SóProvas


ID
2521309
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          [Uma espécie complicada]


      O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie. Aceitar o darwinismo social seria aceitar posições conservadoras em matéria de política e economia, o que vai contra suas convicções progressistas.

      Já os conservadores, que negam a teoria de Darwin sobre a origem e o desenvolvimento das espécies, pregam o darwinismo social sob vários nomes: liberalismo, antidirigismo, antiassistencialismo etc. A sobrevivência, portanto, dos mais competitivos e sortudos, como no universo neutro de Darwin.

      Esquerda progressista e direita conservadora trocam incoerências. A direita abomina a ideia de que o homem descende de animais inferiores, mas não tem problema com a ideia de que ele deve seu progresso à ganância que tem em comum com os chimpanzés. A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade.

      Progressistas costumam ser a favor do direito do aborto e contra a pena de morte. Conservadores, que denunciam a interferência indevida do Estado na vida das pessoas, invocam a santidade da vida para que o Estado proíba o aborto, e geralmente são a favor da pena de morte, a mais radical interferência possível do Estado na vida de alguém. Enfim, seja como for que chegamos a isto, somos uma espécie complicada.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 163-164) 

Richard Dawkins, em relação à teoria darwinista, acredita que

Alternativas
Comentários
  • LETRA C: "a evolução social dos homens ocorre para além dos mesmos princípios de mutação que condicionam a evolução das demais espécies". 

     

    "O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie... "

  • Correção: ''biólogo norte-americano Richard Dawkins", ele não é norte-americano, nasceu em Nairóbi (capital do Quênia), mas cresceu na Inglaterra.

  • Que questão mal feita.. tudo bem que é Português a disciplina mas darwinismo social é uma ideia bizarra do século XIX já  a muito ultrapassada e ridicularizada. O objetivo do autor é a questão político-social... mas só esse trecho ficou esquisito. Foi uma analogia muito infeliz e mal feita. Porra, Veríssimo!

  • Meu Deus um tempão para eu entender uma questão de português kkkk

  • Gabarito: "C"

    Questão linda, sou fã do Richard Dawkins. Quando o assunto abordado é de nosso interesse tudo fica simples e fascinante ao mesmo tempo. A linguagem é rebuscada, mas de fácil compreensão. 

     

    Remumindo: quando a alternativa "C" diz: a EVOLUÇÃO SOCIAL DOS HOMENS está para além dos mesmos princípios que condicionam a EVOLUÇÃO DAS DEMAIS ESPÉCIES, ela resume o posicionamento de Dawkins, traçando dois paralelos sobre suas ideias. 

     

    1: A evolução das espécies (teoria da evolução de Darwin) é fatídica. Linhas 1 e 2: O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes(...)

     

    2: A evolução da sociedade (evolução social em sentido amplo) é mais complexa e envolve uma série de fatores. "No âmbito social não deve prevalecer a lei do mais forte". Linhas 3 e 4:Aceitar o darwinismo social seria aceitar posições conservadoras em matéria de política e economia, o que vai contra suas convicções progressistas.

     

     

  • Lindo texto do Veríssimo! Bem pertinente ao polarismo infantil e vago que dominou nossa sociedade. Mostram como essas duas ideologias encaram o duplipensar de maneira natural. 
    Belíssima questão de português! 

  • Antes de mais nada, estrategicamente falando, esse é o tipo de questão que foi colocada para você perder o precioso tempo da sua prova, principalmente se ainda tiver uma redação pela frente.
    Dito isto, vamos à técnica para resolver questões de pura interpretação.
    Lembrando os erros propositais elaborados pela banca:
    Contradição - a alternativa fala o contrário do texto;

    Redução - a alternativa fala "menos", vai aquém do que o texto informou;

    Extrapolação - a alternativa vai além ou declara algo que o texto não informou.


