SóProvas


ID
2471380
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A regra de pontuação que determina o emprego da vírgula em “Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.” também se aplica ao trecho adaptado do editorial “Nem tão livres” (Folha de S.Paulo, 04.04.2017):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    “Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.”  (Aposto Explicativo)

     

    (e) O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York, talvez surpreenda quem comemora as facilidades dos meios eletrônicos. APOSTO EXPLICATIVO 

  • Por que a letra A está errada?

  • Na alfa também não seria aposto?

  • Le Ferreira as vírgulas estão colocadas corretamente na alternativa "A", porém não dão o mesmo sentido, isto é, de aposto explicativo, como na frase dada na questão.

  • Na frase>>>> Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.

    O termo Marechal de Ferro está explicando quem é Floriano Peixoto, por isso é chamado de aposto explicativo.

    O mesmo acontece na frase >>>>> O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York, talvez surpreenda quem...

    O termo ONG com sede em Nova York, explica o que é o  Comitê de Proteção aos Jornalistas.

     

    A alternativa A, não poderia ser pois o termo>>>> Passou o tempo, diz o ativista Joel Simon, é um sujeito deslocado.

    Perceba que o certo seria 

    SUJEITO + VERBO + OBJETO 

    O sujeito deveria estar no início da frase, por não estar foi intercalado com vírgulas.

  • gostei muito da aula

     

  • Na alternativa A, as vírgulas foram empregadas para separar orações intercaladas.

    Fala de Joel Simon: "Passou o tempo em que se acreditava ser impossível censurar ou controlar a informação na internet."

    Intervenção do narrador: "diz o ativista Joel Simon"

     

    Nestes casos também é comum o uso de travessões:

    "Passou o tempo   diz o ativista Joel Simon   em que se acreditava ser impossível censurar ou controlar a informação na internet."

     

  • SEPARA APOSTO

  • “Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.”  -> APOSTO

    A banca quer saber em qual alternativa tem outro aposto.

     

    O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York, talvez surpreenda quem comemora as facilidades dos meios eletrônicos.

    GABARITO -> [E]

  • A letra "A" acredito que seria vocativo, alguém confirma?

  • A letra A se refere a separação de oraçoes interferentes.

     

    Ela é um subtipo da regra das oraçoes intercaladas, pois a oraçao interferente é aquela que interrompe o periodo, que interfere na ordem direta com um comentário ou explicação:

     

    exemplo:

    Acontece que a donzela, isso era segredo dela, também tinha seus caprichos.

    Passou o tempo, diz o ativista Joel Simon, em que se acreditava ser impossível censurar ou controlar a informação na internet.

     

  • Vamos ter atenção na hora de falar qual é o gabarito correto?

  • A pergunta pede qual alternativa possui aposto explicativo, pois a vírgula no enunciado tem esse sentido, sendo assim o gabarito é (E)

  • Um aposto explicativo (X) tem por característica ser idêntico ao termo que ele esclarece (Y). Neste caso vocês podem reparar que a única frase  em que pode acontecer X = Y é a letra E

     

    Comitê de Proteção aos Jornalistas = ONG com sede em Nova York

     

    Em nenhuma outra alternativa é possível observar essa relação. 

  • Quanto a letra a:

    Uma colega disse que " diz o o ativista Joel Simon" é um sujeito deslocado. Acho que está errado porque nesse caso a vírgula estaria separando o objeto direto "passou o tempo"do seu verbo dizer, e isso não é permitido.

    Tbm não pode ser vocativo porque não é um chamamento: "Pedro, deixaram um recado para você".

     

    Eu tbm tinha ficado na dúvida do que seria, a frase é um comentário do autor. Os colegas  falaram que era um oração intercalada e quando fui olhar na minha gramática da Adriana Figueredo vi que ela diz o comentário do interlocutor corresponde a uma oração intercalada (o exemplo era bem parecido). A vírgula e obrigatória nesse caso.

  • Olá galera!!! IHUUUUUUU

     

    Vamos ao ponto para nunca mais errar!!!

     

    “Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.” 

     

    como eu sei que isso é um aposto explicativo? Simples!

     

    Perceba: esse tipo de aposto amplia o significado do termo fundamental. Aparece isolado por vírgula, travessão ou após dois-pontos.

     

    Beleza?!

     

    GABARITO E

     

    Como sei que o gabarito é a letra E?!

     

    Veja:

     

    (e) O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York, talvez surpreenda quem comemora as facilidades dos meios eletrônicos.

     

    A frase em negrito está dando uma ideia de ampliação de significado?! Está. TODO aposto explicativo você poderá retirá-lo sem prejuízo da frase. É algo sem necessidade, quem nem contribui e nem prejudica a frase.

     

    Lembre-se: toda as vezes que você encontrar um trecho que funcione como uma espécie de informação secundária a respeito do termo antecedente, são sempre separadas por vírgulas e serão suprimidas sem prejudicar o sentido do período.

     

    Valeu pessoal!!!!

     

    Espero ter auxiliado. 

     

    Deus no comando!

  • Agora entendi porque a questao "A" esta errada. e porque e um sujeito deslocado, isto e, ele esta intercalado na virgula e nao ta explicando nada sobre o sujeito. Aposto e quando o termo explica um nome ou sujeito.... vlw pelos comentarios

  • Andrei amei sua explicação muito obrigada Deus te abençoe !!!

  • LETRA E!

     

    Trata-se de aposto explicativo.

  •  " O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York,  talvez surpreenda...." não esta explicando o Comitê de Proteção aos Jornalista, ora esta mais para um APOSTO ESPECIFICATIDO e não explicativo.

  • Uma ORAÇÃO INTERCALADA pode causar dúvidas e ser confundida com APOSTO.

     

    Qunado estiver na dúvida, verifique se entre vírgulas há uma oração com sujeito. Ex:   Eu, disse o candidato, preciso do voto de vocês. > Eu (sujeito 1) / candidato (sujeito 2). Logo se trata de uma oração intercalada.

     

    Na questão > Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.  Notem que 'marechal de ferro' ainda está qualificando Floriano Peixoto (o sujeito 1) e não um sujeito independente na oração entre vírgulas. Logo se trata de aposto.

  • O gabarito dessa questão a menos errada é a E, porque o enunciado fica claro que quer um aposto explicativo, não vejo a letra E um aposto explicativo porque esta totalmente fora de contexto, esta explicando o que???

  • Questão de APOSTO EXPLICATIVO (tem valor substantivo: "Marechal de Ferro") e que explica outro Substantivo (Floriano Peixoto).

    Bons estudos.