O que são os benzodiazepínicos?
É muito provável que para muitas pessoas, a palavra benzodiazepínicos não represente nada. No entanto, se falarmos de Orfidal, Tranxilium, Lorazepam, Lexotam, Valium ou Trankimazin, a coisa muda. Grande parte da população já tomou algum deles por uma razão específica ou tem, certamente, um membro da família, amigos ou colegas de trabalho que utilizam diariamente.
Mas, o que são realmente os benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos atuam como sedativos (desaceleram as funções do corpo).
São drogas psicotrópicas que atuam sobre o sistema nervoso central. Ou seja, a sua ação não se limita apenas ao relaxamento e sedação, mas são também anticonvulsivas, amnésicas e relaxantes musculares.
Aumentam o efeito de uma substância química cerebral chamada GABA (ácido gama- aminobutírico).
GABA é um inibidor cerebral produzido no cerebelo, nos gânglios basais e em muitas áreas da medula espinhal. A sua função é relaxar e reduzir a atividade dos neurônios.
Um fato curioso é que os benzodiazepínicos chegaram ao mercado farmacêutico nos anos 60 para substituir os barbitúricos. Desde então, e com o lançamento do conhecido Valium (diazepam), pela empresa farmacêutica ROCHE em 1963, os benzodiazepínicos se tornaram as “drogas” mais consumidas na nossa história.
Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/benzodiazepinicos/
Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade.
Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina ao inibir a sua recaptação pelo neurónio pré-sináptico, aumentando o nível de serotonina disponível para se ligar ao receptor pós-sináptico. O grau de selectividade para outros transportadores de monoaminas (como a dopamina ou noradrenalina) é variável, embora a afinidade seja de forma geral muito baixa.
São a primeira classe de fármacos psicotrópicos a serem racionalmente desenhados, e são os antidepressivos mais amplamente prescritos em muitos países. Inibidores seletivos de recapturade serotonina (ISRS) fluoxetina paroxetina sertralina citalopram fluvoxamina.
As benzodiazepinas potenciam o efeito do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) no recetor GABAA, o que resulta em propriedades sedativas, hipnóticas (indutoras de sono), ansiolíticas (diminuição da ansiedade), anticonvulsantes e de relaxamento muscular. Os benzodiazepinicos são usadas no tratamento de ansiedade, insónias, agitação, ataques epilépticos, espasmos musculares, privação de álcool e como pré-medicação para intervenções médicas ou dentárias.
Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade.