-
Planejamento Organizacional
A arte de planejar e se organizar são algo natural do ser humano. A nossa sociedade é regrada como um todo e procura ser organizada, por mais que possamos questionar a sua organização. O planejamento organizacional busca encontrar métodos de estabelecer a ordem dentro de uma companhia.
O planejamento organizacional é um setor do planejamento estratégico empresarial. Quando uma empresa é dirigida de maneira caótica, é muito fácil perder o foco e não ter mais objetivos definidos. Desta maneira, as pessoas que formam esta companhia já não têm mais algo concreto para buscar no seu dia a dia profissional. Quando isso acontece, a empresa perde em produtividade e não consegue alcançar os seus objetivos.
Muitas vezes o planejamento organizacional é conduzido por especialistas com técnicas complexas, que têm um fundo científico e bastante técnico. Estas técnicas nos trazem diversas ferramentas de análise que se mostram detalhadas, mas complicadas. Este tipo de situação, em alguns casos, somente atrapalha, pois não trás nada concreto para o planejamento organizacional da empresa.
-
Gabarito C:
Creio haver um equívoco:
''O planejamento se encontra na alta administração, com habilidades técnicas, conhecimentos, informações, métodos para a realização das tarefas e implementação dos planos para alcançar as metas e a realização dos objetivos.''
Habilidades técnicas e realização das tarefas estão no nível OPERACIONAL, não sendo, portanto, compatível com a alta administração, mas sim com a supervisão operacional.
Indiquei para comentário.
Bons estudos!
-
Nos itens I e II, a meu ver, estão com erro:
I. O planejamento se encontra na alta administração, com habilidades técnicas (Seria Conceitual), conhecimentos, informações, métodos para a realização das tarefas e implementação dos planos para alcançar as metas e a realização dos objetivos.
II. Na macroestrutura o planejamento tem fatores tecnológicos, sociais, religiosos, políticos, econômicos. Na microestrutura encontram-se fatores como; concorrentes, produtos, substitutos, clientes, fornecedores, entrantes potenciais (Ele inverteu, pois na microestrutura que trata-se do ambiente INTERNO não encontra fatores de concorrentes e entrantes potenciais e sim na MACROESTRUTURA).
Eu achei que fosse somente III, IV e V.
-
o certo não seria: ''Do bom planejamento à distribuição e coordenação dessas funções é que resulta a boa administração e desta, por sua vez, a boa organização.''?
-
Tbm achei estranho dizer que "habilidades tecnicas"..vamos pedir os comentários dos professores.
-
Concordo com o Yuri
-
Banca fundo de quintal é f...
-
Pela bondade de Cristo, me ajudem a interpretar:
I. O planejamento se encontra na alta administração, com habilidades técnicas, conhecimentos, informações, métodos para a realização das tarefas e implementação dos planos para alcançar as metas e a realização dos objetivos. Não seria habilidade conceitual?
II. Na macroestrutura o planejamento tem fatores tecnológicos, sociais, religiosos, políticos, econômicos. Na microestrutura encontram-se fatores como; concorrentes, produtos, substitutos, clientes, fornecedores, entrantes potenciais. Agora já não sei quem sou!
-
habilidades técnicas??? WTF??
-
Também solicitei comentário, mas se já pediram em 2017 e até agora o pedido não foi atendido, então ficaremos na dúvida. Na minha opinião I e II estão erradas.
-
Acredito que a I esteja errada mesmo... na alta administração, ou nível estratégico, prevalecem as habilidades conceituais.
Por mais que soe estranho, a II está correta:
Segundo Rodrigues (2015), para identificar como lentes e oportunidades organizacionais, a utilização de técnicas baseadas em cenários e tendências relacionadas ao ambiente externo às associações se faz necessária, subsidiando assim o planejamento das ações estratégicas. Esse ambiente externo pode ser compreendido a partir de duas perspectivas: o macroambiente e o ambiente da organização.
Análise do AMBIENTE EXTERNO – pode ser dividido em:
11.2.1 MACROAMBIENTE – não há troca de energia diretamente com a organização, é onde se encontram as:
- Forças Político-Legais;
- Forças Econômicas;
- Forças Tecnológicas;
- Forças Sociais.
11.2.2 AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO – há troca de energia diretamente com a organização, é onde se encontram as forças que têm origem nos:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Ações das Comunidades vizinhas à organização.
-
Para resolução da questão, vamos à
análise dos itens:
I. ERRADO. O planejamento
divide-se em estratégico, tático e operacional. O estratégico está ligado à
alta cúpula, o tático à gerência intermediária e o operacional aos setores da
ponta. Portanto, o item em questão está errado, pois não podemos generalizar o
processo de planejamento e centralizá-lo na alta administração.
II. CERTO. A macroestrutura avalia
aspectos políticos, sociais e econômicos da região ou pais em que uma empresa
se encontra. Por outro lado, a microestrutura faz uma análise de aspectos
relacionados às cinco forças competitivas de Porter.
III. CERTO. O item em questão está
correto, haja vista a recente adaptação das empresas ao trabalho remoto
compulsório decorrente da pandemia.
IV. CERTO. As reestruturações
empresariais envolvem um desejo de melhora, tanto por parte dos empregados
envolvidos, quanto por colaboradores externos, como clientes e fornecedores.
V. CERTO. Uma
administração efetiva deriva de um planejamento adequado, uma organização
eficiente, um controle eficaz e uma liderança capaz de conduzir essa organização
ao atingimento dos objetivos estabelecidos.
Gabarito da Banca: Letra C.
Gabarito do Professor: ANULADA (item I está errado, portanto, a questão não possui
alternativa como gabarito de resposta).