SóProvas


ID
2484817
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta considerando as disposições expressas do Código Tributário Nacional:

I. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

II. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.

III. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    Todas certas à luz do CTN, vejamos:


    I - Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    II - Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação (...)

    III  - Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes

    bons estudos

  • Importa mencionar que a questão pede o comando de acordo com o CTN.

     

    E sim, de acordo com o CTN, o Brasil adota a Teoria Tripartite, conforme o art 5º do CTN juntamente com uma interpretação literal do art. 145 da CF, são tributos:

    1. imposto;

    2. taxa;

    3. contribuições de melhoria.

     

    Ocorre que uma teoria mais moderna - Teoria Pentapartite - que não observa somente o art. 145 da CF, mas também o art. 148 (empréstimo compulsório) e art. 149 (contribuições especiais.) define que tributos são:

    1. imposto;

    2. taxa;

    3. contribuições de melhoria;

    4. empréstimo compulsório;

    5. contribuições especiais.

  • GABARITO A

     

    Só um acrescimo as demais explicações:

     

    CTN.

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. (teoria tripartida).

    Art. 217. As disposições desta Lei, notadamente as dos arts 17, 74, § 2º e 77, parágrafo único, bem como a do art. 54 da Lei 5.025, de 10 de junho de 1966, não excluem a incidência e a exigibilidade: (percebe-se que a teoria tripartida é insuficiente como critério distintivo das modalidades tributárias).

     

    A teoria mais aceita é a quinquipartida, inclusive tipologicamente encartada no texto magono:

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

    Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

     

    Sendo assim, há a possibilidade, de acordo com a CF 1988 e CTN, de imposição de 5 formas de tributos:

    impostos -  Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

    taxas - Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

    contribuição melhoria - Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado C/C CF 1988, Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: 

    III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.

    emprestimos comulsórios - Art. 148 CF1988

    contribuições - Art. 149 CF1988

     

    DEUS SALVE O BRASIL.

  • I- correto. Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

     

    II- correto. Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

            I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

            II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

     

    III- correto. Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

     

    robertoborba.com

  • cobrou literalidade do CTN, tnc.

  • Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta considerando as disposições expressas do Código Tributário Nacional:

    I. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    II. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação?

    CERTO. Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

            I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

            II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

    III. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes?

    Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

     

     

  • De acordo com o CTN tenho a Teoria Tripartiti e de acordo com a CF temos  a Pentapartiti , ncluindo empréstimo compussório e contribuição especiais no rol.

  • Gabarito letra A.

     

    I. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. (Correta - expressamente o CTN, assim como a CRFB/88, só prevê três tributos, que são os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria). Existe uma má técnica legislativa quanto à nomeiação dos tributos, o STF entende que são cinco os tributos existentes: os impostos, as taxas, as contribuições de melhorias, as contribuições especiais e os empréstimos compulsórios).

     

    II. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação. (Correta -  A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação - art. 4 - CTN).

     

    III. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. (Correta - legislação é um complexo de normas que regula um determinado assunto. Neste caso, do Direito Tributário).

  • Alternativa Correta: Letra A

     

     

     

    Código Tributário Nacional

     

     

     

    Item I: Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

     

     

    Item II: Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação (...)

     

     

    Item III: Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

  • Apesar de valer a teoria quinquipartite, a questão enunciou EXPRESSAMENTE o que está disposto no CTN no seu art 5º 

            Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

  • Para responder essa questão o candidato precisa conhecer alguns dispositivos do CTN. Feitas essas considerações, vamos à análise das alternativas.

    I) Essa é a classificação tripartite, adotada pelo CTN (art. 5º). Embora não esteja incorreto, afinal o enunciado vincula ao que está expresso no CTN, é importante destacar que o STF adota critérios diferentes, chegando a cinco espécies: impostos, taxas, contribuição de melhoria, contribuições sociais e empréstimos compulsórios. Correto.

    II) Trata-se de transcrição do art. 4º, do CTN. Correto.

    III) Trata-se de transcrição do art. 96, do CTN. Correto.

    Resposta do professor : Alternativa A.