    Agora vamos às alternativas:
    a- extrapolação: o texto não fala em expecíficas comunidades;

    b -  contratição: o texto afirma que Richard D. não adota o Darwinismo Social, ao contrário da alternativa;
    c-  Correta
    d- Extrapolação - o texto não compara a evolução humana com a de outras espécies

    e- contradição: o texto afirma que Richard D. não adota o Darwinismo Social, ao contrário da alternativa;

  • Isso que dá estudar só para concurso público e negligenciar outras coisas


    Que falta de senso crítico de algumas pessoas aqui, hein.


    "Analogia mal feita", "ridicularizada", "defensor de bandido" etc.

     

    Lamentável.

  • Um texto interessante da FCC retrata bem o cenário atual: Uma leitura atenta deixa bem claro que a evolução dos homens vai muito além do que é visto na evolução de outras espécies. De Acordo com o Texto, Somos uma espécie complicada.

    Grande Luis fernando Veríssimo.

  • a) a evolução das espécies ocorre na disputa entre elas, ao passo que no caso do homem se dá no interior de específicas comunidades. ERRADO.

    Richard Dawkins não fala em comunidades e nem é conclusivo em como se dá a evolução social no caso do homem

     b) na espécie humana a competição evolutiva de fato significativa ocorre mais na vida social que no aprimoramento biológico. ERRA|DO

    Richard Dawkins se recusa a aceitar o darwinismo social

     c) a evolução social dos homens ocorre para além dos mesmos princípios de mutação que condicionam a evolução das demais espécies. CORRETA

    Para Richard Dawkins  "Aceitar o darwinismo social seria aceitar posições conservadoras em matéria de política e economia, o que vai contra suas convicções progressistas."

     d) a vida política é determinada pelos homens com critérios evolutivos semelhantes aos da preservação de outras espécies. ERRADO

    Richard Dawkins se recusa a aceitar o darwinismo social

     e) a evolução biológica é determinante para que todas as espécies alcancem, cada uma em seu nível, um grau superior de sociabilidade. 

    Richard Dawkins não acredita que a evolução biológica seja determinante na sociabilidade da espéie humana

  • Só falo uma coisa... nada sobre a questão mas sobre o autor. Belo texto!!!

    Primeira questão do dia. Meta é fazer 60 hoje. Começar por esse texto me foi ótimo!

  • O Veríssimo escrevendo é um primor. Mas de teoria da evolução ele não entende mesmo. Sem essa de sobrevivência dos mais fortes.

  • LETRA C

     

    Questão quente da FCC. Demorei um tempão para decifrar as alternativas. Vou tentar explicar como analisei cada uma:

     

    a) a evolução das espécies ocorre na disputa entre elas, ao passo que no caso do homem se dá no interior de específicas comunidades

    ERRADO. Dawkins aceita o darwinismo normal mas nega o social. (...) mas se declara contra a ideia do darwinismo social  (...)

     

    b) na espécie humana a competição evolutiva de fato significativa ocorre mais na vida social que no aprimoramento biológico. 

    ERRADO. É exatamente o contrário. Dawkins não coaduna com a ideia do darwinismo social, ao passo que é um ferrenho defensor da evolução das espécies proposta por Charles Darwin. (...) acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie  (...)

     

    c) a evolução social dos homens ocorre para além dos mesmos princípios de mutação que condicionam a evolução das demais espécies. 

    CERTO.

     

    d) a vida política é determinada pelos homens com critérios evolutivos semelhantes aos da preservação de outras espécies. 

    ERRADO. Também exatamente o contrário. Dawkins não relaciona o darwinismo científico ao social, não aceitando este.

     

    e) a evolução biológica é determinante para que todas as espécies alcancem, cada uma em seu nível, um grau superior de sociabilidade. 

    ERRADO. Não há citação dessa informação no texto. Houve extrapolação.

     

    Qualquer equívoco, por favor, avisem-me.

  • entendi nada com nada

    ¬¬

  • Olha, gosto muito de Darwin, Richard Dawkins e do Veríssimo... Mas acho que o Veríssimo não entendeu nada sobre a teoria da evolução.

  • Essa questão foi simplesmente para encher o saco dos concurseiros e "selecionar" os aprovados kk

  • Complementando...

         

           O Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de transmutação de espécies, seleção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com as ideias de Charles Darwin. A característica que mais distingue o Darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo. O termo foi cunhado por Thomas Henry Huxley em abril de 1860 e foi usado para descrever conceitos evolutivos, incluindo conceitos anteriores, como malthusianismo e spencerismo. No final do século IX passou a significar o conceito de que a seleção natural era o único mecanismo de evolução em contraste com o lamarckismo e o criacionismo. Por volta de 1900 o darwinismo foi eclipsado pelo mendelismo até a síntese evolutiva moderna únificar as ideias darwin e Gregor Mendel. A medida que a teoria da evolução moderna se desenvolve, o termo tem sido associado às vezes com ideias específicas. Embora o termo tenha permanecido em uso entre os autores científicos, tem sido cada vez mais discutido que é um termo inapropriado para moderna teoria da evolução. 

         

     

            O darwinismo social é um nome moderno dado a várias teorias da sociedade, que surgiram no Reino Unido, América do Norte e Europa Ocidental, na década de 1870. Trata-se de uma tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. Descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes de sustentar. Esse conceito motivou as ideias de eugenia, racismo, imperialismo, fascismo, nazismo e na luta entre grupos e etinias nacionais. O termo foi popularizado em 1944 pelo historiador americano Richard Hofstadter, mas atualmente, por causa das conotações negativas da teoria do Darwinismo Social, especialmente após as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, poucas pessoas se decrevem como social-darwinista, e o termo e geralmente visto como pejorativo. O sucesso da teoria da evolução motivou o surgimento de correntes nas ciências sociais baseadas na tese da sobrevivência do mais adaptado, da importância do controle sobre a demografia humana. De acordo com esse pensamento existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e que as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas. Geralmente, alguns padrões determinados como indícios de superioridade em um ser humano seriam a habilidade nas ciências humanas e exatas em detrimento das outras ciências, como arte, por exemplo, e a raça da qual ela faz parte. 

     

    Fonte:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Darwinismo

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Darwinismo_social

  • Um vídeo curto e objetivo sobre: Darwinismo Social

    https://www.youtube.com/watch?v=1Ewx53AvQeg 3 minitinhos...

  • A. ERRADA - A evolução das espécies ocorre na disputa entre elas (até aqui correto), ao passo que no caso do homem se da no interior se específicas comunidades. Que comunidades específicas são essas que em momento nenhum se fala no texto?

    B. ERRADA - A ideia no texto é justamente o contrário. O Darwinismo social se aplica às demais espécies não sendo homem. 

    C. Gabarito. A expressão "além dos mesmos princípios" significa para longe, distante. 

    D. ERRADA - Na verdade, a vida política é contraditória. 

    E. ERRADA - Como poderia ser sociáveis se a evolução social pauta na sobrevivência apenas do mais forte?! Incoerência. 

  • Letra (c)

     

    Richard Dawkins, em relação à teoria darwinista, acredita que:

     

    c) Certo.a evolução social dos homens ocorre para além dos mesmos princípios de mutação que condicionam a evolução das demais espécies.

     

    O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie. Aceitar o darwinismo social seria aceitar posições conservadoras em matéria de política e economia, o que vai contra suas convicções progressistas.

  • Gabarito: C

    Fundamento: "A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade."

  • FCC = lixo em português. A grande maioria das questões não avalia o candidato.

  • É bom a Geração MIMIMI parar de reclamar e estudar como quem quer passar.

  • A justificativa para a letra C está no início do texto: "O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie."

     

    A letra C: "a evolução social dos homens ocorre para além dos mesmos princípios de mutação que condicionam a evolução das demais espécies"

     

  • Questão de Compreensão textual, pois a informação está dentro do texto. 

  • Proselitismo políticio brabo, mas a questão está clara. 

  • Resposta C 

    a evolução social dos homens ocorre para além dos mesmos princípios de mutação que condicionam a evolução das demais espécies. 

  • Letra C.

    Compare: Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie.

  • A SOCIALIDADE EXTRAPOLANDO O SENSO COMUM.