SóProvas


ID
2453410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na atualidade, há diversos estágios de processos biológicos que podem ser aplicados ao controle ambiental. Geralmente, esses processos são divididos em dois grandes grupos chamados de tratamento ativo e tratamento passivo.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses processos.

I. O tratamento ativo maximiza a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas.

II. O tratamento passivo se utiliza das espécies biológicas em condições naturais, requerendo controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos.

III. O tratamento ativo requer controle de processo, pessoal e infraestrutura semelhante ao de uma unidade de tratamento convencional.

IV. O tratamento passivo usa processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, remoção de metal em biomassas, filtração de material suspenso, entre outros, para remoção de contaminantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Gusek (1995), analisou os processos de tratamento de água divididos em dois grandes grupos: tratamento ativo e tratamento passivo. O tratamento ativo procura maximizar a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas, enquanto que o tratamento passivo se utiliza da atividade das espécies biológicas em condições naturais. Cabe ressaltar que o tratamento ativo requer infraestrutura, pessoal, controle de processo e manutenção da mesma forma que uma unidade de tratamento convencional e o tratamento passivo necessita somente de controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos. No caso do tratamento passivo para remoções de contaminantes, incluem-se processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, precipitação de carbonatos e sulfetos em condições anaeróbicas, filtração de material suspenso, remoção de metal em biomassas, precipitação e neutralização de amônia gerada e adsorção e troca com plantas ou outros materiais biológicos.