-
Letra (d)
Outra fácil para AJAA
Após a defnição da estratégia organizacional e do início da execução, será necessária a utilização de ferramentas de controle estratégico. Atualmente, a principal ferramenta para o controle estratégico é o Balanced Scorecard. De acordo com Lobato et al.,42 Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas fnanceiras e não fnanceiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
Rennó
-
Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é uma das ferramentas de gestão que consiste em um método que mede o desempenho da empresa. Foi desenvolvido por professores da Harvard Business School e atualmente é muito utilizado na gestão de empresas, principalmente como um complemento ao planejamento estratégico. Sua sigla tem o significado de Indicadores Balanceados de Desempenho.
-
Alguém sabe a definição das ferramentas das demais alternativas?
-
a) Gestão por Diretrizes:
Sistema de gestão que tem por objetivo o desdobramento das diretrizes anuais em metas e ações (medidas), a serem tomadas nos diversos níveis hierárquicos, utilizando a força intelectual dos colaboradores no estabelecimento de metas de sobrevivência da organização. Este processo é liderado pelo Diretor Presidente.
b) Performance Prism:
Assim como o BSC, o Performance Prism é um modelo de avaliação de desempenho. O modelo consiste em apresentar os critérios de avaliação de desempenho divididos em cinco faces de um prisma, que são: satisfação dos stakeholders, estratégias, processos, capacidades e contribuição dos stakeholders.
Um dos principais objetivos do modelo é ampliar a importância das capacidades (capabilities) e a preocupação com os stakeholders, essas finalidades são vistas como imprescindíveis para o modelo. No geral, ele é fundamentado em três premissas. Primeiramente o seu foco se estende para todas as partes interessadas, em segundo é essencial que a estratégia, processos e capacidades estejam alinhados e integrados para entregarem valor aos stakeholders. Por último, as organizações e seus stakeholders devem reconhecer que seus relacionamentos devem ser de reciprocidade, contribuindo mutuamente entre si.
c) BMC:
O Quadro de Modelo de Negócios (BMC), criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.
Ao fornecer uma visão holística e flexível do modelo de negócios, o Quadro auxilia os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando seu modelo de negócios para conquistar mais clientes e lucros.
Quatro etapas básicas compõem o Quadro: o que, quem, como e quanto. As quatro são divididas entre nove blocos (ou funções) que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, remoção e realocação das ideias.
d) BSC:
O BSC, a partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação; sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia.
e) VBM:
(Gestão Baseada no Valor) designa um sistema de gestão que tem por objetivo a maximização do valor para o acionista no longo prazo. Desta forma, objetivos, estratégias, cultura organizacional, sistemas, processos e medidas de desempenho deverão estar subordinadas a este fim último.
À luz do exposto, a ferramenta utilizada pelo TRE-BA é o BSC, gabarito Letra D.
Fontes:
http://www.fnq.org.br
http://www.portal-administracao.com
https://www.sebrae.com.br
http://knoow.net/cienceconempr/gestao
-
Gab. "D"
BSC = Principal objetivo é alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional.
BSC = F.AC.PI.C.V
Financeira
↙ ↘
Clientes Visão Aprendizado e Crescimento
↘ ↙
Processos Internos
#DeusnoComando
-
O Mapa Estratégico.
São Ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard.
Resumi graficamente: a missão, a visão, os objetivos e indicadores.
Tem como objetivo facilitar o entendimento das estratégias para todos os colaboradores (visualização e comunicação).
Mostra o caminho a seguir para alinhar as ações e atividades individuais aos objetivos estratégicos.
O modelo original é de Kaplan e Norton.Os quais associam diferentes sentidos(significados) ao Mapa:
Mostrar(destino estratégico).
Destacar(valor do capital intelectual).
Representar(a estratégia).
Ligar(o trabalho individual à estratégia).
Demonstrar(fluxo de valor).
Reforçar(a importância do conhecimento).
-
Para fins de concurso, as perspectivas do BSC são:
. financeira.
. dos clientes.
. dos processos internos.
. perspectiva da aprendizagem e do crescimento.
-
GABARITO É A (D)
-
Balanced Scorecard - ferramenta que FICA pro CRESCIMENTO
Financeira
Processos Internos
Clientes
Apredizado
CRESCIMENTO
O modelo BSC é um instrumento que expõe as estratégicas organizações através de um mapa alinhado aos objetivos e medidas de desempenho. Dessa maneira, este mapa é organizado, conforme mencionado anteriormente, de acordo com quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
fonte: https://blog.luz.vc/como-fazer/mapa-estrategico-bsc/
-
Falou em Mapa Estratégico, falou em BSC.
-
Em um projeto BSC, deve ser elaborado um Mapa Estratégico que descreva de forma clara a Estratégia através de Objetivos vinculados entre si e distribuídos nas quatro dimensões. Cada objetivo terá de um a dois indicadores associados, com metas e planos de ação a ele vinculados.
-
GABARITO: D
Componentes do BSC:
- Metas
- Indicadores
- Mapa Estratégico
- Objetivo
-
GAB: D
MAPA ESTRATÉGICO--------------------->FACILITA A COMUNICAÇÃO DA ESTRATÉGIA !
" Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard. Através do mapa estratégico, conseguimos “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos."
Rodrigo Rennó (2013)
-
Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard. Através do Mapa Estratégico, conseguimos “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.
Muitas vezes as pessoas não entendem as estratégias. Se não entendemos algo, provavelmente não iremos executar bem, não é mesmo? Portanto, precisamos dos mapas estratégicos para que estas estratégias fiquem claras para todos. De acordo com Herrero,
“O Mapa Estratégico é a representação visual da história da estratégia de uma organização”.
A visualização e a comunicação das principais “diretrizes” da estratégia da instituição são fundamentais para que as pessoas compreendam qual é o “caminho” a seguir e consigam “alinhar” suas ações a atividades para que esses objetivos sejam atingidos.
Assim, o mapa estratégico assume este papel de facilitar esta comunicação da estratégia. Sem ele, ficaria mais “árida” e textual esta tarefa de comunicar.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
-
“Marcelo, eu não conheço o Mapa Estratégico do TRE/BA.”
Não precisa!
A única ferramenta que pode ser utilizada para elaboração de um Mapa Estratégico é o Balanced Scorecard – BSC.
Gabarito: D
-
-
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Rodrigo Rennó:
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Até pouco tempo atrás, os únicos indicadores utilizados eram os financeiros. Desta forma, os gestores mediam a situação de uma organização de acordo com um só ponto de vista: sua capacidade financeira. Entretanto, indicadores como o retorno sobre o investimento, liquidez e margem líquida sobre vendas são importantes, mas só contam um "lado da estória". Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através no investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação. Desta forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.
BSC --> Visa avaliar o desempenho organizacional, integrando indicadores financeiros e não financeiros.
Tendo seus objetivos dispostos em 4 perspectivas integradas:
--> FINANCEIRA ==========> engloba indicadores e medidas contábeis e financeiras.
--> CLIENTES ============> composto por propostas de valor criadas aos clientes e mercado em que atua.
--> PROCESSOS INTERNOS ===> objetiva a identificação de processos críticos e formas de aprimorar o desempenho organizacional.
--> APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO => envolve as atividades que dão suporte ao alcance dos objetivos da organização.
-
CESPE e o amor pelo BSC.