SóProvas


ID
2479489
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

      Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos, para se conectarem e colaborarem mais facilmente. Mas em pouco tempo ficou claro que Nagele tinha cometido um grande erro. Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe.

      Em abril de 2015, quase três anos após a mudança para o escritório aberto, Nagele transferiu a empresa para um espaço de 900 m² onde hoje todos têm seu próprio espaço, com portas e tudo.

      Inúmeras empresas adotaram o conceito de escritório aberto – cerca de 70% dos escritórios nos Estados Unidos são assim – e até onde se sabe poucos retornaram ao modelo de espaços tradicionais com salas e portas.

      Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos – fatores que estão contribuindo para uma reação contra esse tipo de organização.

      Desde que se mudou para o formato tradicional, Nagele já ouviu colegas do setor de tecnologia dizerem sentir falta do estilo de trabalho do escritório fechado. “Muita gente concorda – simplesmente não aguentam o escritório aberto. Nunca se consegue terminar as coisas e é preciso levar mais trabalho para casa”, diz ele.

      É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso, mas algumas firmas estão seguindo o exemplo de Nagele e voltando aos espaços privados.

      Há uma boa razão que explica por que todos adoram um espaço com quatro paredes e uma porta: foco. A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos.

      Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores.

(Bryan Borzykowski, “Por que escritórios abertos podem ser ruins para funcionários.” Disponível em:<www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 04.04.2017. Adaptado)

É correto afirmar que a expressão – contudo –, destacada no quinto parágrafo, estabelece uma relação de sentido com o parágrafo

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    Inúmeras empresas adotaram o conceito de escritório aberto – cerca de 70% dos escritórios nos Estados Unidos são assim – e até onde se sabe poucos retornaram ao modelo de espaços tradicionais com salas e portas.

     

    Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos – fatores que estão contribuindo para uma reação contra esse tipo de organização.

  • Parabéns ao Qconcursos, realmente se sobressai entre outras ferramentas de preparação para concursos e se mostra uma boa arma para os concurseiros... "Seja forte e corajoso"

     

    #Questõesmuitasquestões

  • A conjunção contudo é coordenada adversativa que está dando uma oposição do termo anterior.

  • A conjunção CONTUDO é uma conjunção coordenada adversativa que contraria uma ideia anteriormente apresentada.

    No parágrafo anterior nos é apresentado dados sobre a adesão ao modelo de escritório aberto, demonstrando, em linhas gerais, um aspecto positivo; no 5º parágrafo o texto introduz, com a conjunção CONTUDO, alguns aspectos negativos do modelo de escritório aberto. Assim verifica-se que há uma adversidade de ideias entre esses dois parágrafos.

     

    RESPOSTA: D

  • ADVERSATIVAS QUEBRA DE EXPECTATIVA, OPOSIÇÃO

  • Boa tarde,

     

    Conjunções coordenadas adversátivas, exprimem uma ideia de contraste ou oposição a uma ideia anterior, são elas:

     

    Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entando

     

    Bons estudos

  • GAB    D

     

     

    ADVERSATIVA        =         IDEIA QUE     CONTRAPÕE, CONTRASTE, OPOSIÇÃO

     

    CONTRASTE     OPOSIÇÃO         Q673223   Q826460      Q514498       Q826494

     

    MAS =  E   (depende do contexto)

     

    PORÉM

    NÃO OBSTANTE

       

    AINDA ASSIM

     A NÃO SER

    SÓ   QUE

     

     SENÃO (DO CONTRÁRIO)

       MAS        =  QUE

     Ex.:     DIGA ISSO A OUTRA PESSOA, MAS  = QUE NÃO A MIM

                                                                  

     

  • Contudo = adversativa = oposição. 

    "mas / contudo / entretanto/ todavia etc.."

  • Adversativas: Possuem ideia de oposição, contraste. -> mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc.

    Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória. Pesquisas, contudo,...

  • Errei essa, mas uma dica do professor foi valiosa.

    Contudo, no entanto, todavia, entretanto.... fará OPOSIÇÃO ao Anterior, ou seja, algo que já foi apresentado, eliminando de cara duas alternativas.

    Como é uma palavra de oposição, elimina-se mais duas alternativas, confirmando.....atestando.... 

     

    Sobra só a D

    :)

  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. 

    Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

     

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php

     

     

    Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

    Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos, para se conectarem e colaborarem mais facilmente. Mas em pouco tempo ficou claro que Nagele tinha cometido um grande erro. Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe.

     

    d)  anterior, introduzindo informações que se contrapõem à visão positiva acerca dos escritórios abertos.

  • Parabéns para a explicação do professor.

  • Gabarito D!

    Contudo,todavia,entretanto são conjunções que demonstram adversidade ou oposição a ideias presentes no texto.

    Sabendo isso nem precisa a olhar o texto.

    FORÇA!

  • A conjunção “contudo” só pode ter valor coordenativo adversativo. Assim, ela inicia um segmento de valor de contraste, oposição, ressalva, em relação a uma informação anterior.

    Dessa forma, só cabe a alternativa (D).


  • Insta @jotaconcursos Já deixou bem claro e simplificado, obrigada.

  • Conjunção não se decora, ENTENDE-SE!

    (Válido para a maioria dos assuntos de Língua Portuguesa)

  • A conjunção "Contudo" sinaliza a ideia de oposição, contraste. Trata-se de uma conjunção adversativa.

    Analisando o contexto, ela introduz uma ideia que se contrapõe ao conteúdo do parágrafo anterior. À visão positiva dos escritórios abertos é apresentado uma desvantagem associada à perda de produtividade nesses ambientes.

    Resposta: Letra D

  • É correto afirmar que a expressão – contudo –, destacada no quinto parágrafo, estabelece uma relação de sentido com o parágrafo: anterior, introduzindo informações que se contrapõem à visão positiva acerca dos escritórios abertos.

    As conjunções coordenativas ligam termos que exercem a mesma função sintática ou orações independentes, coordenadas. Elas são classificadas em:

    ·      Adversativas, quando indicam oposição, contraste: mas, porém, todavia, contudo, entretanto.