SóProvas


ID
2516536
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à formulação de uma estratégia e as características ambientais envolvidas, analise as afirmativas a seguir.


I. Pontos fortes e pontos fracos conformam o perfil de ativos e a qualificação da empresa no seu processo de planejamento.

II. A combinação dos pontos fortes, dos pontos fracos e dos valores da organização determina os limites internos para uma estratégia de êxito.

III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade e pelo limite externo da atuação empresarial.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Objetivos e vantagens da análise SWOT

     

    Objetivos

    Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

    Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

    Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

    É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

     

    Vantagens/Oportunidades

    Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral

  • Qual seria o erro da alternativa III? Seria a parte de determinação pela sociedade?

  • Segunda vez que erro essa questão por causa da III, não consigo visualizar o erro. Alguém, por favor?

  • Também errei, para mim o III estava correto.

    Acredito que o erro está na expressão: "limite externo da atuação empresarial"

    Na verdade, as forças externas não estão limitadas a atuação empresarial.

  • Eu acertei a questão por entender que as ameaças e as oportunidades são determinadas, basicamente, pela análise da concorrencia e do ambiente, contudo, existem outras variáveis externas que podem influenciar na determinação de quais são as oportunidades e ameaças para uma empresa. Chiavenato (9º edição) define os elementos que podem ser oportunidades ou ameaças:

     

    1. Quais são os clientes (reais e potenciais) da organização?
    2. Quais são os fornecedores (reais e potenciais)?
    3. Quais são os concorrentes (para entradas e saídas)?
    4. Quais são os elementos regulamentadores (reais e potenciais)?

     

    Dentre os citados acima "limite externo da atuação empresarial" é o unico elemento na questão que se encaixa no que foi dito por Chiavenato. Sendo assim, "expectativas da sociedade" seria o erro.

    Essa é minha opinião.

  • II - E a missão, o negócio, a visão de futuro? apenas os fatores internos e os valores? questão mal feita!

  • Alternativa D

     

    I. Pontos fortes e pontos fracos conformam o perfil de ativos e a qualificação da empresa no seu processo de planejamento. CERTO

     

    II. A combinação dos pontos fortes, dos pontos fracos e dos valores da organização determina os limites internos para uma estratégia de êxito. CERTO

     

    III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade e pelo limite externo da atuação empresarial. ERRADO (Como parte dos ambientes EXTERNO, é importante levar em conta os fornecedores, os clientes, os concorrentes, o governo e os grupos de interesse).

  • I. Pontos fortes e pontos fracos conformam o perfil de ativos e a qualificação da empresa no seu processo de planejamento. (Certo)

    II. A combinação dos pontos fortes, dos pontos fracos e dos valores da organização determina os limites internos para uma estratégia de êxito. (embora esses valores ai tenha sido um tanto quanto forcação de barra, a alternativa está certa)

    III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade (não só pela sociedade - variável sociocultural - , mas por inúmeras outras variáveis macro: demográfica, econômica, política/jurídica, tecnológica, global) e pelo limite externo da atuação empresarial.

     

    Fonte: Qualquer leitura sobre Gestão Estratégica ou Forças de Porter.

  • Também não consigo visualizar o erro na assertiva III. O examinador não limitou o comando da questão com APENAS, então, inferi que "ameaças e oportunidades sãodeterminadas pelas expectativas da sociedade". Certo!! A dúvida ficou quanto ao "limite externo da atuação empresarial".
  • As ameaças e as oportunidades não sao determinadas pelas expectativas da sociedade, se fosse assim nenhuma empresa sobreviveria.

    imagine o governo quando lança uma campanha de vacinação infantil. Objetivo era atingir determinado grupo de crianças, porém não atingiu a todos, isso não significa uma ameaça ao programa.

     

  • Acertei a questão associando as "expectativas da sociedade" a missão da organização.

  • III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade e pelo limite externo da atuação empresarial.

    Errada. 

    Limite externo será determinado pela indústria e pelo meio ambiente mais amplo, considerando as ameaças e oportunidades (riscos e recompensas) e as expectativas mais amplas da sociedade (refletem o impacto de fatores econômicos, políticos e interesses sociais) 

     

    Pontos fortes e pontos fracos da companhia - fatores internos - valores pessoais dos principais implementadores

    Ameaças e oportunidades da indústria (econômicas e técnicas) - fatores externos - expectativas mais amplas da sociedade

     

    Fonte: Elisabeth de Abreu e Lima Moreira, Admininstração geral e pública, 2018, editora juspodivm, pág. 386. 

  • O examinador da FGV ganha comissão gente! Ele vai inventar mesmo... Falar que a opção III não é uma variável externa é para "matar o guarda"! Vamos perguntar ao examinador então: "Examinador, como você controla a sociedade"? Ele consegue? Provavelmente não! Portanto, não há como ele afirmar que a opção III está errada.

  • AS pessoas precisam entender que a FGV oscila. 

  • o ERRO da alternativa III é: III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade E pelo limite externo da atuação empresarial.

    Uma vez que não só se limita a isso, mas também, por inúmeras outras variáveis macro: demográfica, econômica, política/jurídica, tecnológica, global).

  • III

    As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade e pelo limite externo da atuação empresarial.

    várias fatores representam as ameaças e oportunidades... tais como aumento do poder de compra, desenvolvimento da tecnologia, concorrência e etc......

  • III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade e pelo limite externo da atuação empresarial.

    ''Não se pode afirmar que são determinadas diretamente pela sociedade nem pelo limite''. - É o que disse o prof. Rodrigo Janiques do QC

  • SWOT é um acróstico em inglês das palavras de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). O acrônico reproduz as variáveis que são avaliadas durante a análise SWOT. Em português, em vez de SWOT temos o acróstico como Matriz FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça). Na análise SWOT fazemos a análise do ambiente interno e externo.

    Vamos analisar as Afirmativas.

    I. Certo. Os pontos fortes representam os recursos, habilidades, patentes, qualificação do quadro de pessoal e outras competências distintivas (competências que a organização possui que as diferencia dos concorrentes). 

    Os pontos fracos representam as capacidades deficitárias da empresa, as quais colocam a organização em uma situação desfavorável em relação ao seu ambiente.

    II. Certo. Os limites internos são determinados pelos pontos fortes e fracos da organização. Em outras palavras, as estratégias da organização devem sempre considerar suas capacidades, as quais são influenciadas pelos seus pontos fortes e fracos.

    III. Errado. As ameaças e oportunidades são determinadas não só pelas expectativas da sociedade, mas também por outros fatores econômicos, políticos, tecnológicos, etc. Em outras palavras, tudo que está fora da organização, mas que pode afetar o alcance dos objetivos organizacionais pode ser avaliado como oportunidade ou ameaça.

    Assim temos as afirmativas I e II corretas.

    Alternativa D é a resposta correta.

    GABARITO: D

  • CORRETO - I. Pontos fortes e pontos fracos conformam o perfil de ativos e a qualificação da empresa no seu processo de planejamento.

    Conforme Djalma (2007), ''a análise interna tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa devem ser determinados diante de sua atual posição de seus produtos ou serviços versus segmentos de mercados.''

    CORRETO - II. A combinação dos pontos fortes, dos pontos fracos e dos valores da organização determina os limites internos para uma estratégia de êxito.

    A afirmação anterior reafirma isso. De fato, os valores por estarem no âmbito controlável da instituição pode ser considerada como limite interno.

    ERRADO - III. As ameaças e as oportunidades são determinadas pelas expectativas da sociedade e pelo limite externo da atuação empresarial.

    ''A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produtos versus mercados e, prospectiva, quanto a sua posição produtos versus mercados desejada no futuro'' (Djalma , 2007)

    A análise não tem correlação com as expectativas da sociedade, mas com aquilo que o o ambiente (aspectos econômico, culturais, políticos legais, demográficos, ecológico, tecnológico) proporciona, seja diretamente ( avaliável e medível) ou indiretamente (empresa identifica, mas não tem como medir).

    Fonte: Planejamento Estratégico, Djalma 2007.

  • Vamos analisar as Afirmativas.

    I. Certo. Os pontos fortes representam os recursos, habilidades, patentes, qualificação do quadro de pessoal e outras competências distintivas (competências que a organização possui que as diferencia dos concorrentes). Os pontos fracos representam as capacidades deficitárias da empresa, as quais colocam a organização em uma situação desfavorável em relação ao seu ambiente.

    II. Certo. Os limites internos são determinados pelos pontos fortes e fracos da organização. Em outras palavras, as estratégias da organização devem sempre considerar suas capacidades, as quais são influenciadas pelos seus pontos fortes e fracos.

    III. Errado. As ameaças e oportunidades são determinadas não só pelas expectativas da sociedade, mas também por outros fatores econômicos, políticos, tecnológicos, etc. Em outras palavras, tudo que está fora da organização, mas que pode afetar o alcance dos objetivos organizacionais pode ser avaliado como oportunidade ou ameaça.

    Assim temos as afirmativas I e II corretas.

    Alternativa D é a resposta correta.

    GABARITO: D

    Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos

  • Para o Cespe, resposta incompleta não é questão errada. Não entendi por que a questão foi dada como errada.

  • Pra quem estava sem entender o erro da III.

    III. Errado. As ameaças e oportunidades são determinadas não só pelas expectativas da sociedade, mas também por outros fatores econômicos, políticos, tecnológicos, etc. Em outras palavras, tudo que está fora da organização, mas que pode afetar o alcance dos objetivos organizacionais pode ser avaliado como oportunidade ou ameaça.

    Marcelo Soares| Direção Concursos

    • ASSERTIVA LETRA D
    • A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que avalia o grau de competitividade de uma empresa frente à concorrência. Em português, é conhecida como FOFA, um acrônimo para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. São justamente essas as características analisadas na matriz.
    • Forças (Strengthts)
    • Fraquezas (Weaknesses)
    • Oportunidades (Opportunities)
    • Ameaças (Threats)

     

    Força e Fraquezas

    • São variáveis internas
    • São variáveis controláveis

    Oportunidades e Ameaças

    • São variáveis externas
    • São variáveis incontroláveis

    ● Ambiente interno Portanto, as forças e fraquezas se encontram dentro das fronteiras de sua empresa. É internamente que podemos manejar e administrar de forma estratégica, com controle sobre cada fator.

    EExemplos de forças de marketing: equipe de vendas experiente; canais de distribuição bem desenvolvidos; marca conhecida.

    Exemplos de fraquezas de marketing: produtos com fama de baixa qualidade; atendimento ao cliente lento e pouco efetivo; preços pouco competitivos.

    ● Ambiente externo Tudo aquilo que está fora do controle da empresa pode ser considerado .

    A análise do ambiente externo é comumente dividida em fatores macro ambientais (questões políticas, demográficas, tecnológicas, econômicas etc.) e fatores micro ambientais (fornecedores, parceiros, consumidores e etc) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após a definição das estratégias da empresa

    Exemplos de ameaças macroambientais: incorporação de 2 distribuidores por um maior, diminuindo a concorrência; abertura de um shopping center na cidade vizinha.

    Exemplos de oportunidades microambientais: fechamento de uma empresa concorrente; abertura de uma universidade na cidade onde a empresa se localiza.

     

     

     

  • Não ha erro na assertiva 3, é que todo mundo tende a concordar com o gabarito da banca,inclusive professores.

  • Aí é complicado! É a máxima de que, na correção com gabarito, a gente acha até pelo em ovo! Posso até entender de que na assertiva três, os fatores externos não são determinados tão somente pelo que está escrito ali (expectativas da sociedade). No entanto, isso não está descrito no texto. Não há nenhuma palavra que restrinja o conteúdo com um "apenas", "somente", etc. Aí me quebra!