SóProvas


ID
2463256
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, ao exercer sua função junto às Varas de Família, pode vir a ser chamado para assessorar o juízo na tomada de decisão sobre a guarda de filhos. Considerando as opções da guarda unilateral ou da guarda compartilhada, qual das alternativas está incorreta?

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.698, DE 13 DE JUNHO DE 2008.

    § 2o  A guarda unilateral será atribuída ao genitor que revele melhores condições para exercê-la e, objetivamente, mais aptidão para propiciar aos filhos os seguintes fatores:

    I – afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar;

    II – saúde e segurança;

    III – educação.

     

     

    NÃO TEM MORADIA

     

  •  

    Conforme a nova legislação (Lei nº 11.698/08), quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, será aplicada pelo juízo, sempre que possível, a guarda compartilhada. VERDADE

    Na guarda compartilhada, ainda que a criança passe períodos de tempo alternados entre as residências dos genitores (guarda física), ambos devem dividir, de forma constante, a responsabilidade pelas decisões mais importantes da vida do filho. VERDADE

    A legislação (Lei n°11.698) determina que na definição do genitor da guarda unilateral deverá se considerar aquele que tiver maior aptidão para oferecer ao filho: afeto, saúde, segurança e melhores condições de moradia. ERRADO, POIS NAO PODE ESTAR LIGADO A SITUAÇAO SOCIOECONOMICA.

    Na avaliação da guarda unilateral, ou exclusiva, devem-se considerar os interesses do guardião quanto a favorecer ou não o contato da criança com aquele que terá apenas o direito à visitação. 

    Na definição da guarda, a criança pode vir a ser ouvida pelo juiz ou mesmo pelo psicólogo, desde que não lhe seja imposta a escolha do genitor que deverá deter a guarda. VERDADE

  • A primeira necessidade que surge em avaliações envolvendo disputa de guarda é situar a questão da separação. Faz-se necessário entender a dinâmica familiar e os aspectos que levaram à ruptura dessa configuração, buscando não apenas as motivações da separação em si, mas principalmente as que levaram o casal a disputar judicialmente seus filhos. É importante compreender o que esses filhos e essa disputa representam para o casal, respeitando sempre o melhor interesse das crianças e adolescentes envolvidos no processo judicial.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712008000200013

  • Questão cruel, foi no detalhe do detalhe!! A gente sofre... rsrs

  • Questão desatualizada!

    A referida lei já foi alterada pela LEI Nº 13.058/2014, mas respondendo de acordo com a antiga LEI Nº 11.698/2008, temos:

    Art 1.583 - ...

    §2º  A guarda unilateral será atribuída ao genitor que revele melhores condições para exercê-la e, objetivamente, mais aptidão para propiciar aos filhos os seguintes fatores:

    • afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar;
    • saúde e segurança;
    • educação.

    Como é possível observar, não há nenhuma menção às melhores condições de moradia

    Gabarito: C