SóProvas


ID
2471554
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os assistentes sociais encontram limites concretos para a ação ética em defesa da concretização dos direitos humanos, limites esses impostos pelas contradições da sociedade brasileira capitalista, marcada pela desigualdade social e pelas diversas formas de exclusão que se sobrepõem à plena realização dos indivíduos. Vencer esses limites supõe estabelecer atitudes críticas da parte dos profissionais, enquanto agentes éticos, para avançarem em suas práticas, no compromisso com os trabalhadores, na garantia da realização dos direitos humanos e na construção de uma sociedade igualitária para todos. Supõe, ainda, compreender o cotidiano profissional em suas contradições e conflitos institucionais, no sentido de identificar possíveis mediações e estratégias que contribuam para

Alternativas
Comentários
  • IAMAMOTO, Marilda. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2014. 

    Pg. 62

    "Pesquisar e conhecer a realidade é conhecer o próprio objeto de trabalho, junto ao qual se pretende induzir ou impulsionar um processo de mudanças. Nesta perspectiva, o conhecimento da realidade deixa de ser um mero pano de fundo para o exercício profissional, tornando-se condição do mesmo, do conhecimento do objeto junto ao qual incide a ação transformadora ou esse trabalho".

  • É nesse chão de intensas contradições tensionadas pela luta de classes que o assistente social é chamado a cravar suas ações sobre as questões trazidas e reconhecidas como sendo “direito do usuário” ao qual deve buscar materializar por meio de suas ações profissionais individualizadas. Não há como ignorar que as necessidades não são individuais, posto que são comuns a um conjunto de humanos no interior do mesmo movimento histórico de exploração do trabalho — refrações da “questão social” — e que a resposta a essas necessidades é fruto de direitos conquistados pela luta de classes, refuncionalizada a reprodução do capital pelo Estado burguês, que é quem organiza o aparato institucional consti‑ tutivo das políticas sociais. Na esfera terminal dessa execução há um conjunto de trabalhadores (médicos, enfermeiros, pedagogos, psicólogos etc.) que colocam sua capacidade física e mental para o trabalho a serviço das políticas sociais, incluindo os assistente sociais, cujo compromisso ético-político propõe ações vinculadas à emancipação humana, questão cada vez mais premente, sobretudo no âmbito da crise estrutural do capital que caminha para a extinção da humanidade (Mészáros, 2009).

     

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n117/03.pdf

  • Achei as questões de Serviço Social desse concurso com um nível alto, questões muito bem elaboradas.

  • GABARITO: RESPOSTA B