SóProvas


ID
2515213
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qualificam-se como agências executivas:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    Agência Executiva:
    É uma
    autarquia comum ou uma fundação pública já existente, que assina com a administração direta mediante dispensa licitatória um contrato de gestão. Durante a vigência do contrato, parte das atividades do ente contratante serão diretamente prestadas pela autarquia ou fundação contratada, e enquanto o contrato durar, essa será uma “agência executiva”.

    .
    -Autarquia comum ou fundação pública;
    .
    -Contrato de gestão;
    -Na vigência do contrato vira “agência”.

    FONTE

    Curso Delegado Damasio, professor BALDACCI

  • Correta: B

     

    Lei 9.649/98

    Dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências.

    Art. 51. O Poder Executivo poderá qualificar como Agência Executiva a autarquia ou fundação que tenha cumprido os seguintes requisitos:

    I - ter um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento;

    II - ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor.

     

    Decreto 2.487/98

    Dispõe sobre a qualificação de autarquias e fundações como Agências Executivas, estabelece critérios e procedimentos para a elaboração, acompanhamento e avaliação dos contratos de gestão e dos planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional das entidades qualificadas e dá outras providências.

    Art. 1º As autarquias e as fundações integrantes da Administração Pública Federal poderão, observadas as diretrizes do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, ser qualificadas como Agências Executivas.

  • "Agências executivas são autarquias ou fundações públicas que, por iniciativa da Administração Direta, recebem status de agência, e, por estarem sempre ineficientes, celebram contrato de gestão com o Ministério supervisor. Ao celebrar o contrato de gestão, a autarquia comum ganha status de agência executiva, adquirindo vantagens especiais (concessão de mais independência e mais orçamento), mas, em troca, se compromete a cumprir um plano de reestruturação definido no próprio contrato de gestão para se tornar mais eficiente, o que envolve reduzir custos e aperfeiçoar seus serviços."


    Manual de Direito Administrativo. Matheus Carvalho. 2a edição.


    Gabarito: Alternativa B

  • GAB: B


    As agências executivas são representadas pelas autarquias e fundações públicas.