Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social
Conforme Eunice Terezinha Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. ABEPSS/CFESS, Unb, Brasília, 2009. Disponível on line), o laudo social é um dos documentos que será utilizado como prova judicial, isto é, ele embasará e direcionará a decisão do magistrado, portanto, ele pode incidir diretamente na decisão e na sentença judicial. Iremos agora comentar cada alternativa:
a) Esta alternativa está incorreta. Na área sócio-jurídica o laudo social consistirá num documento que subsidiará a decisão judicial, portanto, não é somente uma formalidade necessária. Constitui-se num documento de suma importância e que pode negar o afirmar direitos, implicando, assim, nas vidas das pessoas.
b) Esta alternativa está correta. De acordo com a autora supracitada, o laudo social é o documento que apresentará a autoridade judicial as informações mais relevantes após realização do estudo social. Além disso, o laudo apresenta em seu final o parecer social, cujo objetivo é apresentar determinada conclusão sobre a situação verificada bem como alternativas para sua resolução. Para construir o laudo o profissional poderá utilizar uma arsenal de instrumentais como a entrevista, a visita domiciliar, a visita institucional, estudos bibliográficos e documentais, dentre outros. O laudo social será remetido a autoridade que o solicitou e implicará na decisão judicial, sendo assim, ao elaborar este documento deve-se lembrar que ocorrerá rebatimento na vida dos sujeitos envolvidos. Desta forma, o profissional deve estar atento a responsabilidade inerente a sua profissão e possuir como horizonte o projeto ético-político. Em conclusão, o laudo constitui-se como prova judicial por integrar os autos do processo e orientar a decisão final.
c) Esta alternativa está incorreta pois o laudo social não caracterizado com um respaldo obrigatório. A autoridade judicial pode requerer outros tipos de documentos para subsidiar a sua decisão.
d) Esta alternativa está incorreta pois o laudo social não é simplesmente um recursos importante. Ele será anexado aos autos do processo e servirá como prova para a tomada de decisão do magistrado, portanto, é recurso fundamental e que subsidia a decisão final.
e) Esta alternativa está incorreta visto que não descreve exatamente a função do laudo social, o qual será utilizado para definir a decisão sobre determinada situação.
RESPOSTA: B