SóProvas


ID
2521315
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          [Uma espécie complicada]


      O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie. Aceitar o darwinismo social seria aceitar posições conservadoras em matéria de política e economia, o que vai contra suas convicções progressistas.

      Já os conservadores, que negam a teoria de Darwin sobre a origem e o desenvolvimento das espécies, pregam o darwinismo social sob vários nomes: liberalismo, antidirigismo, antiassistencialismo etc. A sobrevivência, portanto, dos mais competitivos e sortudos, como no universo neutro de Darwin.

      Esquerda progressista e direita conservadora trocam incoerências. A direita abomina a ideia de que o homem descende de animais inferiores, mas não tem problema com a ideia de que ele deve seu progresso à ganância que tem em comum com os chimpanzés. A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade.

      Progressistas costumam ser a favor do direito do aborto e contra a pena de morte. Conservadores, que denunciam a interferência indevida do Estado na vida das pessoas, invocam a santidade da vida para que o Estado proíba o aborto, e geralmente são a favor da pena de morte, a mais radical interferência possível do Estado na vida de alguém. Enfim, seja como for que chegamos a isto, somos uma espécie complicada.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 163-164) 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    e) denunciam a interferência indevida (4° parágrafo) // acusam a intromissão inoportuna. CORRETA

  • ir de encontro a : oposição, ir contra alguma coisa ou alguém, para chocar-se com;

    ir ao encontro de: estar de acordo, ir em de direção a, favorável a.

  • a) fortuitas = algo esporádico; taxativas= inquestionável, categórico

    b) aceitar = concordar; ir de encontro= discordar

    c) ascendência= antepassados; superioridade= condição de superior

    d) progresso= avanço; vitoriosa = já venceu

    e) correta

  • Mesmo sentido, mas escritos de formas diferentes. e Amo a FCC: Provas bem elaboradas com textos que retratam a realidade.

  • O verbo acusar tem vários sentidos, inclusive o de indicar, comunicar, avisar...

    acusar
    verbo
     

    1
    transitivo direto, bitransitivo e intransitivo e pronominal
    atribuir falta, infração ou crime a (alguém ou si próprio); culpar(-se), incriminar(-se).
    "acusou o inocente sem dó nem piedade"

    2
    transitivo direto e pronominal
    ter ou exprimir julgamento moral desfavorável em relação a (alguém ou si próprio).
    "o passado criminoso acusa-os para sempre"

    3
    transitivo direto
    jur
     apresentar diante de tribunal ou juiz a responsabilidade de (alguém).
    "o promotor acusou o sequestrador e pediu a pena máxima"

    4
    transitivo direto predicativo
    caracterizar negativamente por meio de palavra, expressão etc.; tachar.
    "acusou o político de corrupto"

    5
    transitivo direto
    tornar conhecido; indicar, mostrar, realçar.
    "suas rugas acusavam a idade"

    6
    transitivo direto
    comunicar, notificar, confirmar (recepção de carta, ofício etc.).
    "acusou o convite recebido"

  • GAB E

     

    Errei, fiquei entre a D e a E.

     

    Creio que o erro da D seja a diferença entre ganância e ambição, que eu não diferenciei na hora de responder.

     

    nos dicionários brasileiros, vemos que nem mesmo eles diferenciam tanto estas duas palavras. Vejamos, por exemplo, o que diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa sobre cada um desses substantivos.

    Ambição: forte desejo de riquezas ou poder, glórias ou honras; cupidez; cobiça; anseio constante de alcançar determinado de obter sucesso ou de alcançar algum objetivo, pretensão, aspiração.

    Ganância: cupidez, cobiça, avidez; desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros; ânsia por ganhos exorbitantes.

     

    Uma pessoa ambiciosa está sempre em busca de mais dinheiro, mais poder, mais bem-estar, mais saúde, mais qualidade de vida, mais condições de trabalho para si e para as pessoas que gosta, mais amor, mais amigos, um país melhor, um mundo melhor e uma sociedade melhor. Na verdade, é importante que as pessoas sejam ambiciosas para que consigam crescer e levar as outras para cima consigo.

    A importância da ambição já está mais arraigada na cultura americana, por exemplo. A economia dos Estados Unidos funciona muito à base de incentivos, e estes incentivos fazem com que as pessoas sejam mais ambiciosas para buscar mais conquistas. Ao buscar conquistas, as pessoas trabalham mais, trabalham melhor e principalmente produzem mais. Quando produzem mais, ajudam a economia de todo o país a crescer e diminuir os preços, melhorando o bem-estar para todos na sociedade.

    Vale ressaltar que, quando se é ambicioso, é necessário ainda respeitar os valores da ética, da moral e da honestidade para conquistar seus objetivos de maneira adequada e sem prejudicar terceiros. Afinal, o ambicioso busca vitórias e realizações, mas de maneira alguma quer ver as pessoas à sua volta sofrerem – algo com o que o ganancioso certamente não se preocuparia.

    Não há problema algum em se ser ambicioso, mas sim ganancioso. A pessoa gananciosa não tem escrúpulos para atingir suas conquistas. Quase sempre o faz através do esforço de terceiros os quais ela subjuga, usa ou coage. O ganancioso tem ânsia por conquistar valores, poder e capitais, mas não quer dispor sua força de trabalho neste processo. Com isso, ela acaba se aproveitando de outras pessoas, seja por persuasão ou por uso da força, e assim obtém seus lucros de maneira suja e desonesta.

