SóProvas


ID
2504041
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o que se encontra disposto na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, com suas alterações posteriores, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme previsto no artigo 36 da lei 8112/90, a assertiva E esta errada, pois:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    [...]

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;"

     

    Força;

  • Da Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge

    Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 

    § 1º - A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração. 

    § 2º - No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo.

  • Tal licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

     

     

    GABARITO ''E''

  • Objetivamente: (aqui a incorreta é a almejada pela questão)

    A) Correta -> texto do art. 5º, §2º, L. 8.112/90;

    B) Correta -> texto do art. 13, L. 8.112/90;

    C) Correta -> texto do art. 29 e incisos, L. 8.112/90;

    D) Correta -> texto do art. 49 e incisos, L. 8.112/90;

    E) Incorreta (gabarito) -> A licença por motivo de afastamento do cônjuge é dada por prazo INDETERMINADO e sem remuneração (art. 84, §1º, L. 8.112/90) - Atenção: as demais licenças da lei possuem prazo determinado.

    Bons estudos!

  • Macete: o amor n tem limite nem preço
  • Propagandas de grupos de Whatsapp??????

    Tá de sacanagem né???????

     

  • E) Poderá ser concedida licença, por prazo determinado, ao servidor que desejar acompanhar cônjuge que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo do Poder Legislativo.

    A licença é por prazo indeterminado e sem remuneração.

     

  • LETRA E INCORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

            § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

  • Bem, é a assertiva incorreta.

    A ---- Às pessoas portadoras de deficiência é garantida a reserva de vagas de até 20% - CORRETO. LEMBRANDO QUE SÃO ATRIBUIÇÕES COMPATÍVEIS COM A SUA REALIDE, NÃO SENDO QUALQUER CARGO QUE SEJA POSSÍVEL.

    B --- A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei. CORRETO. ESTÁ NA LITERALIDADE DA LEI.

    C --- Recondução é o retorno do servidor que anteriormente ocupava e poderá ocorrer de duas formas: INABILITAÇÃO NO ESTÁGIO PROBATÓRIO, OU REINTEGRAÇÃO (POR DECISÃO JUDICIAL) DO ANTERIOR OCUPANTE. CORRETA E SÓ ACONTECE COM SERVIDORES ESTÁVEIS E É FORMA DE PROVIMENTO DERIVADO.

    D --- Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações, gratificações e adicionais. PERFEITAMENTE COMPATÍVEL COM O TEXTO LEGAL."VANTAGENS" É GÊNERO, E ESPÉCIES SÃO INDENIZAÇÕES E GRATIFICAÇÕES E ADICIONAIS. LEMBRANDO AINDA, QUE, POR FORÇA LEGAL, AS GRATIFICAÇÕES E OS ADICIONAIS PODEM SIM SE INCORPORAR AO VENCIMENTO, DE ACORDO CO O CARGO OCUPADO E, CONSEQUENTEMENTE, LEVAR PARA A APOSENTADORIA JÁ AS INDENIZAÇÕES (AJUDA DE CUSTO, DIÁRIAS, TRANSPORTE, ETC), NÃO SE INCORPORAM AO VENCIMENTO PARA QUALQUER EFEITO

     E --- Poderá ser concedida licença, por prazo determinado, ao servidor que desejar acompanhar cônjuge que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo do Poder Legislativo. ERRADA. CURIOSAMENTE, ESSA LICENÇA POR AFASTAMENTO DO CÔNJUGE É POR TEMPO INDETERMINADO E SEM REMUNERAÇÃO. O CÔNJUGE PODE TER SIDO DESLOCADO PARA OUTRO PONTO DO TERRITÓRIO NACIONAL, A INTERESSE DA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO, OU, ATÉ MESMO, POR LIVRE VONTADE PARA O EXERCÍCIO DE MANTATO ELETIVO DO PODER LEGISLATIVO OU EXECUTIVO. CONTUDO, NÃO SE CONFUNDE ELA COM A REMOÇÃO A PEDIDO INDEPENDENTEMENTE DO INTERESSE DA AMINISTRAÇÃO (QUANDO O CÔNJUGE FOI REMOVIDO OU DESLOCADO) TAMBÉM DE OFÍCIO POR INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO É OBRIGADA A CONCEDÊ-LA). ESSES AFASTAMENTOS ACONTECEM POIS A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO PODE AFASTAR FAMÍLIAS E ROMPER COM O VÍNCULO FAMILIAR. AINDA COM ISSO, LEMBREM: LICENÇA PARA AFASTAMENTO DO CÔNJUGE E REMOÇÃO NÃO SE CONFUNDEM

    REMOÇÃO >>> caráter definitivo, com o deslocamento do servidor, com ou sem mudança de sede

    LICENÇA POR AFASTAMENTO DO CÔNJUGE >>> embora por tempo indeterminado, não tem caráter definitivo. O servidor deve regressar ao serviço público, quando, por exemplo, acabar o mandato eletivo do seu consorte. Pode ser concedida no estágio probatório, porém suspende-se o mesmo. Para fins de aposentadoria, tempo de serviço e promoção por antiguidade, nenhum efeito dela decorre. Não conta nada no histórico.

     

     

  • Gabarito: LETRA E

     

    a) CORRETA! Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    Art. 5º. § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

     

     b) CORRETA! A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

     

     c) CORRETA! A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou de reintegração do anterior ocupante.

       Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

            I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

            II - reintegração do anterior ocupante.

     

     d) CORRETA! Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações, gratificações e adicionais.

    Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

            I - indenizações;

            II - gratificações;

            III - adicionais

     

     e) ERRADA! Poderá ser concedida licença, por prazo determinado, ao servidor que desejar acompanhar cônjuge que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo do Poder Legislativo.

            Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

            § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

     

  • Prazo INdeterminado . letra E

  • Gabarito E. O prazo é indeterminado.

  • Eis os comentários sobre cada opção, em busca da alternativa incorreta:

    a) Certo:

    Cuida-se de afirmativa que tem supedâneo expresso no art. 20, §2º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 20 (...)
    § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso."

    b) Certo:

    Esta proposição retrata fielmente a regra do art. 13 da Lei 8.112/90:

    "Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."

    c) Certo:

    Trata-se aqui de afirmativa com respaldo no teor do art. 29, I e II, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante."

    d) Certo:

    "Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais."

    e) Errado:

    Na realidade, a licença mencionada neste item da questão pode ser concedida por prazo indeterminado, como se extrai do art. 84, §1º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração."


    Gabarito do professor: E