-
LETRA D
A - ERRADA. Grande parte dos existencialistas rejeitam a ideia a qual há no ser humano uma alma imutável; sua essência seria forjada por meio da existência, sendo que, o indivíduo é que arquiteta sua própria realidade.
Sujeito com expressões partitivas (METADE de, a maior parte, grande parte, maioria, uma das etc.): O verbo fica no singular (concordância lógica) ou vai para o plural (concordância atrativa).
Grande parte dos existencialistas -> rejeita/ rejeitam
B - ERRADA. Conhecido por levar uma vida solitária e isolada, algumas obras do filósofo Kierkegaard, visto como um dos fundadores da filosofia existencialista, também representadaS por Sartre, foraM escritaS sob pseudônimos.
Algumas obras = sujeito.
C - ERRADA. O filósofo Kierkegaard, geralmente visto como o precursor do existencialismo , sustentava a ideia na qual o indivíduo é responsável por dar significado a vida, ainda que enfrente obstáculos como a ansiedade e o tédio.
Não se separa o sujeito do seu verbo , logo a expressão deveria estar entre vírgulas.
E - ERRADA. Não se separa o sujeito do seu verbo por vírgula. Embora Kierkegaard, na juventude já tivesse escrito diversos artigos . Uma opção seria colocar o termo "na juventude" entre vírgulas. Em "que refere-se" -> que = atrai o pronome.
-
Gabarito: Letra D
a) Grande parte dos existencialistas rejeitam a ideia na a qual há no ser humano uma alma imutável; sua essência seria forjada por meio da existência, sendo que, o indivíduo é que arquiteta sua própria realidade.
b) Conhecido por levar uma vida solitária e isolada, algumas obras do filósofo Kierkegaard, visto como um dos fundadores da filosofia existencialista, também representada por Sartre, fora foram (obras foram escritas) escritas sob pseudônimos.
c) O filósofo Kierkegaard, geralmente visto como o precursor do existencialismo, (não se separa sujeito do verbo) sustentava a ideia na qual o indivíduo é responsável por dar significado a vida, ainda que enfrente obstáculos como a ansiedade e o tédio.
d) Alguns assinalam que a carreira filosófica de Theodor Adorno, considerado por muitos um dos pensadores mais complexos do século XX, começa com a publicação de sua tese sobre Kierkegaard.
e) Embora Kierkegaard, na juventude já tivesse escrito diversos artigos, muitos consideram sua tese universitária, em que SE (que atrai próclise) refere-se continuamente à Sócrates como sua primeira obra de destaque.
-
Só uma dica na letra A:
NA QUAL --- EM QUE -----''....A ideia em que há...'' ( ficaria ERRADO)
A QUAL ---QUE------ ''....A ideia que há...'' ( CERTO)
-
refere-se continuamente à Sócrates ...
essa crase tá correta?
-
à Sócrates?
Só se ele fez cirurgia de mudança de sexo.
-
d) Alguns assinalam que a carreira filosófica de Theodor Adorno, considerado por muitos um dos pensadores mais complexos do século XX, começa com a publicação de sua tese sobre Kierkegaard. VIRGULA SEPARANDO ORAÇÕES INTERCALADAS
-
rejeitar algo , transitivo direto.
-
pq na letra A não pode ser na qual?
-
Só complementando...
A) o indivíduo é queM arquiteta sua própria realidade. (acho que o "quem" é obrigatório aqui, por se referir ao indivíduo (pessoa), podem me corrigir se eu estiver errado, pessoal :)
D) considerado por muitos, um dos pensadores mais complexos do século XX, (Essa virgula após "muitos" deixaria a escrita melhor na minha visão, porém ela seria facultativa? Se for, tudo bem da alternativa for a correta).
-
A) a qual ou que
B) foram escritas (obras)
C) ,geralmente visto como percursor do existencialismo,
D) GABARITO
E) ,na juventude,
-
No intem C: "(...) o indivíduo é responsável por dar significado a vida (...). No trecho sublinhado o "a" deveria ter o acento grave, não?
-
NA QUAL retoma lugar,Ana Carolina.
-
A opção B já peca de cara por não ter clareza. A oração é aberta por uma oração descolacada que não é completa nos momentos seguintes.
-
c)O filósofo Kierkegaard, geralmente visto como o precursor do existencialismo sustentava a ideia na qual o indivíduo é responsável por dar significado a vida, ainda que enfrente obstáculos como a ansiedade e o tédio.
Esse na qual também está errado um vêz que quem tem ideia tem ideia DE alguma coisa.
-
-
Também acho que essa crase da letra "E" ñ está correta, porque Sócrates e nome masculino?!
-
Penso que o erro do "E", é a falta da vírgula após JUVENTUDE. Quanto a ênclise de refere-SE, está correta, pois REFERE é verbo no imperativo afirmativo REFERE VOCÊ. Quanto a SÓCRATES, não se usa crase antes de personagens históricos.
-
Ma letra E, a crase pode ser usada sim, uma vez que encontra-se subtendido a palavra "obra"...à obra de Sócrates...
Valeu
-
Letra E:
1-em que refere-se
EM QUE SE REFERE
2- CRASE ERRADA TAMBÉM!