SóProvas


ID
2496793
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A cuidadosa avaliação da qualidade de vida de pacientes em estado avançado de doença é um dos elementos fundamentais para o bom funcionamento de programas de cuidados paliativos. Os critérios para a escolha de uma boa medida de qualidade de vida deve contemplar os seguintes pontos: definição clara do que está sendo medido; itens específicos para a doença do paciente; e clareza e precisão dos enunciados. Nesse sentido, as escalas devem contemplar aspectos imediatos e efeitos a longo prazo do tratamento. Qual é a escala que atende a esses critérios e que pode ser utilizada em pacientes terminais?

Alternativas
Comentários
  • A Escala Roterdã de Sintomas desenvolvida por De Haes é um instrumento válido e preciso, utilizado em pesquisas internacionais, fácil de ser aplicado e avaliado. É auto-administrável e passível de tradução em diversos idiomas. Possui trinta itens abrangendo aspectos físicos, psíquicos e sociais. 

    Fonte: Livro Psico-oncologia no Brasil 

  • Gabarito E.

    A - A escala de Hamilton se trata de uma escala de avaliação da depressão.

    B - A escala de Sintomas de Estresse é utilizada para avaliar os sintomas físicos e psicológicos relacionados ao estresse.

    C - A escala de Coping de Lazarus caracteriza-se na identificação das estratégias que o sujeito utiliza frente a um evento estressante específico.

    D - A escala de Endinburgo trata-se de uma escala utilizada nos quadros de depressão pós-parto.

    E - Escala Roterdã/Rotterdam de Sintomas é utilizada para avaliar a relação do sujeito com o seu quadro de saúde/sintomas, utilizado normalmente em ações de cuidado paliativo e assistência terminal.