-
Confesso que não encontrei no aparato normal nada a respeito do tema proposto nessa questão.
-
I) INCORRETO >
princípio da Legalidade: Consiste em a Administração só poder praticar condutas previstas e autorizadas em lei. De acordo com Hely Lopes Meirelles “enquanto que na administração particular é licito fazer tudo o que a lei não proíbe, na Administração pública só é permitido fazer o que a lei autoriza”.
II) INCORRETO >
Princípio do devido processo legal: deve ser observado Não apenas do aspecto formal, mas principalmente no aspecto substancial. Assim o processo devido não é só aquele que se observa as exigências procedimentais e legais. O devido processo legal substancial deve começar no processo de elaboração legislativa, e não ficar adstrito apenas à sentença.
III) CORRETO >
princípio da gestão participativa: esse princípio tem previsão constitucional, art. 37, §3º " a lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulamentando especialmente:
I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;
II - o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5º, X e XXXIII;
III - a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública.
GABARITO B
-
De modo geral, a alternativa II está mais para o princípio da razoabilidade.
-
Além da razoabilidade, no item ii também pode ser aplicado o princípio do julgamento objetivo. O processo formal legal é focado no processo e não no resultado.
No item i, inverteu-se os conceitos.
-
GAB B
-
assertiva II faz referência ao devido processo legal em sua acepção MATERIAL.
-
Gabarito"B''. Verifica-se que está(ão) correta(s) III, apenas.
Dadas as afirmativas sobre os princípios da Administração Pública na Constituição Federal,
III. Pelo princípio da participação, a lei deve estimular a participação do usuário, inclusive quanto às reclamações sobre a prestação dos serviços públicos em geral.
Estudar é o caminho para o sucesso.
-
II. A Constituição Federal prevê o princípio do devido processo legal formal, pelo qual a decisão final deve ser justa, adequada e proporcional, buscando sempre a verdade real dos fatos - o devido processo legal deve existir o contraditório e a ampla defesa
-
Acredito que o erro da assertiva II está em determinar o "devido processo legal" como princípio da Administração Pública no texto da CF 88, quando na verdade o mesmo se configura como prerrogativa nos "Direitos e Deveres Individuais e Coletivos"
TEXTO DA QUESTÃO: Dadas as afirmativas sobre os princípios da Administração Pública na Constituição Federal [...]
"É certo que o devido processo legal, consagrado pelo artigo 5º, inciso LIV, da Constituição Federal de 1988 apresenta-se como uma garantia constitucional ampla, e uma das mais relevantes do direito constitucional. Atualmente, o princípio do devido processo legal é analisado sob dois aspectos, quais sejam, devido processo legal formal e devido processo legal substancial." <>
-
Acredito que o erro da assertiva II está em determinar o "devido processo legal" como princípio da Administração Pública no texto da CF 88, quando na verdade o mesmo se configura como prerrogativa nos "Direitos e Deveres Individuais e Coletivos"
TEXTO DA QUESTÃO: Dadas as afirmativas sobre os princípios da Administração Pública na Constituição Federal [...]
"É certo que o devido processo legal, consagrado pelo artigo 5º, inciso LIV, da Constituição Federal de 1988 apresenta-se como uma garantia constitucional ampla, e uma das mais relevantes do direito constitucional. Atualmente, o princípio do devido processo legal é analisado sob dois aspectos, quais sejam, devido processo legal formal e devido processo legal substancial." (IIra Coelho de Souza, Portal Jus.com.br)
-
A maioria respondeu D pelo conceito estar correto, mas a II não corresponde ao devido processo legal.
-
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre nacionalidade.
A- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.
B- Correta. É o que dispõe a CRFB/1988, em seu art. 12, §3º, IV: “Art. 12. São brasileiros: (...) § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos: (...) IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; (...)”.
C- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.
D- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.
E- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.