SóProvas


ID
2478640
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

                          Das Disposições Preliminares

[...]

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (incluído pela Lei nº 13.257, de 2016).

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

A) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

B) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

C) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

D) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em 20/04/2017.  

Em relação à estrutura da frase, aos seus constituintes e aos períodos complexos do texto anterior, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O verbo gozar, no sentido de "possuir", exige preposição: "gozam de todos os direitos".

    O verbo possuir é transitivo direto: não admite preposição: "possuem todos os direitos".

     

    Portanto, a substituição altera a regência verbal.

    Gabarito: a.

  • Alternativa A : Verbo GOZAR = verbo transitivo indireto( NECESSITA DE PREPOSIÇÃO)/ verbo POSSUIR = verbo transitivo direto ( INDEPENDE DE PREPOSOIÇÃ para ALCANÇAR SEU SENTIDO )

    Alternativa B : Quem se assegura se assegura DE algo , exige preposição para alcançar seu sentido, neste caso é um VERBO TRANSITIVO INDIRETO, logo seu complemento será OBJETO INDIRETO, neste caso utiliza-se o PRONOME OBLÍQUO (LHE) que serve para substituir referencia a PESSOA. 

    Alternativa C : OU é uma conjunção altenativa, bem com ORA .

    Alternativa D : E é uma conjunção ADTIVA bem como NEM.

     

  • Gabarito: LETRA A

     

    O verbo possuir é transitivo direto, ou seja, não necessida de preposição para ser ligado ao seu complemento. Assim, substituindo o verbo gozar pelo verbo possuir mudaríamos, sim, a regência verbal, pois ele passaria de transitivo indireto (verbo gozar) para transitivo direto (verbo possuir).

  • Na alternativa B, se estivesse escrito "assegurando lhes", estaria errado? Qual a função desse SE? Alguém por gentileza, pode tirar me está dúvida ?
  • Flávio, acredito que seja partícula apassivadora "todas as oportunidades e facilidades são asseguradas à criança e ao adolescente".