SóProvas


ID
2496823
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Ligia PY (2004), o aumento da longevidade, sonho dos humanos há tempos, surpreende nos tempos atuais, prenunciando uma nova era que transgride o padrão vigente da cronologia das idades. Tornar-se velho é alcançar uma forma de adiar a morte. Segundo a autora, os esforços que vêm sendo realizados para investigar, sistematizar e aplicar conhecimentos de vários campos sobre a morte e o morrer e os fenômenos a ela relacionados denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • Tanatologia é o estudo científico da morte. Ele investiga os mecanismos e aspectos forenses da morte, tais como mudanças corporais que acompanham o período após a morte, bem como os aspectos sociais e legais mais amplos. É, principalmente, um estudo interdisciplinar.

    A palavra é derivada de Tânato (em grego, θάνατος: "morte"), deus da mitologia grega que personificava a morte, mais o sufixo logia, que deriva do grego legein (Λογια: "falar") e significa estudo.

    O estudo da morte tem vários ramos e aplicações, atualmente vem se destacando na área policial, com os trabalhos do médico legista e do tanatologista policial, que vem ganhando mais notoriedade na atualidade por conta dos casos de homicídios de grande repercussão que esta ciência vem ajudando a desvendar.

    O termo Tanatologista Policial é um conceito moderno e pouco conhecido, mas que vem ganhando força devido a especialização desses profissionais, grandes aliados dos médicos legistas.