-
Gabarito Letra B.
a) Dirijo-me a vossa senhoria para solicitar a vossa atenção a nosso pedido de recursos financeiros. A CONCORDÂNCIA É SEMPRE EM TERCEIRA PESSOA. O CORRETO SERIA "SUA ATENÇÃO".
b) Deve, a partir deste mês, vossa senhoria enviar todos os documentos recebidos para o setor de arquivamento. CORRETO.
c) Vossa excelência tens o conhecimento de que deves protocolar todos os pedidos em nossa seção. MESMO CASO DA LETRA A. O CORRETO SERIA "TEM".
d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos. DEVE OCORRER A CONCORDÂNCIA DE GÊNERO. SE O COORDENADOR É HOMEM, O CORRETO SERIA " ESTÁ INCUMBIDO".
-
a) Dirijo-me a vossa senhoria para solicitar a vossa [SUA] atenção a nosso pedido de recursos financeiros.
b) Deve, a partir deste mês, vossa senhoria enviar todos os documentos recebidos para o setor de arquivamento.
c)Vossa excelência tens [Tem] o conhecimento de que deves protocolar todos os pedidos em nossa seção.
d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos.
OBSERVAÇÕES:
Concordância de Gênero: Os adjetivos devem concordar normalmente com os pronome de tratamento os quais estão relacionados.
Ex: Vossa Senhoria está atarefda [Se for mulher]
Ex: Vossa Senhoria está aterefado [Se for homem]
Concordância Verbal: Os pronomes de tratamento, embora remetam a 2° pessoa do discurso, o verbo tem que ser posto na 3 ° pessoa.
Ex: "Vossa excelência tem um momento para conversarmos?"
-
d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos.
Vale ressaltar nessa alternativa:
Silepse de Gênero
Os gêneros são masculino e feminino. Ocorre a silepse de gênero quando a concordância se faz com a ideia que o termo comporta. Exemplos:
1) A bonita Porto Velho sofreu mais uma vez com o calor intenso.
Nesse caso, o adjetivo bonita não está concordando com o termo Porto Velho, que gramaticalmente pertence ao gênero masculino, mas com a ideia contida no termo (a cidade de Porto Velho).
2) Vossa excelência está preocupado.
Nesse exemplo, o adjetivo preocupado concorda com o sexo da pessoa, que nesse caso é masculino, e não com o termo Vossa excelência.
GAB - B
-
Complementando:
Vale ressaltar que antes de ''Pronomes de Tratamento'' é proibida a crase.
Algumas exceções: Dona, Senhora e Senhorita.
-
d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos.
Estamos falando dela ...Sua Senhoria
Ex:3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-seVossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se coma autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua
......Caro coordenador é um vocatico ...estamos falando com ele...vossa senhoria pode ser homem ou mulher
-
"Caro coordenador" : tal vocativo deixa claro que o emissor está falando diretamente com o receptor. Então o "vossa" está correto.
O erro está na palavra "incumbida", pois no início da frase podemos perceber que o receptor é um homem (coordenador). O correto seria então:
" Caro coordenador, vossa senhoria está incumbidO de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos."