SóProvas


ID
2509828
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A alta diretoria de um órgão público de grande porte que presta um serviço de alta complexidade quer definir um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho. O órgão tem cultura pouco participativa, e o estilo das principais lideranças é autocrático.


Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar, no contexto descrito:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra E

    Mintzberg diz que o controle autocrático é característico da supervisão direta. Porém, como a supervisão direta envolve comunicação pessoal, acredito que a cultura pouco participativa do órgão público não permite essa forma de controle. As alternativa B, C e D fazem pouco sentido como resposta, restando apenas a letra E. 

     

    5 Mecanismos de Coordenação (Mintzberg):

     

    AJUSTAMENTO MÚTUO: Coordenação do trabalho pelo simples processo da comunicação informal; o grupo define. Ex: Sistemas simplificados, como dois remadores numa canoa.

    SUPERVISÃO DIRETA: Baseia-se na determinação e reconhecimento de uma autoridade, sugerindo um responsável especialmente pela coordenação, funcionalmente diferente da operação. Ex: Facilmente encontra em todas as organizações autocraticamente estruturadas.

    PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO: Definição das sequencias e métodos sobre condições ideais, tentando resolver através de projeto a questão da coordenação. Ex: Processos de maior complexidade e com razoável rotinização.

    PADRONIZAÇÃO DOS RESULTADOS (SAÍDAS): Definição sobre o que e quando sem tratar do como. A passagem entre as etapas do processo continua definida a priori pela padronização. Ex: Processos com menor grau de repetibilidade e estabilidade. Também nos grupos semi-autônomos.

    PADRONIZAÇÃO DAS HABILIDADES DOS TRABALHADORES: Especificação do tipo de treinamento necessário para execução do trabalho. Habilidades necessárias aos executantes do processo. Ex: Processos com alto grau de imprevisibilidade e grande necessidade de conhecimentos específicos como cirurgias e montagens espaciais.

     

    Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART083.pdf (página 5)

  • Correto Letra E.
     

    Conforme comentário abaixo do David.

  • O enunciado fala em MONITORAR O COMPORTAMENTO, o que nos levar a pensar em CONTROLE SIMULTÂNEO, sendo que a supervisão direta é uma das principais ferramentas para tal.

     

    Mesmo que a questão fale em gestão pouco participativa, o desenvolvimento do enunciado deixa claro que se está atrás de mudanças. O que leva ainda mais crer que a correta seria a letra A.

     

    A letra E traduz mais o CONTROLE PRÉVIO.

     

    Sei que brigar com a banca não adianta. Mas fica aí a reflexão para as próximas questões.

  • O enunciado fala em "definir um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho".

    A difinição de um sistema (qualquer sistema) pressupõe a definição prévia de regras, que servirão para fazer o sistema funcionar, no caso "monitorar comportamento dos funcionários".

    Observo que a cultura pouco participativa e o estilo autocrático, contriuem para o entendimento que o sistema não será dialogado, ou seja, será imposto.

    Assim, tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar:

      a) supervisão direta; errado, pois é controle simultâneo, ou seja, forma de controle.
      b) autoavaliação de desempenho; errado, pois a a cultura é pouco participativa e o estilo autocrático.
      c) auditoria; errado, pois é controle posterior, ou seja, forma de controle.
      d) indicadores de produtividade da mão de obra; errado, pois está relacionado ao precesso de controle, ou seja, a forma como o controle será feito.
      e) formalização de regras, procedimentos e políticas. gabarito 

     

  • Phillipe Lopes,

     

    desculpe-me por discordar de você, mas acontece que você captou apenas os termos-chave que explicavam o seu entendimento. Acontece que este entendimento deve ser mais abrangente, haja vista que o enunciado menciona que o órgão quer "quer definir um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho.". 

     

    Ele não diz que o objetivo da empresa é PRINCIPALMENTE monitorar o comportamento dos funcionários, e sim criar um sistema de controle. Tal sistema deve ser adequado para um órgão cujas principais características são: cultura pouco participativa e liderança autocrática.

     

    Portanto, organizações com tais características não utilizam PRINCIPALMENTE o controle concomitante ou posterior, e sim o controle PRÉVIO, traduzido nos itens pela formalização de regras, procedimentos e políticas.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • A alta diretoria de um órgão público de grande porte que presta um serviço de alta complexidade quer definir um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho. O órgão tem cultura pouco participativa, e o estilo das principais lideranças é autocrático.

     

    Líder Autocrático: 

    -- Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    -- O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    -- O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    -- O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    Dentre as opções apresentadas a única que se adequa as características do enunciado é a letra E (formalização de regras, procedimentos e políticas).

