SóProvas


ID
2521336
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Sem privacidade


      Ainda é possível ter privacidade em meio a celulares, redes sociais e dispositivos outros das mais variadas conexões? Os mais velhos devem se lembrar do tempo em que era feio “ouvir conversa alheia”. Hoje é impossível transitar por qualquer espaço público sem recolher informações pessoais de todo mundo. Viajando de ônibus, por exemplo, acompanham-se em conversas ao celular brigas de casal, reclamações trabalhistas, queixas de pais a filhos e vice-versa, declarações românticas, acordo de negócios, informações técnicas, transmissão de dados e um sem-número de situações de que se é testemunha compulsória. Em clara e alta voz, lances da vida alheia se expõem aos nossos ouvidos, desfazendo-se por completo a fronteira que outrora distinguia entre a intimidade e a mais aberta exposição.

      Nas redes sociais, emoções destemperadas convivem com confissões perturbadoras, o humor de mau gosto disputa espaço com falácias políticas – tudo deixando ver que agora o sujeito só pode existir na medida em que proclama para o mundo inteiro seu gosto, sua opinião, seu juízo, sua reação emotiva. É como se todos se obrigassem a deixar bem claro para o resto da humanidade o sentido de sua existência, seu propósito no mundo. A discrição, a fala contida, o recolhimento íntimo parecem fazer parte de uma civilização extinta, de quando fazia sentido proteger os limites da própria individualidade.

      Em meio a tais processos da irrestrita divulgação da personalidade, as reticências, a reflexão silenciosa e o olhar contemplativo surgem como sintomas problemáticos de alienação. Impõe-se um tipo de coletivismo no qual todos se obrigam a se falar, na esperança de que sejam ouvidos por todos. Nesse imenso ruído social, a reclamação por privacidade é recebida como o mais condenável egoísmo. Pretender identificar-se como um sujeito singular passou a soar como uma provocação escandalosa, em tempos de celebração do paradigma público da informação.

                                                                             (Jeremias Tancredo Paz, inédito

Nos três parágrafos do texto, enumeram-se elementos que caracterizam, exemplificam e qualificam um mesmo fenômeno, tal como ocorre na seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida entre a C e a D, só que na questão C os limites da propria individualidade se relaciona com o recolhimento intimo,a fala contida e  isso não qualifica as emoções temperadas, confissões pertubadoras 

    Já a D 

    recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida (2° parágrafo) 

    Civilização extinta é caracterizada pelo recolhimento intimo e a fala contida que  qualifica-o

  • Eu não consegui perceber a lógica para resolver esta questão.

    "A discrição, a fala contida, o recolhimento íntimo parecem fazer parte de uma civilização extinta"

    Se recolhimento íntimo caracteriza civilização extinta, fala contida também deveria caracterizá-la. Não percebi a intuição da qualificação.

    Alguém poderia explicar?

  • Todos os elementos da letra D estão relacionados a discrição, intimidade, qualidades e características de foro íntimo, pessoais. A ligação com "civilização extinta" se dá por meio da leitura do texto, em que o autor fala da intimidade pessoal como algo do passado, que perdeu espaço nos dias de hoje com o advento da internet e a popularização das redes sociais, em que se compartilham ampla e publicamente informações pessoais.

  • a)privacidade(algo íntimo ou interno) / espaço público(posse de todos,ou seja, não é algo de uma só pessoa,divergindo assim do primeiro elemento) / testemunha compulsória(testemunha como o próprio nome já fala - participação de algum fato externo) (1° paragrafo) -ERRADA

     

     b)variadas conexões(muitas opções) / intimidade(relação muito próxima divergindo completamente do 1º elemento)/ aberta exposição (outras pessoas tem acesso) (1 parágrafo) -ERRADA

     

     c)emoções destemperadas (tipo de humor, sendo algo pessoal) / confissões perturbadoras (exposição de fatos para o público,divergindo do 1º elemento) / limites da própria individualidade (2° parágrafo) ERRADA

     

     d)recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida (2° parágrafo) - CORRETA

     

     e)irrestrita divulgação da personalidade(sem restrição a divulgação da personalidade) / reticências / olhar contemplativo (algo interiorizado, íntimo,restrito: divergindo do 1º elemento) (3° parágrafo) - ERRADA

     

    Caso tenha algum equívoco, corrija- me. 

  • LETRA D 

    A discrição , a fala contida , o recolhimento íntimo parecem fazer parte da CIVILIZAÇÃO EXTINTA .

    Discrição e fala contida são exemplos que remotam à civilização exitnta .
    Caso de exemplificação

  • Pessoal ,  eu não entendir o comando da questão , o que o examinador quer , qual a acertiva que ele quer , alguém pode me ajudar ?

  • Também não encontrei a lógica dessa questão, indiquei para um professor do Qc

  • Sobre o Enunciado ! 

     

    Nos três parágrafos do texto, enumeram-se elementos que caracterizam, exemplificam e qualificam um mesmo fenômeno, tal como ocorre na seguinte sequência: 

    O examinador quer que você econtre  elementos do texto que falem de um mesmo fenômeno .
    Quer que esses elementos falem do fenômeno,trazendo características , exemplos e qualificantes.

