SóProvas


ID
2466109
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Ao tratar dos requisitos de certo crime, a doutrina jurídica assim explica: “ [...] é necessária, ainda, a presença do elemento subjetivo especial do tipo, representado pelo fim especial de agir, que, na dicção da descrição típica, é ‘para satisfazer interesse ou sentimento pessoal’, isto é, há a necessidade de que o móvel da ação seja para a satisfação desse tipo de interesse ou sentimento. Interesse pessoal, que pode ser material ou moral, é aquele que, por alguma razão, satisfaz pretensão, ambição ou anseio do agente, podendo ser representado por qualquer vantagem ou proveito que possa ser obtido pelo sujeito ativo em razão de sua conduta incriminada nesse tipo penal. [...] Sentimento pessoal, por sua vez, reflete um estado afetivo ou emocional do próprio agente, que pode manifestar-se em suas mais variadas formas, tais como amor, paixão, emoção, ódio, piedade, carinho, afeto, vingança, favorecimento ou prejuízo a alguém etc.”. A explicação acima transcrita refere-se ao crime de

Alternativas
Comentários
  • (A)

    " é necessária, ainda, a presença do elemento subjetivo especial do tipo, representado pelo fim especial de agir, que, na dicção da descrição típica, é ‘para satisfazer interesse ou sentimento pessoal’, isto é, há a necessidade de que o móvel da ação seja para a satisfação desse tipo de interesse ou sentimento. "

    É um crime funcional, isto é, praticado por funcionário público contra a Administração Pública em geral, que se configura quando o sujeito ativo retarda ou deixa de praticar ato de ofício, indevidamente, ou quando o pratica de maneira diversa da prevista no dispositivo legal, a fim de satisfazer interesse pessoal. A pena prevista para essa conduta é de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

    Fundamentação:

    Art. 319 do CP

  • PREVARICAÇÃO
    Art. 319 - RETARDAR ou DEIXAR DE PRATICAR, indevidamente, ato de ofício, OU PRATICÁ-LO contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:
    PENA - DETENÇÃO, DE 3 MESES A 1 ANO, E MULTA.

    Art. 319-A. DEIXAR o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de VEDAR ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo:
    PENA: DETENÇÃO, DE 3 MESES A 1 ANO.


    GABARITO -> [A]

  • PREVARICAÇÃO.

    GABARITO -> [A]

  • PREVARICAÇÃO.

    GABARITO -> [A]

  •    Prevaricação

           Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

  • PARA SATISFAZER INTERESSE PESSOAL... PREVARICAÇÃO

    O RESTO DA QUESTÃO SE LER DEMAIS DÁ UM NÓ NA CABEÇA

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • Para responder à questão, cabe a análise do conteúdo do enunciado e o cotejo com as alternativas constantes de seus itens, a fim de verificar qual delas corresponde às considerações feitas no enunciado.
    Item (A) - O crime de prevaricação encontra-se no artigo 319 do Código Penal, que conta com a seguinte redação: "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A satisfação de sentimento pessoal é elemento subjetivo específico do tipo do crime de prevaricação. Quanto à definição de sentimento pessoal, afirma Luiz Regis Prado, no volume 4 da sua obra Curso de Direito Penal Brasileiro (Editora Revista dos Tribunais) , que "(...) o sentimento pessoal denota um estado afetivo ou emocional, manifestado através de uma paixão ou emoção, como o amor, o ódio, a piedade, o espírito de vingança etc". Com efeito, está evidente que a explicação constante do enunciado corresponde ao delito de prevaricação, sendo a presente alternativa correta.
    Item (B) - O crime de corrupção passiva encontra-se tipificado no artigo 317 do Código Penal, que tem a seguinte redação, senão vejamos: "solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de corrupção passiva, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta. 
    Item (C) - O crime de concussão encontra-se previsto no artigo 316 do Código Penal, que tipifica a seguinte conduta: "exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de concussão, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta. 
    Item (D) - O crime de condescendência criminosa está previsto no artigo 320 do Código Penal, que assim dispõe: "deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de condescendência criminosa, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta. 
    Item (E) - O crime de peculato está previsto no caput do artigo 312 do Código Penal: "apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de peculato, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta.
    Gabarito do professor: (A) 
  • Para responder à questão, cabe a análise do conteúdo do enunciado e o cotejo com as alternativas constantes de seus itens, a fim de verificar qual delas corresponde às considerações feitas no enunciado.
    Item (A) - O crime de prevaricação encontra-se no artigo 319 do Código Penal, que conta com a seguinte redação: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A satisfação de sentimento pessoal, elemento subjetivo específico do tipo do crime de prevaricação. A esse teor, o elemento citado é consistente em qualquer tipo de afeto em relação a bem ou valor. Neste sentido, afirma Luis Regis Prado, no volume 4 da sua obra Curso de Direito Penal Brasileiro (Editora Revista dos Tribunais) , que "(...) o sentimento pessoal denota um estado afetivo ou emocional, manifestado através de uma paixão ou emoção, como o amor, o ódio, a piedade, o espírito de vingança etc". Com efeito, está evidente que a explicação constante do enunciado corresponde ao delito de prevaricação, sendo a presente alternativa correta.
    Item (B) - O crime de corrupção passiva encontra-se tipificado no artigo 317 do Código Penal, que tem a seguinte redação, senão vejamos: "Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de corrupção passiva, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta. 
    Item (C) - O crime de concussão encontra-se previsto no artigo 316 do Código Penal, que tipifica a seguinte conduta: "exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de concussão, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta. 
    Item (D) - O crime de condescendência criminosa está previsto no artigo 320 do Código Penal, que assim dispõe: "Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente". A explicação contida no enunciado não guarda nenhuma relação com o delito de condescendência criminosa, do que se verifica que a presente alternativa é incorreta. 
    Item (E) - 
  • Foi tanto sentimento pessoal chutei na prevaricao kkk