-
No terceiro parágrafo da para perceber que tanto a esquerda progressista como a direita conservadora Não são totalmente firmes nos valores que defendem, ex:
Progresistas aceitam a teoria da evolução (lei do mais forte) mas desejam uma sociedade mais humanista...
Os conservadores não aceitam a teoria da evolução mas valorizam a ganância...
-
GABARITO LETRA B
No terceiro parágrafo mostra a flexibilidade da direita e da esquerda principalmente no fato de colocar o que cada um defende e depois a palavra mas.
"Esquerda progressista e direita conservadora trocam incoerências."
"A direita abomina a ideia de que o homem descende de animais inferiores, mas não tem problema com a ideia de que ele deve seu progresso à ganância que tem em comum com os chimpanzés. A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade."
-
"A direita abomina a ideia de que o homem descende de animais inferiores, mas não tem problema com a ideia de que ele deve seu progresso à ganância que tem em comum com os chimpanzés." Quando quer defender a superioridade da espécie humana a direito não aceita a teoria da evolução que coloca homens e macacos como descedentes de um mesmo animal, no entanto evoca essa mesma teoria rechaçada quando quer determinar a ganância como algo biológico, portanto natural.
"A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade." A esquerda aceita a ideia da evolução natural, no entanto, quando quer planejar a sua sociedade nega que existam instintos biológicos e naturais que levariam a uma disputa "animal"
Dessa forma as duas posições se mostram maleáveis quanto a sua argumentação, usando, quando é conveniente, o mesmo argumento com fundamentalçoes opostas (maleabilidade)
-
Significado de Maleável
Que se consegue malear; que pode ser amaciado; abrandado.Que possui elasticidade; que tende a ser flexível; dobrável e flexível.[Figurado] Que se adapta com facilidade as diversas e distintas situações; adaptável ou dócil.Etimologia (origem da palavra maleável): do francês malléable.
Sinônimos de Maleável
Maleável é sinônimo de: dobrável, dócil, adaptável, flexível
''Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.''
Bons estudos!
-
Complementando...
No espectro político, a direita descreve uma visão ou posição específica que aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. Está postura política geralmente justifica esta posição com base no direito natural e na tradição. O termo "direita" tem sido usado para se referir a posições políticas ao longo da história. Os termos políticas de direita foram cunhados durante a Revolução Francesa (1789-99), e referiam-se ao lugar onde políticos se sentavam no parlamento francês; os que estavam sentados à direita da cadeira do presidente parlamentar foram amplamente favoráveis ao antigo regime, o Ancien Régime.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direita_(pol%C3%ADtica)
-
olha, sinceramente, interpretar textos da FCC é um puta treino pq fala sério!! eita dificuldade pra entender o que ela quer kk
-
No terceiro parágrafo da para perceber que tanto a esquerda progressista como a direita conservadora Não são totalmente firmes nos valores que defendem, ex:
Progresistas aceitam a teoria da evolução (lei do mais forte) mas desejam uma sociedade mais humanista...
Os conservadores não aceitam a teoria da evolução mas valorizam a ganância...
-
"Progressistas costumam ser a favor do direito do aborto e contra a pena de morte. Conservadores, que denunciam a interferência indevida do Estado na vida das pessoas, invocam a santidade da vida para que o Estado proíba o aborto, e geralmente são a favor da pena de morte, a mais radical interferência possível do Estado na vida de alguém."
Por este trecho, fica nítido que proguessistas e conservadores são tendenciosamente maleáveis sobre os valores que defendem. Isso porque, conservadores, por exemplo, aceitam a morte do "bandido", mas não a morte do feto. Já os progressistas não aceitam a pena de morte para aquele que foi "vítima da sociedade", mas defendem o direito da mulher de tirar o bebê caso ela não queira tê-lo.
Fica MUITO CLARO que a incoerência deles resulta da tendência em serem maleáveis nas posições que lhes agradam.
Na real, resulta da hipocrisia, o que dá na mesma.
-
Letra (b)
Esquerda progressista e direita conservadora trocam incoerências. A direita abomina a ideia de que o homem descende de animais inferiores, mas não tem problema com a ideia de que ele deve seu progresso à ganância que tem em comum com os chimpanzés. A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade.
-
LETRA B
Esquerda progressista e direita conservadora trocam incoerências
A partir daí há uma definição para cada lado do espectro político em relação ao darwinismo, seja ele o normal ou o social.
Quando a assertiva fala direita e esquerda podem ser tendenciosamente maleáveis no estabelecimento dos valores que defendem, ela quer dizer que as massas políticas polarizadas podem ser uma coisa ou outra de acordo com o seu bem entender, aquele mais confortável para defender suas ideologias. Os conservadores acreditam numa coisa, mas defendem outra; já os progressistas também fazem o mesmo, sendo os dois incoerentes.
Talvez a assertiva tenha ficado um pouco confusa para alguns que tenham entendido o tendenciosamente como algo ruim, porém acredito que o autor tenha usado a palavra para ilustrar o comportamento daqueles que defendem cada lado (direita/esquerda) da forma que melhor lhe aprouver, mesmo que isso seja contraditório ao que pregam por conta do seu posicionamento político.
-
NOssa! demorei séculos para me tocar nesse "MAS"
-
Letra B.
Podem ser tendenciosamente maleáveis no estabelecimento dos valores que defendem. Já que os primatas seriam à origem da espécie humana, bem que poderiam darem aulas nas Universidades, pela experiência acumulada... (Acréscimo que não enriquece o português).
-