    Qual o fenômeno do texto que tem isso ? O DA CIVILIZAÇÃO EXTINTA .

    A discrição , a fala contida , o recolhimento íntimo parecem fazer parte da CIVILIZAÇÃO EXTINTA .
     

  • Aqui, vendo alguns comentários, parece fácil, agora pense você na prova com 3 ou 4 minutos para resolver uma questão dessas, será que haveria tempo para analisar tão bem assim, acho questões assim meio que exageradas... eu até agora estou sem entender o que o examinador quis cobrar, e podem me chamar de burro, porque devo ser mesmo.....rsrsrs

     

    Bons Estudos!!!

  • Essas questões da FCC de interpretação, muitas vezes ,parecem  loteria. Muitas são sem nexo .

  • Pessoal, a questão é bem clara. A alternativa D está correta pelo simples fao de recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida, fazerem referência à privacidade outrora existente. Isto é, o próprio autor, em parágrafos anteriores deixa bem claro que na sociedade atual vige o princípio da exposição pública, na medida em que um indivíduo só existe se estiver exposto publicamente. Relata que na sociedade moderna não existe mais o recolhimento íntimo e nem mais a fala condita, características próprias de uma civilização extinta. Dessa forma, todos as três expressões supra fazem referência à falta de privacidade hodiernamente. 

    Espero ter ajudado. Avante. 

  • Letra (D).

     

    Basta buscar os termos que estão no mesmo período.

     

    At.te, CW.

  • Até agora não entendi o que foi cobrado. 

  • LETRA D

     

    De fato a questão tem um enunciado bem complicado de entender. Raciocinei que as palavras deveriam ter uma conexão entre si, uma lógica. Portanto, as letras A, B e E foram eliminadas por mim. Percebam que o comando da questão fala: elementos que caracterizam, exemplificam e qualificam um mesmo fenômeno. Por conta disso imaginei que as três expressões em cada letra deveriam se relacionar entre si, uma vez que se referem a um mesmo fenômeno. Restaram as letras C e D. O Erro da C é bem sutil. O termo que não combina entre os três é o último deles, deixando a análise da assertiva bem difícil.

     

    a) privacidade / espaço público / testemunha compulsória (1° paragrafo) 

    ERRADO. Privacidade e espaço público são contraditórios.

     

    b) variadas conexões / intimidade / aberta exposição (1 parágrafo) 

    ERRADO. Variadas conexões e intimidade, no texto, também não se relacionam

     

    c) emoções destemperadas / confissões perturbadoras / limites da própria individualidade (2° parágrafo) 

    ERRADO. As três expressões não se relacionam. Percebam que as duas primeiras fazem referência à ausência de intimidade, em que as pessoas de hoje em dia expõem suas emoções de forma destemperada e despejam confissões perturbadoras, sempre extrapolando o limite da própria individualidade.

     

    d) recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida (2° parágrafo) 

    CERTO. Aqui podemos ver que os três termos relacionam-se entre si e referem-se à intimidade ora tolhida pelos avanços tecnológicos atuais. O recolhimento íntimo, que faz cada vez mais parte de uma civilização extinta, não mais se observa, uma vez que a fala contida, típico desse comportamento, afastou-se para dar lugar à exacerbação da comunicação entre as pessoas.

     

    e) irrestrita divulgação da personalidade / reticências / olhar contemplativo (3° parágrafo)

    ERRADO. O primeiro termo não se relaciona com os demais. 

     

     

    Pessoal, qualquer coisa se não concordarem com o meu comentário me avisem!

  • to me sentindo burro pra caramba

     

  • Letra D, as opções que são contrárias à ideia de exposição pública das informações!
  • Pessoal,

    para aqueles que não entenderão a lógica da questão, assim como eu, indiquem para comentários do professor ok.

  • Também não entendi o que a questão pedia. Indiquei para comentário do professor.

  • A questão é autoexplicativa: elementos que caracterizam, exemplificam e qualificam um mesmo fenômeno.

    No caso da alternativa correta: recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida caracterizam, exemplificam e qualificam de quando fazia sentido proteger os limites da própria individualidade

    Acho que é isso, se estiver errado, corrijam-me.

  • O comando da questão pede que se identifique o quê há de comum entre os parágrafos (o todo do texto) e suas partes(os períodos de cada parágrafo).

    Recolhimento íntimo(2º parágrafo) = privacidade(1º parágrafo), Civilização extinta(2º parágrafo) = Redundância, fala do próprio parágrafo e Fala contida (2º parágrafo)= Reflexão silenciosa (3º parágrafo)

  • Como q se indica para comentario do professor? Eu nao localizei onde. É só pelo site? Estou estudando pelo tablet
  • Queria conseguir responder as questões de Português recentes da FCC com essa tranquilidade da minha casa na hora da prova, ainda estou me recuperando da prova de Português de Analista do TRE-PR.

