SóProvas


ID
2422207
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conhecimento científico, além de ser obtido de forma específica, ou seja, a partir de uma metodologia científica, possui canais próprios para disseminar seus resultados. Em relação ao conhecimento científico, analise as afirmativas a seguir.

I. As organizações não são consideradas fontes de informação, pois produzem documentos para outros fins.

II. Pesquisas em andamento somente serão consideradas fontes de informação após a publicação em canais formais de comunicação.

III. Os periódicos científicos surgiram para possibilitar uma comunicação mais rápida e precisa das pesquisas, possibilitando uma troca também rápida de ideias e críticas.

IV. Considera-se literatura cinzenta os relatórios técnicos, pré-prints, dissertações e teses, entre outros.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - Falso;

    Correto: As organizações são importantes fontes de informação, tanto pelos documentos produzidos, quanto por seus colaboradores. Muitas organizações sem fins lucrativos produzem grande variedade de documentos que podem ser obtidos com certa facilidade e, em muitos casos, gratuitamente. As organizações com fins lucrativos não costumam disponibilizar suas informações, no entanto, é costume divulgar documentos úteis. O acesso aos documentos de uma organização pode ser feito por meio de sua biblioteca, centro de informação e arquivo.

    (VIEIRA, 2014, p. 139-140).

    II - Falso;

    Correto: [...]. A comunicação informal utiliza os chamados canais informais e inclui normalmente comunicações de caráter mais pessoal o que que se referem à pesquisa ainda não concluída, como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos de congressos e outras com características semelhantes.

    (CAMPELLO; CENDÓN KREMER,2007, p.22).

     

    III - Correto;

    IV - Correto"Literatura cinzenta - designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria". (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2007, p.97).

     

    Gab. D