  • seira um controle PREVENTIVO

  • ... monitorar o comportamento NO DESEMPENHO DO TRABALHO.

    Induz a Controle Simultâneo

  • A questão fala que "O órgão tem cultura pouco participativa, e o estilo das principais lideranças é autocrático", logo, a formalização de regras, procedimentos e políticas é o meio mais condizente com o estilo de liderança.

  • Gabarito: E

  • A questão cobra conhecimentos do candidato sobre Sistema de Controle; que, Segundo Sobral e Peci(2013), pode ser definido da seguinte forma: 

    “Os sistemas de controle podem ser definidos como conjuntos coordenados de regras, princípios e práticas que interagem de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle. São sistemas formais, orientados por objetivos, que monitoram, avaliam e fornecem feedback acerca do desempenho organizacional. Além disso, podem gerar e transmitir informações relativas a questões financeiras, contábeis, gerenciais, comerciais, operacionais, entre outras.“

    Tendo em vista o quadro abaixo, trazido pelos mesmos autores, e considerando-se as seguintes características - órgão público de grande porte(dimensão da organização), serviço de alta complexidade, cultura organizacional pouco participativa e estilo de liderança autocrática - o sistema mais adequado seria a formalização de regras, procedimentos e políticas.

    FONTE: SOBRAL e PECI, 2013.

    Analisando as alternativas, temos o seguinte:


    A) supervisão direta: Tendo em vista que a supervisão direta restringe a autonomia dos funcionários e inibe a responsabilização destes por suas decisões, não é a espécie adequada para ser implementada em um ambiente que execute um serviço de alta complexidade.

    B) autoavaliação de desempenho: A autoavaliação não é adequada para ser utilizada em um ambiente com cultura organizacional pouco participativa e estilo de liderança autocrática.

    C) auditoria: Segundo Sobral e Perci, auditoria significa “o exame pericial, sistemático e independente que tem como objetivo avaliar a eficiência e a eficácia dos vários sistemas de uma organização". Ela pode ser classificada em diversos tipos: interna, externa, operacional, contábil, fiscal, etc. A alternativa não faz sentido por não delimitar qual tipo de auditoria se refere.

    D) indicadores de produtividade da mão de obra: Tais indicadores pressupõem a simplicidade dos critérios e a mensuração objetiva, o que não se aplica em um ambiente que presta serviços de alta complexidade.

    E) formalização de regras, procedimentos e políticas: Tendo em vista todo o exposto no quadro acima, e considerando-se as seguintes características: órgão público de grande porte(dimensão da organização), serviço de alta complexidade, cultura organizacional pouco participativa e estilo de liderança autocrática; este seria o sistema mais adequado dentre as alternativas trazidas pela questão.

    Gabarito: E


    FONTE:
    SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ª ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
  • Concordo com David e sendo autocrático e de cultura pouco participativa a melhor opção seria IMPOR as regras, procedimentos e políticas de forma prévia!

  • O desenho de um sistema de controle consiste na definição dos procedimentos e ferramentas para a coleta, processamento e apresentação de informações sobre o andamento das atividades organizacionais.

    “sistema de controle como forma de monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho”

    Essa definição de sistema de controle pressupõe uma definição prévia de regras (controle prévio) que servirão para fazer o sistema funcionar, no caso do enunciado é monitorar o comportamento dos funcionários.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. A supervisão direta limita o comportamento dos trabalhadores e permite a rápida correção de comportamentos desviantes. É um tipo de controle simultâneo, portanto, errado.

    Alternativa B. Errado. A autoavaliação de desempenho não se encaixa nessa situação pois o enunciado deixa claro que o estilo de liderança é autocrático e o órgão possui uma cultura pouco participativa.

    Alternativa C. Errado. A auditoria é um exame pericial, sistemático e independente que tem como objetivo avaliar a eficiência e a eficácia dos vários sistemas de uma organização. É um tipo de controle posterior, portanto, errado.

    Alternativa D. Errado. Os indicadores de produtividade de mão de obra fazem parte de como o controle será feito, ou seja, o processo de controle em si.

    Alternativa E. Certo. Essa alternativa apresenta a única forma de controle prévio que é a formalização. A formalização define regras, procedimentos, políticas e normas que estabelecem as práticas aceitáveis e restringem o comportamento.

    GABARITO: E

  • A banca viaja ..concordo com a Sollange Barroso.

    Monitorar o comportamento dos funcionários no desempenho do trabalho, isso é típico do controle preventivo com um supervisor autocrático.

  • Professor não dá uma resposta curta. Só textão. Aí fica difícil. Já tem um pdf gigante pra ler