  • Fiquei aliviado que não é só eu que sou burro...kkkkkkk

  • A FCC tem apelado nas questões de português nesses últimos concursos! :(

  • LETRA D

     

    De fato a questão tem um enunciado bem complicado de entender. Raciocinei que as palavras deveriam ter uma conexão entre si, uma lógica. Portanto, as letras A, B e E foram eliminadas por mim. Percebam que o comando da questão fala: elementos que caracterizam, exemplificam e qualificam um mesmo fenômeno. Por conta disso imaginei que as três expressões em cada letra deveriam se relacionar entre si, uma vez que referem-se a um mesmo fenômeno. Restaram as letras C e D. O Erro da C é bem sutil. O termo que não combina entre os três é o último deles, deixando a análise da assertiva bem difícil.

     

    a) privacidade / espaço público / testemunha compulsória (1° paragrafo) 

    ERRADO. Privacidade e espaço público são contraditórios.

     

    b) variadas conexões / intimidade / aberta exposição (1 parágrafo) 

    ERRADO. Variadas conexões e intimidade, no texto, também não se relacionam

     

    c) emoções destemperadas / confissões perturbadoras / limites da própria individualidade (2° parágrafo) 

    ERRADO. As três expressões não se relacionam. Percebam que as duas primeiras fazem referência à ausência de intimidade, em que as pessoas de hoje em dia expõem suas emoções de forma destemperada e despejam confissões perturbadoras, sempre extrapolando o limite da própria individualidade.

     

    d) recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida (2° parágrafo) 

    CERTO. Aqui podemos ver que os três termos relacionam-se entre si e referem-se à intimidade ora tolhida pelos avanços tecnológicos atuais. O recolhimento íntimo, que faz cada vez mais parte de uma civilização extinta, não mais se observa, uma vez que a fala contida, típico desse comportamento, afastou-se para dar lugar à exacerbação da comunicação entre as pessoas.

     

    e) irrestrita divulgação da personalidade / reticências / olhar contemplativo (3° parágrafo)

    ERRADO. O primeiro termo não se relaciona com os demais. 

     

  • Posso fazer essa questão mil vezes e eu vou erras as mil.

  • O enunciado é péssimo, ruim mesmo. Mas o que o examinador queria eram palavras que dissessem respeito a uma mesma ideia, a um mesmo fenômeno. A única que é assim é a alternativa D. O resto das alternativas tem ideias dissidentes entre si.

     

  • Na verdade o enunciado da questão que nos deixa confuso. Vendo o cometário da questão, percebi que o que pedia era a relação entre as expressões nas alternativas (voltado a interpretação de fato), e não no fragmento do texto ou associado a coesão e coerência com os demais elementos. Questão chatinha.. 

  • Letra(d)

     

    A discrição, a fala contida (qualidade), o recolhimento íntimo (caracterização) parecem fazer parte de uma civilização extinta (exemplificando), de quando fazia sentido proteger os limites da própria individualidade.

     

    (...) que caracterizam, exemplificam e qualificam um mesmo fenômeno (...)

     

    recolhimento íntimo / civilização extinta / fala contida

  • pra começo de conversa eu não entendi até agora o que o enunciado da questão quer

  • Questão nada a ver ... tem que estar muito fumado para acertar uma questão dessa.

  • Errei a questão. Voltei no texto e, realmente, só pode ser a C. 

     

    "É como se todos se obrigassem a deixar bem claro para o resto da humanidade o sentido de sua existência, seu propósito no mundo. A discrição, a fala contida, o recolhimento íntimo parecem fazer parte de uma civilização extinta, de quando fazia sentido proteger os limites da própria individualidade".

     

    Fala contida, recolhimento íntimo e civilização extinta, sem sombra de dúvidas, estão inseridas no mesmo contexto semântico e qualificam o mesmo fenômeno. 

    Todas as outras alternativas trazem alguma expressão que não se adequa ao restante das outras.

    Acredito que a maioria de nós (eu junto) levou um susto com a questão e se perdeu no raciocínio. Se tivéssemos lido uma segunda vez com verdadeira atenção, marcaríamos o gabarito.

    Vida que segue. Na próxima a gente acerta! =)

     

     

  • Típica questão para o candidato perder tempo na prova.

     

  • O comando da questão deixa a desejar, só vim entender a questão quando peguei o comentário de Luiza Leiria, questão oi ;;;;;;;;;;;;

    letra D), mas se for por eliminação seria as que possuem mesmo siginificado . 

  • Essa mudança de padrão da FCC só veio para :  FUDER COM A GENTE . 

  • Esse é o tipo de questão que privilegia aqueles que não estudam, pois não há gramática ou curso que ensine algo do gênero.

     

    Até dá para acertar a questão se tiver uns 10 minutos para resolvê-la. Mas pode ter certeza que vai faltar tempo para as demais!!

  •  

    Se vc acertou é pq tem que estudar mais kkkkk

     

     

     

    GABARITO LETRA D

  • Questão boa de resolver...

  • Quando cheguei a letra D, rapidamente achei a resposta,mas antes perdi uns 20 minutos analisando as letras a, b, c. Maldita fcc

  • A RESPOSTA ESTÁ RELACIONADA A UM PASSADO QUE NÃO VOLTA MAIS.

  • Questão enche linguiça ou preferia ver o pelé