-
Lembrem- se: Voz passiva= Verbo ser + particípio.
As diferenças sociais (...) podem marcar o destino de um processo // O destino de um processo pode ser marcado pelas diferenças sociais.
-
Gabarito letra D
para transpor para voz passiva o verbo deve ser transitivo direto ou transitivo direito e indireto.Além disso na voz passiva deve conter o verbo ser +particípio
-
De olho no NEGRITO:
a) Estão é verbo de ligação e não vai para a voz passiva, pois não tem objeto direto.
b) Recuar é verbo intransitivo e não vai para a voz passiva, pois não tem objeto direto.
c) " Os prazos balizam a mecânica do processo" está na voz ativa.
e)"teremos reproduzido algo parecido com o direito da força, nesse caso" A conversão trouxe verbo no futuro, não respeitou o tempo original (presente).
Gabarito letra D.
-
a) Dois indivíduos (...) estão enraivecidos // Dois indivíduos se enraivecem. Errado. ESTAR é verbo de ligação (não aceita passiva) e enraivecidos é predicativo do sujeito.
b) O primeiro indivíduo recua bastante na história // A história é recuada pelo primeiro indivíduo. Errado. Verbo intransitivo (não aceita passiva). "Bastante" e "na história" são adjuntos adverbiais.
c) O processo tem sua mecânica balizada por prazos // Os prazos balizam a mecânica do processo. Errado. O verbo TER não admite transposição para a voz passiva.
d) As diferenças sociais (sujeito) (...) podem marcar o destino de um processo (objeto direto) // O destino de um processo (sujeito paciente) pode ser marcado pelas diferenças sociais (agente da passiva). Correto.
e) Nesse caso, (...) (nós = sujeito) reproduzimos algo parecido com o direito da força (objeto direto) // teremos reproduzido algo parecido com o direito da força, nesse caso. Errado. O correto seria: Algo parecido com o direito (sujeito paciente) É REPRODUZIDO (ser+ particípio) por nós (agente da passiva)
Obs. Não é apenas o tempo do verbo que está errado, acrescentaram o verbo TER que não consta na frase na voz ativa.
-
d) As diferenças sociais (sujeito) (...) podem marcar o destino de um processo (objeto direto) // O destino de um processo (sujeito paciente) pode ser marcado pelas diferenças sociais (agente da passiva). Correto.
pessoALL, comentem isso direito. o verbo no caso da questão "D", tem que estar no mesmo tempo verbal da voz ativa. assim sendo, as duas horações estão no modo subjuntivo (que não expressa certeza) apenas uma hipótese.
-
"horações"
-
Olá QcFriends!
Façamos a conversão clássica: sujeito da voz ativa vira agente da passiva e objeto direto vira sujeito paciente. O verbo vira locução passiva (SER+Particípio), mantido o tempo original.
As diferenças sociais (SUJ) podem marcar o destino de um processo (OD)
o destino de um processo pode ser marcado pelas diferenças sociais.
Gabarito letra D.
a) Estão é verbo de ligação e não vai para a voz passiva, pois não tem objeto direto.
b) Recuar é verbo intransitivo e não vai para a voz passiva, pois não tem objeto direto.
c) A frase destacada está na voz ativa.
e) A conversão trouxe verbo no futuro, não respeitou o tempo original (presente).
Estratégia concursos - Prof. Felipe Luccas
-
quanto à letra A) : "dois indivíduos se enraivecem" - o SE aqui é pronome reflexivo (significa a si mesmos) e não partícula apassivadora, logo é voz reflexica e não voz passiva.
Além disso, o verbo da primeira frase "estar" é VL que não aceita voz passiva
corrijam-me se estiver errado
-
Nesse tipo de questão a primeira coisa a se fazer é procurar as orações que tem verbo ser + particípio, fazendo isso já ganha tempo, no caso em questão teríamos somente b e d pra analisar, e facilmente ver q a estrutura da b está equivocada.
-
Em hipótese nenhuma é admitido sujeito preposicionado, por isso VTI não pode ser transformado em voz passiva;
-
O comentário do Luiz Rodrigues foi e está sendo mais útil que a falta de respeito postadas por alguns de nossos colegas a respeito de um erro de ortografia.
-
LEMBRAR QUE NA "VPA" SEMPRE HAVERÁ ACRÉSCIMO DE +1 VERBO
-
Nessa questão, olhe a PRIMEIRA oração! Ao ver VERBO DE LIGAÇÃO, VERBO TRANSITIVO INDIRETO, VERBO INTRANSITIVO, já risque a alternativa, pois elas não podem ser passadas para o sujeito passivo;
Depois, para as que sobrarem, faça a análise do SER/ ESTAR/ FICAR + particípio ou VTD/VTDI+ partícula apassivadora -SE
Espero ter ajudado! Abraços!
-