SóProvas


ID
2506246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os extintores de incêndio são concebidos segundo os métodos de extinção a que eles se destinam: por abafamento, resfriamento, quebra da reação em cadeia ou pelo conjunto de dois ou mais elementos. Nesse sentido, o extintor de incêndio à base de água destina-se à extinção de incêndios pelos métodos de

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Extintor de Água (H2O)

     

         A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles. É boa condutora de energia elétrica, o que a torna extremamente perigosa nos incêndios de Classe C.

    Tem capacidade variável entre 10 e 18 litros.

    Métodos de Uso

    -  Resfriamento - Incêndios que envolvam líquidos em chamas, somente poderão ser extintos pelo método do resfriamento. Ex: Absorve a temperatura do fogo, o que irá promover a extinção total do incêndio.

    -  Abafamento - Quando o vapor é gerado em volume suficiente, o ar poderá ser deslocado e o fogo poderá ser extinto.

    -  Diluição e emulsionamento - O fogo em materiais inflamáveis, que são solúveis em água, poderá ser extinto por este processo que, no entanto, é pouco utilizado.

    Nunca deve ser empregada em:

    -  Fogos de classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;

    -  Fogos da classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada;

    -  Fogos da classe D.