SóProvas


ID
2506876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a avaliação e testagem psicológica, julgue os seguintes itens.


I Fidedignidade ou padronização refere-se ao sistema de interpretação dos escores obtidos em um teste.

II A validade de um teste reside na sua capacidade de medir aquilo que se propõe a avaliar.

III A precisão é uma característica necessária e suficiente para garantir a validade de um instrumento.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I- fidedignidade (capacidade dos resultados serem reproduzidos dados às mesmas condições), padronização (uniformidade na aplicação dos testes);

    II- Correta ;

    III- precisão é sinônimo de fidedignidade e  NÃO de validade.

  • A validade é o grau ao qual toda evidência acumulada sustenta a interpretação pretendida dos escores de testes para um determinado propósito. 

    Precisão, fidedignidade e confiabilidade são sinônimos: Segundo Pasquali (1997): a precisão de um teste diz respeito à característica que ele deve possuir, de medir com o máximo de objetividade. Isso significa que um mesmo teste, medindo os mesmos sujeitos em ocasiões diferentes, ou testes equivalentes medindo os mesmos sujeitos em idêntica ocasião, produzem resultados iguais. Como nenhuma medida, seja psicológica ou física, é isenta de qualquer erro, a análise da precisão de um teste psicológico quer mostrar precisamente quanto ele aproxima-se do ideal de medir sem erro, determinando um coeficiente que, quanto mais precisa for a medida, menor será o erro cometido na utilização do teste.

  • Requisitos fundamentais de um teste:

    Validade - o teste mede o que se propõe?

    Fidedignidade (Precisão ou confiabilidade) - O escore obitido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito? Se for repetido dará o mesmo resultado?

    Padronização - Há uniformidade dos procedimentos de aplicação e pontuação?

    Adaptação - O teste corresponde à realidade em que é utilizado?

  • Padronização: Uniformidade de procedimento;

    Fidedignidade (precisão/confiabilidade): Quão bom é o teste;

    Validade: Mede aquilo a que se propõe

  • Validade: Segurança de que o teste mede exatamente aquilo a que se propõe, ou seja, o construto para o qual é indicado. É uma verificação direta de o teste satisfazer o não sua função; (índices externos)

     

    Precisão/Fidedignidade: Confiabilidade, consistência e estabilidade dos resultados quando retestado; (índices internos)

     

    Normatização: Uniformidade na interpretação dos resultados a partir de critérios ou parâmetros. É uma etapa da padronização, porque a correção/interpretação é uma das etapas da aplicação;

     

    Padronização: Uniformidade de procedimentos utilizados na aplicação dos testes;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Padronização - aPlicação

    NomaTização - inTerpretação

    Precisão/ fidedignidade (duas palavras q se referem a mesma coisa) - mesmo resultados em situações diferentes, consistência dos resultados, aproximação do escore ao que o paciente apresenta.

    Validade - se o teste é capaz de medir aquilo que se propõe. (este não consegui criar um mmeumônico kkk)

  • I Fidedignidade ou padronização refere-se ao sistema de interpretação dos escores obtidos em um teste.

    II A validade de um teste reside na sua capacidade de medir aquilo que se propõe a avaliar.

    III A precisão é uma característica necessária e suficiente para garantir a validade de um instrumento.

  • Validade: medir o que se pretende medir

    Fidedignidade ou precisão: capacidade de reproduzir o mesmo resultados em diferentes aplicações (mantendo condições de aplicação)

    Padronização: uniformidade de procedimentos

    Normatização: uniformidade de resultados

    Gabarito: B

  • COMENTÁRIOS: Vamos analisar os itens.

    I Fidedignidade ou padronização refere-se ao sistema de interpretação dos escores obtidos em um teste à Errado. A questão misturou dois concetos. Precisão/Fidedignidade é a confiabilidade, consistência e estabilidade dos resultados quando re-testado. A Padronização é a uniformidade de procedimentos utilizados na aplicação dos testes.

    II A validade de um teste reside na sua capacidade de medir aquilo que se propõe a avaliar à Correto! A validade diz respeito à segurança de que o teste mede exatamente aquilo a que se propõe, ou seja, o construto para o qual é indicado. É uma verificação direta de o teste satisfazer o não sua função.

    III A precisão é uma característica necessária e suficiente para garantir a validade de um instrumento à Errado. Precisão/Fidedignidade é a confiabilidade, consistência e estabilidade dos resultados quando re-testado.

    Gabarito: B


  • A questão requer conhecimentos acerca dos testes psicológicos. 

      

    De acordo com a Resolução CFP 09/2018, teste psicológico é 

     

    Art. 4º - Um teste psicológico tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica."

     

    Para que um teste possa ser considerado próprio para uso devem ser fidedignos, válidos e padronizados.

    I - FALSA

    Fidedignidade e padronização são dois conceitos distintos. O primeiro refere-se a precisão,  é a consistência dos dados (escores) obtidos pelas mesmas pessoas quando são examinadas com o mesmo teste só que com examinadores diferentes e em condições diferentes. Enquanto o segundo está relacionado a necessidade de  todos os aplicadores do teste seguirem os mesmos procedimentos para que se possa melhor avaliar o objeto escolhido. Assim faz necessário a normatização de um teste, para sua aplicação.Alguns autores não diferenciam padronização de normatização, porém padronização diz respeito a uniformidade de aplicação do teste e normatização é a uniformidade na interpretação dos escores do teste. 

    II - VERDADEIRA

    O teste deve ser válido. A validade está relacionada à capacidade dele mensurar o que o examinador se propõe a examinar. Para que possamos verificar a validade de um teste podemos fazer jus a um desses três métodos de validação: Validade de conteúdo, Validade de Critério ou Validade de Constructo

    III - FALSA

    O instrumento será adequado para uso se, necessariamente, tiver as três características: Validade, fidedignidade e padronização.

    Gabarito da Professora: Letra B.