SóProvas


ID
2418565
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO 7

                               ONDA CONSERVADORA

      Como se forma o pensamento conservador? Como ele ganha mais adeptos na sociedade? Como ele pode vir a conformar maiorias?

      Essa discussão remete à questão da imposição de uma visão de mundo que é de uma parte da sociedade como sendo a visão de toda a sociedade. Estamos no campo da produção da ideologia e da disputa pela hegemonia. Não é pela força, mas pelo convencimento que a maioria da sociedade adota uma visão de mundo, valores, um projeto de sociedade, uma forma determinada de convivência social.

      Assistimos ainda surpresos a manifestações cada vez mais frequentes de intolerância com aqueles que pensam de modo diverso ou têm outros valores. São expressão de uma direita que se viu estimulada por uma campanha sistemática feita pela mídia, especialmente pela televisão aberta, e por organizações da sociedade civil, como a Fiesp, e “saiu do armário”. Essas manifestações passam a hostilizar aqueles identificados como seus inimigos, sejam eles um partido político, uma religião afro, homossexuais, jovens negros da periferia ou meninos de rua. Guido Mantega, Chico Buarque, Leticia Sabatella, entre muitos outros, recentemente sofreram agressões gratuitas que expressam essa polarização social e política em nossa sociedade.

Texto adaptado do original de Silvio Caccia Brava, editorial ONDA CONSERVADORA, do Le Monde Diplomatique Brasil, edição 112, de 8 de outubro de 2016. http://www.diplomatique.org.br/editorial. php?edicao=112

Ainda em relação à expressão “saiu do armário”, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • R: D.

     

  • Desculpe o comentário sem muito a ver com a resolução da questão. Fazer questões de universidades federais é um saco! Só textos de cunho ideológico de esquerda...Tá maluco! 2

  • Bom, devido ao cunho ideológico de esquerda, a alternativa errada é a D. "Sair do armário" é usado pelos conservadores para "zoar" homossexuais. Dizer que a direita "saiu do armário", usando essa expressão pra falar daqueles que foram quem a cunharam "pra ofender os indefesos e coitados homossexuais", não atenua (abranda, suaviza), mas ressalta a "homofobia" da direita.

  • Mesmo a galera sabendo que a banca segue uma ideologia político-partidária de esquerda, tem gente que insiste em expor suas insatisfações pessoais contra a banca aqui e o pior, daqui a duas semanas, vão realizar o concurso pra tentarem ser servidores da instituição. Como pode isso???

  • melhor professor!

  • Nunca vou entender concurseiro de direita neoliberal, hahahahahaha

  • quando a pessoa precisa ESQUERDAR para passar em um concurso de federal kkkkkkkkkkk seria cômico se não fosse trágico.

  • Amo essas questões de cunho ideológico da PR-4!! E pra quem ta reclamando, é só não prestar concursos dessa banca, simples assim!

  • Desculpe-me o meu Comentário, esses textos dessas Universidades Federais, só servem para distorcer, propagar mentiras com artigos acadêmicos. O povo acordou e não aceita mais essas Narrativas.

  • Desculpe-me o meu Comentário, esses textos dessas Universidades Federais, só servem para distorcer, propagar mentiras com artigos acadêmicos. O povo acordou e não aceita mais essas Narrativas.

  • Eles não vão nos doutrinar através dessas questões, bolsonaro até o fim!!!!!

  • Engraçado, esse povo que defende o neoliberalismo, e quer fazer concurso público.

    Nunca vou entender o que se passa na cabeça desses eleitores de bolsonaro

  • Engraçado, esse povo que defende o neoliberalismo, e quer fazer concurso público.

    Nunca vou entender o que se passa na cabeça desses eleitores de bolsonaro

  • verbo 1. transitivo direto e pronominal tornar(-se) tênue; fazer(-se) menos espesso; amolecer. "substância que age atenuando a viscosidade de um líquido" 2. transitivo direto e pronominal tornar(-se) mais fino, emagrecer, adelgaçar-se. "a. os quadris com vigorosas massagens"