GABARITO B.
A atuação do Programa de Qualidade no Serviço Público encontrava-se subdividida em três áreas:
• Qualidade do Atendimento ao Cidadão: visa orientar as organizações públicas brasileiras no estabelecimento dos padrões de qualidade do atendimento ao cidadão e na realização de pesquisa de satisfação do usuário dos serviços públicos;
• Mobilização das Organizações Públicas Brasileiras: procura estimular, orientar e apoiar as organizações públicas na implementação de ações de melhoria baseadas no Modelo de Excelência em Gestão Pública;
• Avaliação e Melhoria da Gestão: efetua o reconhecimento das organizações públicas brasileiras engajadas no processo de melhoria contínua da gestão por meio do Prêmio de Qualidade do Governo Federal.
Em 2005, foi implantado o GesPública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, através do Decreto no 5.378. Segundo consta em sua página oficial, o GesPública é o resultado da evolução histórica de iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência. Tem como principais características: ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.
O GesPública deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas de transformação da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no Plano Plurianual, à consolidação da Administração Pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.
O novo programa: tem a missão de promover a excelência em gestão pública; tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país; e tem como objetivos:
• Eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal.
• Promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas.
• Promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública.
• Assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados.
• Promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.
Nessa questão foi abordado o caráter estratégico com o caráter da qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta uma definição de gestão estratégica da qualidade. --> palavra em vermelho que designa o todo. Procure nas alternativas aquela que faz alusão ao todo:
"É um programa de qualidade que consiste em um conjunto vital de orientações a repercutir em toda a organização."
Resposta: Letra B.
Veja outra questão em que se associa o caráter pessoal com estratégia (intercâmbio muito comum proposto pelas bancas):
QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da
organização.
Dado que o estratégico comporta "o todo", ele também abarcará o planejamento estratégico de pessoas.
Fonte: Qconcursos.