SóProvas


ID
2461672
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.

As auditorias administrativas constituem um tipo de controle geral de desempenho. 

Alternativas
Comentários
  • Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

  • Gabarito: Errado

    -----

    A auditoria administrativa é uma ferramenta importante para evidenciar através de prospecção funcional nos diversos setores da empresa, falhas e erros operacionais que, normalmente não são detectados pela administração, gerando prejuízos. Um levantamento minucioso é realizado por um profissional independente, nos departamentos da empresa, abrangendo todos os processos, com a finalidade de analisar e detectar as deficiências que geram falhas e perdas, sendo assim, recomendado as soluções pertinentes.

    Dessa forma, não seria um controle de desempenho e sim de análises de erros e deficiências dentro da organização.

    -----

    Fonte: http://www.abdmconsultoria.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=62

  • auditoria não é controle

  • Controle Interno não é Auditoria, assim como Auditoria não é Controle Interno. Confundir suas regras, em ambos os casos muito importantes, pode conduzir a sérias distorções funcionais, muitas vezes refletidas em confusos organogramas onde ambas as funções costumam aparecer justapostas, não distintas entre si e tratadas como se fossem uma mesma coisa.

    As normas de auditoria estabelecem que, o auditor deve avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada, a fim de determinar a extensão dos procedimentos de auditoria.

    Porém, é importante relatar que auditoria não é controle interno. Attie (apud CAVALHEIRO; FLORES, 2007, p. 30) define com clareza as diferenças entre a auditoria e os controles internos:

    "Às vezes imagina-se ser o controle interno sinônimo de auditoria interna. É uma ideia totalmente equivocada, pois a auditoria interna equivale a um trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos, normalmente executados por um departamento especializado, ao passo que o controle interno se refere á procedimentos de organização adotados como planos permanentes da empresa."

    Conforme consta no Informativo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (apud POLLIT; SUMMA 1999, p. 06), a Auditoria Operacional é uma atividade recente, que surgiu no final dos anos setenta e representa uma variante da atividade de auditar. O objetivo geral da Auditoria Operacional é assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando se a organização, unidades, sistemas, operações e programas da empresa estão atingindo os objetivos da corporação de forma eficiente.

    http://www.convibra.com.br/upload/paper/2013/81/2013_81_5573.pdf

  • ERRADO

    Para controlar o desempenho usa-se a avaliação de desempenho.

     

    " A principal finalidade da auditoria é informar à administração o que está ocorrendo de errado na empresa além de informar soluções para o gestor, que serão fundamentais na tomada de decisão ."

     

    https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigopronto.pdf

  • Gabarito errado.

    As auditorias administrativas constituem um tipo de controle geral de desempenho. 

    Na verdade as auditorias vão verificar se os processos estão rodando corretamente.




  • Gabarito: Errado.

    Auditoria não é controle.

  • Pra que repetir o mesmo comentário?????????????????/

  • Auditoria Interna pode ser conceituada como um ELEMENTO de controle, que tem como um de seus objetivos, a AVALIAÇÃO dos controles internos da empresa. ... Mas ela é específica, pontual.

    O controle interno é um plano permanente da empresa.

  • finalidade da auditoria é informar à administração o que está ocorrendo de errado na empresa, assim sendo informará soluções para o gestor, que o ajudará nas decisões.

  • Auditorias administrativas são espécies de projetos que contribuem para o alcance dos objetivos de um sistema de controle. Na condição de um projeto, as auditorias são temporárias e possuem um escopo determinado, ou seja, realizam a verificação de um ponto específico. Assim, erra o enunciado ao afirmar que as auditorias são controle do tipo geral.

    Na verdade, a auditoria é uma atividade pontual que contribui para a verificação de um ponto específico do sistema de controle e que gera como produto um relatório de auditoria, no qual se fará, com segurança razoável, um diagnóstico acerca do objeto auditado.

    Gabarito: Errado

  • Embora alguns colegas tenha dito que a Auditoria não avalia o desempenho , não é verdade , pois segundo a NBASP 100 - normas brasileiras de auditoria aplicadas ao setor público, a auditoria de conformidade pode avaliar o desempenho. O que deixa a questão incorreta é a palavra "GERAL" pois auditar pressupõe selecionar uma parte de acordo com a materialidade e relevância. Monitoramento é um controle geral e não auditoria.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Para respondermos à questão em análise, precisamos conceituar dois termos: auditoria administrativa e controle geral de desempenho. O primeiro refere-se à fiscalização das atividades operacionais de uma empresa. Por exemplo: a certificação de qualidade ISO por uma instituição está vinculada ao cumprimento de diversos procedimentos estabelecidos por esses normativos e verificados por meio de uma auditoria administrativa. Essa auditoria tem por finalidade verificar a existência de erros ou falhas nos procedimentos adotados. Por outro lado, o segundo é uma verificação que cabe ao gestor de qualquer empresa e tem por finalidade verificar o cumprimento de metas estabelecidas. Esse controle é geral e se realiza em todos os setores de uma empresa, não necessariamente por uma área destacada especificamente para isso.

    Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois, apesar de o controle de desempenho ser importante para que não exista “não conformidades" levantadas por uma auditoria, as auditorias administrativas estão relacionadas à verificação de cumprimento ou não de especificações e procedimentos previamente determinados. Ademias, o controle de desempenho está relacionado ao cumprimento de metas estabelecidas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.