    Quando acessamos o New Oxford American Dictionary, dos Estados Unidos, percebemos que os americanos enxergam ambição e ganância com muito mais clareza do que nós, brasileiros. Temos a tendência cultural em demonizar as pessoas que tem ambição. Veja a seguir:

    Ambição: um forte desejo de conseguir alguma coisa ou de fazer algo, costuma demandar trabalho duro e determinação.

    Ganância: desejo egoísta e intenso por alguma coisa, especialmente poder, riqueza, ou comida.

    Fonte: http://blog.egestor.com.br/o-que-e-ambicao-qual-diferenca-entre-ambicao-e-ganancia/

  • Só pelo jogo de palavras dá pra acertar. No caso dessa questão os sinônimos da letra E ficaram evidentes. 

  • APENAS PARA A CURIOSIDADE...

     

    Os símios (corredoura) ou "macacos antropomorfos" é a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem.

     

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmio_antropomorfo

  • Complementando...

     

    Feminino singular de fortuito: ADJ. Aquilo que foi causal, acidental ou dependente de alguma coisa.Ex: Tome cuidado com as causas fortuitas que podem acontecer no meio do seu percurso. (No caso a teoria da evolução afirma que houve mutações fortuitas, ou seja, mudanças acidentais que fizeram as espécies evoluirem)

     

    Ascendência diz respeito a linha de gerações anteriores a uma determinada pessoa ou a uma determinada família. Nesse sentido, podemos afirmar que se trata da origem, ou seja, ascendentes relacionados aos pais, avós e bisavós. (Nesse caso, as espécies que antecederam a espécie humana)

     

    Agora, descendência se refere àqueles que depois de uma determinada pessoa, isto é, a prole. Assim sendo, representando esse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos, e assim sucessivamente. Em face desses pressupostos, torna-se necessário voltarmos ao exemplo no qual nos baseamos. Assim, correto e dizermos que fulano (a) tem ascendência Alemã, pois ele (a) descende de Alemães. 

     

    1. Interferência

     

    Sinônimos de interferências: 

     

    Intervenção, interposição, ingerência, influência, intromissão... 

     

    Reiterando...

    Ir de encontro a (contrário a alguma coisa) Ex: o carro vai de econtro ao poste. 

     

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/interfer%C3%AAncia/

     

  • MUITO BLÁ..BLÁ...BLÁ e pouco conteúdo nos comentários

  • Acho que a melhor maneira de se entender o erro da letra D está em perceber que...

    DEVER SEU PROGRESSO...  X ASSUMIR COMO VITORIOSA ----- há diferença semântica entre dever, em que há passividade no vocábulo e em assumir, em que o termo é agente. É só tentar entender que é diferente, por exemplo, dizer: Devo na quitanda do Seu José X Assumi a dívida na quitanda do seu José.

    Já na letra E, como muito bem e, de maneira simples, esclareceu a Vivi, há perfeita correlação, tendo em vista a impossibilidade de sinônimos perfeitos em língua portuguesa.

  • Corroborando o excelente comentário da Flávia T  : 

     

    Na letra c , acho que ascendência e superioridade têm o mesmo sentido  : 

    Significado de Ascendência :

    Ação de subir, ou direção para cima; ascensão. Superioridade, predomínio de uma pessoa sobre outra.Série das gerações que precederam uma geração atual.

    ------------------------

    Acho que o erro está em ACEITAR e ACATAR 

     

    ACEITAR : Receber de boa vontade aquilo que é oferecido: aceitar a doação.

     

    ACATAR : Estar sujeito as ordens de; obedecer: acatou os conselhos do médico. 

     

     

    FONTE : https://www.dicio.com.br

  • GABARITO: LETRA E.

    Letra A - mutações fortuitas na evolução (1° parágrafo) // transformações taxativas da progressão

     Errada: "fortuita" significa que algo é imprevisto, acontece por acaso; "taxativa" significa limitativo, restritivo. 

     

    Letra B - aceitar posições conservadoras (1° parágrafo) // ir de encontro a teses retrógradas

     Errada: "aceitar" significa aceder, concordar; "ir de encontro a" significa divergir, discordar. 

     

    Letra C - aceita a ascendência de macacos (3° parágrafo) // acata a superioridade de símios

     Errada: "ascendência" nesse contexto significa que os macacos seriam os nossos antepassados, e não que seriam seres superiores. 

     

    Letra D - deve seu progresso à ganância (3° parágrafo) // assume como vitoriosa sua ambição

     Errada: O primeiro fragmento indica que o motivo do progresso é a ganância que o homem e o chimpanzé possuem, estabelecendo uma relação de causa e efeito; o segundo fragmento sugere que o homem avoca sua ambição como um triunfo, não estabelecendo relação de causa e efeito. 

     

    Letra Edenunciam a interferência indevida (4° parágrafo) // acusam a intromissão inoportuna 

     Certa: "denunciar" e "acusar" significam difundir, propagar; "interferência" e "intromissão" significam a participação nos fatos de seres alheios à situação; "indevida" e "inoportuna" significam inadequada, inconveniente.

     

    Fonte: Professor Rosenthal

  • Dica: analisar palavra por palavra.