SóProvas


ID
2453023
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

                            VIAGEM AO FOCO DA FEBRE AMARELA

      Semanas antes do anúncio dos primeiros casos de febre amarela silvestre, em janeiro, a doença já assustava no Leste de Minas Gerais. Famílias de pequenos municípios choravam seus mortos e doentes em dezembro sem saber de que mal se tratava. Nunca tinham ouvido falar da doença na região. Macacos começaram a morrer meses antes. Após a zika, em 2015, e a chicungunha, em 2016, é o terceiro ano consecutivo sob o jugo de doenças transmitidas por mosquitos. Especialistas dizem que houve falha de vigilância sanitária e defendem vacinar a população de grandes cidades do Sudeste, principalmente Rio, Vitória e Belo Horizonte, para conter a propagação da doença.(O Globo, 05/02/2017)

“...para conter a propagação da doença”. Temos aqui uma oração reduzida, que, se desenvolvida em forma de oração subordinada, teria como forma correta:

Alternativas
Comentários
  • gab c 

     

    para desenvolver as orações reduzidas:

    1º coloque o conector (que)

    2º conjugue o verbo

     

    flavia rita

  • Para conjugar o verbo da oração subordinada adverbial final, no modo subjuntivo, você deve observar a ideia de tempo futuro ( presente do subjuntivo) ou  passado (pretérito imperfeito do subjuntivo)que  pretende destacar em correlação com o que foi expresso na oração anterior, que é a principal:

     ... para  que se contenha a propagação da doença. (futuro)

    ... para que se contivesse a propagação da doença. (passado)

    Como o texto nos fala que "os especialistas defendem vacinar (que se vacine) a população, uma ação futura, para conseguir outra ação também futura (conter a propagação da doença), é mais correto usar o presente do subjuntivo: "para que se contenha a propagação da doença".

  • e defendem vacinar a população de grandes cidades do Sudeste, principalmente Rio, Vitória e Belo Horizonte, para conter a propagação da doença.(O Globo, 05/02/2017)

    Para tornar essa oração reduzida numa completa faça:

    1 - Insira a conjunção integrante (que/se) ou pronome relativo.

    2 - Conjuge o verbo. 

    Logo:

       para que se contenha a propagação da doença. 

    Note que o texto apresenta o verbo no tempo presente do indicativo e devemos manter isso. 

    a) E. Não há conjunção integrante nem inserção do verbo flexionado. 

     b) E. Há conjunção integrante, porém o tempo verbo está errado. Está no modo subjuntivo indicando hipótese. Deveria usar o modo indicativo respeitando as ideias do texto. 

     c) C

     d) E. Erro de ortografia. Nesse caso o correto seria 'contivesse'. 

     e) E. Não há conjunção integrante. 

  • VIDE  Q789032 funciona mesmo !

    Só os comentários mesmo para salvar.

     

    Parabéns a todos !

  • Tem comentários aqui pra levar pra vida!Valeu Roger. Enfim, consegui entender a diferença entre oração reduzida e completa.

  • Bom dia,

     

    Em questões de orações reduzidas é necessário primeiro saber o conceito, o que é uma oração reduzida ? Trata-se de uma oração subordinada que não terá elemento de ligação (conjunção) e que o verbo estará no infinitivo, gerundio ou particípio, falando em particípio lembra-se das terminações dele ? (Vo do Go to so);

     

    Especialistas dizem que houve falha de vigilância sanitária e defendem vacinar a população de grandes cidades do Sudeste, principalmente Rio, Vitória e Belo Horizonte.“...para conter a propagação da doença”  (observe que não temos uma conjunção, a palavra "para" é uma preposição), entretanto podemos observar que está expresso uma ideia de finalidade, logo sabemos que na oração desenvolvida irá aparecer uma conjunção subordinativa final, portanto:

     

    Para que se contenha (Não esqueça de flexionar o verbo)

     

    Resumindo:

     

    Oração reduzida: Sem conjunção subordinativa e verbo no infinitivo, gerundio ou particípio

    Oração desenvolvida: Conjunção subordinativa + verbo flexionado

     

    Bons estudos

     

     

  • Para desenvolver as orações reduzidas:

     

    1º coloque o conector (que)

    2º conjugue o verbo

     

    1 - Insira a conjunção integrante (que/se) ou pronome relativo.

    2 - Conjuge o verbo. 

     

    FONTE: FLÁVIA RITA.

  • Vejam o comenário do Roger Sampaio, esclarecedor.

  • Só um adendo: Quando temos uma oração subordinada, o verbo da subordinada sempre virá no modo subjuntivo.

    Na letra A nem ao menos teos uma oração. Nas alternativas B, D e E temos oração finais no modo SUBJUNTIVO, mas atentem-se ao fato de que estão em tempos diferentes (pelo contexto, dá para perceber que a oração reduzida está dando ideia de futuro). GABARITO C, POR ELIMINAÇÃO!!!

  • GABARITO:C 

  • alguém me ajuda, muitos estão falando que o verbo "contenha" está no futuro no subjuntivo, mas ele esta no presente do subjuntivo e não no futuro.

  • @Hevellyn Duarte,

    "muitos" erraram. Está na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo.

    Se vc olhar no texto, o período original está no presente: "Especialistas dizem [...] e defendem vacinar [...] para conter a propagação da doença", logo a oração reduzida, quando desenvolvida, deve estar no presente também, porém no modo subjuntivo, pois a conjunção assim o exige.

  • Tô aprendendo aos poucos,rsrd

  • Nesta questão, a leitura do texto é fundamental para sua resolução.