pode ser trágica. Assim como o terremoto tb, o maremoto ídem.... todos fenômenos naturais.

  • Caracassss!!! Ta difícil de entrar essa matéria!!

  • Gabarito: B...  pqp

     

    Neste: próximo de quem fala

    Nesse: próximo da pessoa a quem se fala

  • Viagem total. Cadê o "popular" da frase original??

  • Fui na C. Aparentemente toda certinha. Oração com função de advérbio deslocada por vírgulas, o pronome "tal" se referindo ao "poder" citado no texto (linha 2)... O que está errado nela? Será que há diferença entre as expressões: "E nestes dias trágicos..." e "Em meio a esses trágicos dias..."?

    Por que a B é a correta?

  • Neste: indica tempo presente. Logo, deve concordar com o tempo do verbo da oração.

  • Senti falta do "popular" na B